É legal rastrear funcionários com GPS?
Contente

As empresas estão usando cada vez mais o GPS para rastrear seus funcionários. Isso pode ser não apenas durante o horário de trabalho, mas também quando eles estão fora do horário. Muitas pessoas acreditam que os empregadores não devem se preocupar com o que seus funcionários estão fazendo antes ou depois de começarem a trabalhar. Muitos, no entanto, pensam de forma diferente. Podemos ainda não estar no estágio em que os empregadores estão rastreando os próprios funcionários (embora não estejamos muito longe disso). No entanto, os dispositivos, equipamentos e veículos usados para negócios são. Os funcionários de monitoramento dão uma ideia de seu caráter, sua rotina diária e se eles estão envolvidos em atividades criminosas ou antiéticas. Mas é legal rastrear funcionários com GPS? Leia mais sobre isso aqui em oneHOWTO.
Por que as empresas desejam rastrear funcionários?
Muitas vezes, as empresas rastreiam seus funcionários para ficar de olho equipamento. Pode ser uma van da empresa ou um telefone celular fornecido pelo empregador. Às vezes, eles também rastreiam seus funcionários para garantir que eles entrem e saiam do local de trabalho a tempo. Os empregadores precisam rastrear seus funcionários, especialmente se eles trabalham remotamente, assim como encanadores e técnicos. Como esses funcionários precisam fazer chamadas domiciliares, as empresas querem saber onde estão e garantir que estão informando sua localização correta. Alguns empregadores também desejam garantir que seus empregadores estejam relatando corretamente suas milhas e que não estejam se desviando do horário de trabalho para terminar tarefas pessoais.
Pode haver vários benefícios de rastrear funcionários por GPS, Incluindo:
- Racionalizando viagens de funcionários móveis (e.g. equipe de entrega).
- Monitoramento de horas extras de funcionários.
- Manter os regulamentos de segurança, garantindo que os funcionários não sejam violando regras de trânsito.
- Confirmando que os registros de tempo estão corretos, os funcionários estão seguindo as regras da empresa e estão seguros durante o horário de expediente. Você pode rastrear motoristas suspeitos de falta com GPS, se for considerado que eles estão faltando.
No entanto, antes de começar usando GPS para monitorar seus funcionários, você precisa ter em mente as obrigações legais e considerar a privacidade de seus funcionários. Ao mesmo tempo, os funcionários também devem se manter seguros e garantir que não violem a confiança de seus empregadores.
Encontre um motivo relevante para rastrear funcionários
Antes de começar a monitorar seus funcionários, você precisa dar a eles um motivo válido do porquê você está fazendo isso. Se eles não estiverem satisfeitos com o seu raciocínio, seus funcionários podem sentir que estão sendo roubados de sua privacidade. Algumas razões legítimas incluem:
- Prevenir perda de horas de trabalho
- Para aumentar a produtividade
- Para melhorar o tempo de resposta
- Para manter registros precisos de frequência e tempo
- Para aumentar a eficiência das rotas de viagem
- Para localizar o paradeiro dos funcionários rapidamente
Diferentes estados têm diferentes leis que determinam o rastreamento GPS de funcionários. Por exemplo, algumas leis estaduais permitem que os empregadores rastrear os veículos emitidos pela empresa, tablets, computadores, telefones celulares, etc. para prevenir roubo. Mas eles precisariam da permissão dos funcionários se desejassem rastrear seu telefone celular pessoal, computador ou veículo.
Empregadores que desejam rastrear funcionários com GPS deve avisar seus funcionários com antecedência, para que eles possam lidar com quaisquer questões jurídicas que possam surgir devido ao programa. Ao fazer isso, as empresas também terão tempo para responder a quaisquer questões que os funcionários possam levantar.

Legalidade de rastreamento de funcionários
Dispositivos de rastreamento GPS são considerados legais pela maioria dos sistemas judiciais. Vigilância do local de trabalho é completamente legal e até mesmo necessário. Se um funcionário está viajando para outro local para trabalhar, o chefe não tem o direito de rastreá-lo? No entanto, é importante traçar uma linha entre o tempo profissional e pessoal de um funcionário. A ideia principal é manter o controle de seus funcionários apenas quando eles deveriam estar no trabalho. Por exemplo, se você enviou um funcionário para entregar um pedido a um cliente, e seu celular mostrou sua localização em sua casa, então você tem todo o direito de questioná-los. Mas se você encontrou o local em um bar após o horário de expediente, eles têm o direito de realizar qualquer atividade legal que quiserem, sem fornecer um motivo para o empregador.
