Por que meu coelho é agressivo?
Contente

Compartilhar nossas vidas com um animal pode ser uma experiência muito gratificante. No entanto, assim como nossos colegas de quarto humanos, podemos descobrir que morar juntos pode causar atritos em nosso relacionamento. Infelizmente, ao contrário de suas contrapartes humanas, os animais não podem nos dizer verbalmente qual é o problema. Quando se trata de coelhos, sua agressão pode parecer do nada. Não se acredita que os coelhos sejam geneticamente predispostos à agressão. É mais provável devido a algo em seu ambiente ou a uma mudança hormonal no desenvolvimento do coelho. é possível ajudar a mudar o comportamento de um coelho, de modo a responder à pergunta por que meu coelho é agressivo, também mostraremos maneiras de transformá-los em coelhinhos felizes e saudáveis.
Coelhos como animais de estimação
Estamos falando de coelhos aqui como animais de estimação. Como os coelhos na natureza são geralmente muito tímidos para se aproximar de humanos, é muito improvável que você encontre um coelho selvagem agressivo. Os coelhos precisam de espaço para correr para se exercitar, mas também devem ser felizes o suficiente para viver em uma jaula quando não supervisionado. Os coelhos também são geralmente ótimos animais de estimação para crianças. Embora possam ser capazes de fornecer um beliscão desagradável, seja agressivo ou não, é improvável que causem danos.
Ao dizer isso, crianças muito pequenas não devem ser permitidas perto de coelhos. Crianças pequenas nunca devem ser deixadas perto de coelhos sem supervisão. Isso é para o bem do coelho tanto quanto é para a criança. Embora muitas vezes não intencionais, as crianças podem perturbar coelhos se eles não forem tratados corretamente. Isso pode levar a agressividade comportamento em um coelho.
Os coelhos são inteligentes e a maioria será relativamente dócil, especialmente se forem educados e treinados desde tenra idade. Eles também são crepusculares. Isso significa que eles são mais ativos durante o amanhecer e o anoitecer. Eles podem cochilar durante o dia, mas geralmente dormem à noite. Isso pode torná-los bons animais de estimação, pois significa que seus donos passam muito tempo acordados juntos.
Um fato sobre coelhos relacionado à agressão é o fato de sua dentes e garras nunca pare de crescer. Se o seu coelho não tiver os cuidados certos e não tiver acesso a materiais para afiar os dentes, eles não só se tornarão agressivos, mas também poderão causar um ferimento desagradável se morderem você.
O que causa agressão em coelhos?
Cuidado de coelho é como qualquer tratamento para animais de estimação, mesmo quando você pensa que está fazendo a coisa certa, você pode acabar hostilizando a criatura. Saber o que causa agressão em coelhos, juntamente com uma dose restrita de tempo e paciência, ajudará a acalmá-lo. Isso irá melhorar a qualidade de vida do animal de estimação e do dono, promovendo uma relacionamento amoroso que será mutuamente apreciado. Aqui estão algumas causas gerais para os coelhos se tornarem agressivos:
- Sem contato humano: alguns coelhos podem não ter tido muito contato humano, especialmente se forem coelhos de fazenda. É particularmente difícil, senão impossível, domesticar coelhos selvagens, por isso não recomendamos tentar.
- Contato humano ruim: se o seu coelho foi abusado por um dono anterior, então isso certamente pode causar agressão no coelho. Pode ser muito difícil desenvolver laços com animais abusados, mas pode ser feito. Tempo, paciência e muito amor são necessários.
- Frustração sexual: uma das maiores causas de agressão em coelhos é a frustração sexual. A maturidade sexual geralmente acontece em torno de 3 a 9 meses e pode variar dependendo da raça[1]. Mesmo que eles tenham sido coelhos muito calmos e dóceis, os coelhos (como qualquer criatura púbere) podem se tornar agressivos aparentemente durante a noite. Se o coelho for fêmea, provavelmente será territorial e tentará defender sua gaiola. Coelhos machos tendem a mostrar mais agressividade para com outros coelhos, mas também podem mostrar agressão para os donos, especialmente se eles moram sozinhos.
- Cheiro: embora isso possa ser agravado por mudanças hormonais, o cheiro de sua mão também pode fazer com que os coelhos se sintam na defensiva. Este é especialmente o caso se você sentir o cheiro de outros coelhos ou mesmo de outros tipos de animais. Cães e gatos podem atacar coelhos, então, se você estiver lidando com eles, seu coelho pode pensar que você é um agressor. Pode até haver outros cheiros em suas mãos ou corpo que seu coelho associa com hostilidade. Às vezes, isso pode ser difícil de diagnosticar.
