Como saber se meu gato tem parasitas

Como saber se meu gato tem parasitas

Gatos infectados com parasitas pode ter mil sintomas ou nenhum sintoma. Os mais comuns incluem vômito, diarreia, perda de peso ou perda no brilho de sua pelagem. isso vai variar de acordo com o tipo de parasita aninhado em seu corpo. Às vezes é difícil ter certeza se o seu bicho de estimação está realmente infectado, embora seja aconselhável tomá-lo duas vezes por ano para ser desparasitado, especialmente se ele sai com frequência. Em nós damos a você as pistas sobre como saber se o seu gato tem parasitas.

Você também pode estar interessado em: Como saber se meu gato tem carrapatos

Minhocas ou tênias

Minhocas ou tênias são os mais comum parasitas internos. Seu nome científico é Dipylidium e seus sintomas podem passar despercebida, embora estes às vezes possam aparecer nas fezes do gato, pois vivem em seu trato intestinal. Se a infestação for grave, pode causar perda de peso, vômito, irritação do ânus ou crescimento atrofiado.

Ancilostomídeos

Os ancilóstomos (Ancylostoma) são parasitas sugadores de sangue que vive no intestino delgado de gatos. Eles podem causar muitas doenças e até a morte do animal através anemia grave e baixa proteína.

Gatos afetados por anquilosomas apresentaram letargia, fezes pretas ou diarréia, fraqueza e vômitos. Em casos graves, aparece anemia, que pode ser fatal para animais de estimação jovens ou idosos. Além disso, é possível que pequenas lesões de pele aparecem causados ​​pelas larvas nas almofadas das patas.

Lombrigas

Lombrigas são mais comuns em gatos jovens e têm uma dupla complicação: são muito resistentes ao tratamento e facilmente se espalham para as pessoas. Suas larvas podem causar doenças graves se crianças pequenas forem infectadas, por isso é aconselhável levar seu animal ao veterinário algumas vezes por ano para se certificar de que está livre de parasitas.

Os sintomas mais comuns em gatinhos infectados com lombriga são distensão abdominal e diarreia e alguns podem perder peso e dormir mais do que o normal. Às vezes, embora não seja muito comum, o número de parasitas é tão alto que pode obstruir os intestinos.

Além de complicações no trato digestivo de animais afetados por lombrigas, eles podem apresentar tosse, febre e até pneumonia à medida que as larvas se espalham para o trato respiratório.

Coccidíase

O Coccidia não é estritamente um parasita, mas um protozoário parasita afetando principalmente cães e gatos.

Os sintomas são geralmente apresentados em animais recém-nascidos ou nas primeiras semanas de vida e incluem diarreia e dor de barriga. Existe a complicação adicional de sofrer risco de vida desidratação severa em alguns casos.

Giardíase

Este é outro parasita protozoário que afeta cães e gatos, mas, neste caso, frequentemente não produz sintomas. Em qualquer caso, pode causar diarreia e fezes com sangue em gatinhos muito jovens que estão enfraquecidos pela infecção por outros parasitas.

Gatos vermifugantes

Se o seu gato tem parasitas ou simplesmente como medida preventiva, você deve desparasitar para acabar com esses pequenos inimigos. Você também pode dar uma olhada em nosso artigo Como saber se meu gato esta doente se você não tem certeza do que seu gato pode ter.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como saber se meu gato tem parasitas, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.