Obter consentimento dos funcionários
Embora os empregadores tenham o direito de usar estratégias para erradicar a má conduta de seus funcionários, eles podem fazê-lo durante o horário de trabalho, mesmo sem notificar os funcionários. Em um caso, um funcionário foi demitido do emprego porque a localização de seu celular era em casa, enquanto ele deveria estar no trabalho. Ele costumava sair do escritório mais cedo, enquanto era pago por horas de trabalho completas. Algumas leis estaduais permitem que os empregadores rastrear a localização de seus funcionários durante o horário de trabalho, enquanto outros os proíbem de fazer isso sem o consentimento dos funcionários.
Melhores práticas de rastreamento GPS
Se você deseja rastrear seus funcionários para maximizar a eficiência, garantindo o cumprimento dos padrões de segurança ou investigando trabalhadores que não cumprem suas obrigações contratuais, você deve implementar as seguintes práticas primeiro:
- Conheça algum leis em sua região que você precisa seguir para proteger a privacidade de seus funcionários. Enquanto você rastreia o veículo ou celular de seu funcionário por GPS, certifique-se de respeitar sua privacidade e de seguir os requisitos legais de seu estado específico.
- O rastreamento por GPS deve ser usado apenas em dispositivos ou veículos de propriedade da empresa. De acordo com a lei, rastrear um funcionário enquanto ele está usando a propriedade do proprietário da empresa é jurídico, especialmente quando os funcionários são avisados que estão sendo rastreados. Mas rastrear a propriedade pessoal de um funcionário é legalmente complicado.
- Você deve rastrear um funcionário apenas até o ponto de requisitos de negócio. Se você estiver monitorando cada movimento, os funcionários sentirão que sua privacidade está sendo violada. Nestes casos, eles têm o direito de iniciar um litígio, se desejado. Portanto, como empregador, você deve monitorar seus funcionários apenas na medida das necessidades de negócios e não interferir em sua vida pessoal fora da empresa.
- Ter um escrito e acordado Política de rastreamento GPS. A política deve descrever as razões válidas pelas quais você está usando a tecnologia. Ele também deve indicar como e quando você rastreará seus funcionários, com ênfase na proteção de quaisquer dados coletados. Deve também alertar os funcionários contra desabilitando seu rastreamento GPS recurso e que ação pode ser tomada se isso ocorrer. Certifique-se de que todos os seus funcionários conheçam bem a política, compreendam-na completamente e cumpram-na.
- Finalmente, você precisa ser atencioso, responsável e respeitar a privacidade de seus funcionários. Você tem o direito de monitorar seus funcionários apenas durante o horário de trabalho. Você pode rastrear a localização deles apenas para fins comerciais específicos e não tem nada a ver com o paradeiro particular deles.
Conclusão
Hoje, a facilidade dos empregadores para rastrear seus funcionários está prontamente disponível. Embora as empresas possam ter uma série de razões legítimas para monitorar seus funcionários usando GPS, elas precisam garantir que seu rastreamento não viole a vida pessoal de seus funcionários. Eles devem rastrear os funcionários de uma forma legal e não extrair a confiança dos funcionários. Eles também precisam respeitar os funcionários e os direitos de seus trabalhadores. Como Coleiras de GPS são colocadas em animais de estimação para rastreá-los, há uma preocupação compreensível de que os trabalhadores humanos sejam tratados como animais. As empresas precisam revisar as obrigações legais aplicáveis em seu estado antes de cobrir seus funcionários com rastreamento GPS. Uma vez que não existem leis rígidas em relação ao monitoramento de funcionários, a chave é aprender as leis em seu estado particular antes de iniciar qualquer programa de rastreamento.
Embora haja benefícios para os empregadores, o rastreamento da equipe com GPS pode ser uma ladeira escorregadia. Embora haja uma campanha de relações públicas para mostrar que estão melhorando os direitos dos cidadãos chineses, a China não teve o histórico mais exemplar de direitos humanos, especialmente no que diz respeito aos funcionários. Existem até relatos recentes de empregadores que usam "tecnologia de vigilância emocional" para monitorar emoções e ondas cerebrais em empresas chinesas[1]. Eles são projetados para monitorar os humanos em relação à tristeza, raiva, ansiedade ou quaisquer outras emoções "improdutivas". Monitorar os reais sentimentos humanos segundo a segundo certamente parece um invasão de privacidade. Rastrear a localização do GPS não é a mesma coisa, mas está no mesmo estádio.
Se você quiser ler artigos semelhantes a É legal rastrear funcionários com GPS?, nós recomendamos que você visite nosso Emprego categoria.