Como saber se um gato tem insuficiência renal

Falência renal, também conhecida como insuficiência renal é a incapacidade dos rins de fazerem seu trabalho adequadamente. Pode ocorrer em quase todos os animais, inclusive gatos, e de acordo com sua duração, pode ser aguda ou crônica. Esta doença pode ser causada por problemas em várias partes do sistema urinário, nos rins ou nas áreas antes (insuficiência renal pré-renal) ou depois (insuficiência renal pós-renal).
Quanto mais cedo você tiver um diagnóstico, o tratamento mais eficaz será, portanto, em pr.comcorpx.info nós explicamos como saber se um gato tem insuficiência renal.
1. Fatores de risco de insuficiência renal são mais comuns em gatos que vivem ao ar livre.
Existem certas raças como o Abissínio, Siamês, Birmanês, Persa, Azul Russo e o Maine Coon que têm uma maior predisposição para isso.
Além disso, muitas toxinas como metais pesados ou etilenoglicol usados como anticongelantes em carros podem causar isso, assim como alguns medicamentos, como AINEs, aminoglicosídeos e certos medicamentos usados no tratamento do câncer.
Além disso, conforme discutido abaixo, existem várias doenças que podem levar a insuficiência renal em gatos. Logicamente, as causas dessas doenças podem aumentar o risco de insuficiência renal.
2. Sintomas de insuficiência renal em gatos variam muito dependendo do estágio da doença e da causa e incluem mudanças na quantidade, frequência ou aparência da urina.
Portanto, se você observar alguma alteração na aparência da urina do seu gato, especialmente se ela estiver vermelha, pois pode conter sangue, ou na quantidade ou frequência de micção, preste atenção.
Existem outros sintomas na maioria dos casos de insuficiência renal: anorexia ou apetite diminuído, vômito e desidratação.
Às vezes, palidez, halitose e pelo despenteado.

3. Infecções urinárias, principalmente os crônicos podem acabar prejudicando o funcionamento dos rins, por isso é muito importante detectá-los precocemente e fornecer o tratamento adequado.
4. Pedras em qualquer parte do sistema urinário também pode causar insuficiência renal. Além de predispor à infecção, podem causar obstruções completas ou parciais que fazem com que os rins do seu gato não consigam liberar urina, o que pode acabar danificando-os.
5. Os rins precisam receber uma certa quantidade de sangue por unidade de tempo, que então convertem em urina. Alterações em pressão arterial alterar essa quantidade e pode desencadear insuficiência renal em seu gato.
Fatores que reduzem essa pressão, como certos anestésico medicamentos e sedativos ou perda de sangue, pode causar insuficiência renal.
6. Nós recomendamos levando seu gato para o veterinário pelo menos duas vezes por ano para um check-up e sempre que você notar algum dos sintomas acima.
Uma análise de urina pode avaliar a densidade da urina (que reflete a capacidade da função renal) e detectar infecções, e os ultrassons podem avaliar os rins e a bexiga urinária.
Um exame de sangue também é necessário para determinar a função renal usando os valores de ureia e creatinina como indicadores, e também mostra o estado de saúde do gato e outros problemas associados.
OneHowto também oferece a oportunidade de aprender sobre as doenças mais comuns em gatos.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Como saber se um gato tem insuficiência renal, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.