Como fazer vermifugação em um gato em casa
Contente

Se você notar o seu gato está doente, apáticos, perderam o apetite ou o cabelo está a perder o brilho, podem ter parasitas, entre os quais existem dois tipos principais:
-Parasitas internos, que ficam nos intestinos e os mais comuns são lombrigas e tênias.
-Parasitas externos como pulgas ou carrapatos.
Obviamente, você será capaz de ver quaisquer parasitas externos, mesmo que eles tenham uma incrível capacidade de se esconder; Considerando que, se você acha que seu gato pode ter parasitas internos, é melhor ir ao veterinário para examiná-los. Se o seu gato tem parasitas, existem diferentes maneiras de desparasitar um gato em casa e nós vamos te ensinar como colocá-los em prática.
Remédios caseiros
Remédios caseiros para desparasitar um gato funcionam mais lentamente e não são tão eficazes quanto os produtos comprados na loja; no entanto, podem ser uma boa opção para quando o seu gato não tiver muitos parasitas ou como medida preventiva. A maioria dessas soluções são baseados em shampoos ou óleos essenciais de plantas como orégano, poejo, Alecrim ou mandarim.
Você pode adicionar algumas gotas de qualquer um desses óleos a um shampoo ou produto que você normalmente dê banho no seu animal de estimação dentro, ao tentar mantê-los longe de áreas com vegetação alta ou água estagnada.
Spot-ons ou pipetas
As chamadas pipetas são os tratamentos antiparasitários mais usados hoje se você quiser desparasitar um gato em casa, porque são eficazes e fáceis de usar. O líquido dentro das pipetas é despejado em uma linha ao longo da espinha dorsal do gato e, uma vez aplicada, a substância ativa se espalhará pelo corpo. Em nós temos um guia passo a passo se você não sabe como aplicar tratamentos especiais em gatos.
Uma das principais vantagens desse tipo de produto, conforme citado, é que eles vêm prontos para usar. Basta aplicar o líquido diretamente no animal e esperar alguns dias antes de dar banho, para ter certeza de que é o mais eficaz possível. Eles são vendidos em tubos, então escolha dependendo do peso do seu gato.

Coleiras fugir
Antes da existência das pipetas, era muito comum ver gatos usando uma fina coleira de plástico. Este acessório é revestido com inseticida baseado em substâncias ativas que agem quando entram em contato com pulgas. Eles podem proteger seu gato por no máximo 12 semanas, mas depois disso, eles perdem sua eficácia.
Shampoos, sabonetes e sprays
Embora diferentes dos caseiros, também contêm substâncias ativas sintéticas, mas não são mais eficazes.
Eles são perfeitos para eliminar aqueles parasitas que seu gato já tem mas não muito mais. Na verdade, para manter seu animal de estimação protegido com esses produtos, você teria que dar banho a cada 2 ou 3 dias, e como você sabe que seu gato não é um grande fã de água. Se você não tem certeza se seu gato já tem parasitas, dê uma olhada em nosso artigo sobre como saber se o seu gato tem parasitas.
Comprimidos para parasitas internos
Antes de cada vacinação, é importante verificar se há parasitas internos. Na verdade, durante os primeiros meses de vida do seu gato, você deve desparasitá-lo uma vez por mês e, após os 4-6 meses de idade, uma ou duas vezes por ano.
Embora as pipetas também sejam eficazes contra parasitas internos, como vermes, recomendamos o uso de pílulas para se livrar de lombrigas ou tênias. Eles geralmente são vendidos em caixas de 2 comprimidos e custam cerca de £ 7.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Como fazer vermifugação em um gato em casa, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.