Consequências Negativas do Consumismo

Você provavelmente já ouviu a frase "quanto mais eu compro, mais feliz me sinto". Esta frase resume perfeitamente o consumismo. Neste artigo vamos explicar as consequências do consumismo, que tem efeitos colaterais e tem impacto tanto no indivíduo quanto na sociedade. Consumismo é um termo usado para descrever os efeitos da medição da felicidade pessoal por meio da compra de bens e serviços ou consumo geral. O excesso de consumo impacta seriamente nossos recursos naturais e equilíbrio ecológico. Abaixo estão alguns dos consequências negativas do consumismo.
1. Um dos negativo conseqüências consumismo em escala global é: Os danos ao equilíbrio ecológico como um todo e que atualmente existem muitos problemas associados ao consumo excessivo de recursos naturais em nível global e que os processos de produção geram principalmente poluição.

2. O impacto em um nível individual é que, entre outras coisas, pessoas consumistas sentem-se infelizes quando não conseguem comprar o objeto ou a experiência que desejam. Mas quando eles entendem, eles se sentem tão insatisfeitos e infelizes. Além disso, o consumo não é uma forma adequada ou inteligente de alcançar a felicidade. Tente colocar essas dicas em prática para evite consumismo excessivo, você vai se sentir muito melhor.
3. Algumas condições são específicas para pessoas consumistas como obesidade ou depressão, que nos torna mais propensos a acreditar em publicidade enganosa, e esse tipo de pensamento nos leva a acreditar que podemos resolver nosso problema, não importa o que seja, comprando alimentos, bebidas, itens milagrosos ou outros tipos de produtos.

4. O consumismo também tem consequências significativas para a sociedade como um todo. Muitas vezes, leva à distribuição desigual da riqueza, uma vez que os consumidores geralmente são de um nível socioeconômico inferior do que os proprietários das empresas que criam os produtos que são objeto de consumismo. Afeta também os países do terceiro mundo pela perpetuação da pobreza, pois as grandes empresas têm suas fábricas ali para reduzir os custos de produção, pois podem pagar salários menores aos seus trabalhadores.
5. Por todos esses motivos, podemos dizer que o consumismo é injusto, sem apoio e desumanizador. É injusto e sem apoio tanto com relação à maioria da humanidade que não tem acesso a bens e serviços essenciais, quanto com relação às gerações futuras, que se encontrarão com um ambiente exausto poluído pelos desejos consumistas de seus predecessores.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Consequências Negativas do Consumismo, nós recomendamos que você visite nosso Economia & o negócio categoria.
- O efeito mais imediato do consumismo é um impacto direto na economia doméstica, mas este não é o único dano que causa à sociedade, que cai no abismo dos gastos industriais e energéticos.