Como saber se um gato tem catarata

Você quer saber se o seu gato tem catarata? Em primeiro lugar, você deve saber que um catarata é uma turvação da lente do olho. A lente é um tecido ocular de cor transparente localizado entre duas cápsulas. Quando a luz passa pela lente e atinge a retina, ela cria um filme fotográfico. Os impulsos nervosos deixam a retina e são enviados para partes do cérebro que resultam nas imagens percebidas. Neste pr.comcorpx.info artigo nós explicamos como saber se um gato tem catarata.
1. Catarata pode aparecer no olho do seu gato em várias formas, i.e. em forma de listras, pontos, formas de vidro quebrado, com opacidade total ou parcial e geralmente são de cor branca. Se você mora com gatos, especialmente se eles são mais velhos, você acabará por ver como seus alunos adquirem um esbranquiçado cor. Quando isso é visível, as pessoas geralmente pensam em catarata. É uma doença muito menos comum em cachorros mas seu gato pode acabar sofrendo com eles.

2. A catarata é um processo em que a estrutura do cristalino é alterada, criando uma perda de transparência e impedindo que a luz e a visão entrem no olho. Em gatos, a catarata pode ser hereditária ou congênita, embora isso seja muito raro. Eles também podem ser adquiridos por qualquer trauma ocular causados por briga, diabetes, distúrbios metabólicos, falta de nutrientes, choque elétrico, toxinas, úlceras ou membranas pupilares persistentes, entre outros motivos.
A íris está na frente da lente e quando se contrai ou dilata de acordo com a luz, revela mais ou menos da superfície da lente. Portanto, as cataratas são detectadas melhor com menos luz, porque as sombras parecem maiores.

3. Você precisa diferenciar entre catarata e outro problema que afeta os gatos à medida que envelhecem. Este é um processo muito comum em felinos chamados esclerose nuclear ou degeneração senil do cristalino. Quando isso ocorre, a lente passa por um processo de secagem. A esclerose causa um tom opaco que os impede de ver com clareza, como a catarata. Além disso, no caso de gatos jovens, certas imperfeições oculares podem ser confundidas com catarata. Seu veterinário de confiança será capaz de diagnosticar se seu animal está com catarata, imperfeições ou degeneração senil.

4. Se você tiver alguma dúvida, é melhor ir ao veterinário para um diagnóstico correto. Eles farão um exame completo não apenas dos olhos, porque o problema pode ser sistêmico como resultado do diabetes ou pode simplesmente estar localizado nos olhos. Com a ajuda de um oftalmoscópio direto e indireto, eles podem observar as diferentes estruturas para avaliar se o problema é uma catarata. Se sua lente tiver transparência, a retina também pode ser visualizada para ver se também foi alterada. Portanto, é muito importante levá-los para um exame imediato se houver suspeita de catarata. Se o cristalino estiver completamente opaco, a retina é observada através dos reflexos pupilares tanto transversais quanto diretos. Com um ultrassom, descolamento de retina, tumores ou hemorragias podem ser detectados.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como saber se um gato tem catarata, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.