Como ocorre um eclipse lunar

Como ocorre um eclipse lunar

UMA Eclipse lunar ou eclipse lunar ocorre quando o planeta terra cruza entre o sol e a Lua, criando uma linha perfeitamente reta entre todos os três. Este fenômeno astronômico ocorre com mais freqüência do que eclipses solares, mas ainda é um muito esperado fenómeno natural que muitas pessoas acham incrível de assistir. Para saber mais sobre esse tipo de eclipse e descobrir quais são as condições necessárias para que ele aconteça, consulte este artigo sobre como ocorre um eclipse lunar.

Você também pode estar interessado em: Como e por que um arco-íris se formou no céu

O que é um eclipse lunar?

De acordo com a Wikipedia, um eclipse lunar, ou eclipse da Lua, é "um evento astronômico que ocorre quando o A Terra está entre o Sol e a Lua, fazendo com que este último entre na umbra da Terra e, consequentemente, caia na escuridão. Para que o eclipse aconteça, os três corpos celestes, a Terra, o Sol e a Lua devem ser exatamente alinhado ou muito perto de ser alinhado, de modo que a Terra bloqueie a luz do sol que atinge a Lua."

Como ocorre um eclipse lunar - O que é um eclipse lunar?

Quando ocorre um eclipse lunar?

A sombra da Lua é dividida em duas regiões: o "umbra" que é a porção interna escura em forma de cone, e o "penumbra" qual é a sombra externa. Eclipses lunares, portanto, só podem ocorrer em lua cheia para a Lua penetrar no cone de sombra lançado pela Terra no espaço quando os três corpos estão alinhados.

Você pode, portanto, ter a impressão de que deveria haver um eclipse a cada mês com cada lua cheia, mas este não é o caso porque o A órbita da Lua está em um pequeno ângulo para o plano da eclíptica (a linha curva onde o Sol "passes" ao redor da Terra, em seu "movimento aparente" visto da Terra).

Tipos de eclipse lunar

  • Eclipse parcial: ocorre quando apenas parte da Lua entra na umbra e fica oculta.
  • Eclipse total: ocorre quando a Lua entra completamente na área umbral no cone de sombra da Terra. Um tipo especial de eclipse total é o centro total, no qual a Lua passa bem no meio da umbra da Terra.
  • Eclipse penumbral: a Lua entra no cone da penumbra da Terra, i.e. ele apenas cruza as regiões ultraperiféricas da sombra da Terra. Nestes casos, a Lua dificilmente escurece - tão pouco que é de fato muito difícil ver que um eclipse está acontecendo.

Como você pode ver um eclipse lunar?

Ao contrário dos eclipses solares que só podem ser vistos de uma parte da Terra, um eclipse lunar pode ser visto de qualquer lugar da terra durante a noite. Além disso, os eclipses lunares duram várias horas, enquanto os eclipses solares só podem ser vistos por alguns minutos. Também é importante notar que podemos admirar eclipses lunares diretamente com binóculos ou telescópio; enquanto os eclipses solares devem sempre ser vistos com proteção para os olhos.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como ocorre um eclipse lunar, nós recomendamos que você visite nosso Hobbies & Ciência categoria.