- Mãos na frente do rosto: não é apenas o seu cheiro que os coelhos podem ser ameaçados por. Eles também podem ver sua mão como um agressor. Os coelhos têm uma boa visão a longo prazo, mas não se sentem tão confortáveis com distâncias curtas. Os coelhos têm olhos nas laterais do rosto para detectar predadores à distância[2], quase com uma visão 360º. Infelizmente, isso cria um pequeno ponto cego na frente de seu rosto, que é onde os proprietários costumam tentar acariciá-los quando abrem a porta da gaiola. Se você mover sua mão muito rapidamente na frente do rosto de um coelho, ele pode pensar que você o está atacando, especialmente se não o registrar. Se você continuar fazendo isso, ele irá associá-lo a um agressor e pode usar isso contra você.
- Acesso a comida: coelhos são pastores. Eles comem durante todo o dia. Se não tiverem comida suficiente, ficarão agitados e podem até se tornar agressivos. Alguns também são particularmente gananciosos. Se você é colocando comida para baixo na frente deles e eles pensam que você está escondendo, eles podem atacar.
- Territorial: os coelhos podem ser territoriais em geral, mesmo que tenham sido esterilizados ou castrados. Este é particularmente o caso de uma mulher com seus filhotes (conhecido como "gatinhos"). Eles também são conhecidos por assustar facilmente.
- Problemas de saúde: se o seu coelho está sofrendo de um problema de saúde latente, isso pode estar fazendo com que ele seja mais agressivo do que o normal. Além de verificar seus dentes e garras, pode ser difícil de diagnosticar, então uma visita a um veterinário especializado em coelhos é necessária. A surdez também é uma causa de agressão em coelhos, pois eles não te ouvem chegando e se assustam facilmente.
- Outro coelho: isso pode ir de mãos dadas com ser territorial, mas às vezes outro coelho pode causar agressão.

Tratando a agressão em coelhos
Coelhos não nascem agressivos. Mesmo que sejam selvagens, quase sempre são mais defensivos do que antagônicos. Mesmo se eles estiverem carregando e beliscando nos tornozelos, é mais comumente devido a uma mudança hormonal ou ambiental. Os coelhos têm padrões de comportamento cíclicos, o que significa que repetem certas ações. Quanto mais ele aprende esses comportamentos ruins, mais difícil é reduzir as atitudes agressivas.
A boa notícia é que eles realmente podem mudar seus padrões agressivos, mas quanto mais cedo você resolver o problema, melhor. Assim como receber qualquer animal de estimação em sua família, é muito importante faça sua pesquisa primeiro. Alguns desses métodos para lidar com coelhos agressivos serão mais bem executados como medidas preventivas, em vez de esperar até que surja um problema.
É importante lembrar que o comportamento agressivo do seu coelho não mudará por conta própria. A responsabilidade recai sobre o dono do animal de estimação para resolver estes problemas comportamentais e trazê-lo de volta ao seu estado feliz.
Esterilizando ou castrando seu coelho
O primeiro método de cura coelhos agressivos é aquele que deve vir como padrão para o cuidado de animais de estimação do coelho (a menos que você seja um criador, é claro). O comportamento do coelho territorial é um sintoma comum de frustração sexual e pode morder quando se sente ameaçado. Seus hormônios podem fazer com que se comportem de uma maneira que você pode achar surpreendente. Eles podem até rosnar e tentar atacá-lo.
A esterilização (para coelhos fêmeas) e castração (para coelhos machos) é o seu primeiro porto de escala se você tiver um coelho entrando maturidade sexual. Ambos são uma operação simples de rotina que remove todos ou alguns dos órgãos reprodutivos sexuais. Embora isso possa parecer cruel na superfície, essas são funções necessárias para viver na natureza. Com animais domesticados, eles não precisarão dessas funções e isso só levará a comportamentos problemáticos como agressão.
Existem outros aspectos positivos para esterilizar ou castrar seu coelho. Isso pode aumentar sua vida útil, o que significa que você e seu coelho podem ter uma vida mais longa e feliz juntos. A castração também reduz o risco de certas doenças, como câncer de ovário. Pode tornar os machos mais confiantes perto de outros coelhos, o que promove a interação social com outros coelhos.
Acariciando seu coelho adequadamente
Enquanto discutimos a relação às vezes problemática que os coelhos têm com seus donos, um coelho feliz gostará de ser acariciado e tratado por você. Eles são criaturas sociais e pode se tornar muito amoroso nas circunstâncias certas.
Se o comportamento agressivo do seu coelho veio de ser acariciado incorretamente, então você precisará repensar como você o fará. Um dos momentos mais tensos para um coelho é quando você abre seu gaiola ou coelheira porta para interagir com eles. Se você não fizer isso corretamente, você pode acabar assustando a criatura. Aqui estão algumas etapas a serem seguidas:
- Usar mangas compridas para proteger seus braços.
- Ao abrir a porta, não coloque a mão imediatamente, mas espere um minuto para que o coelho reconheça sua presença.
- Alcance sua mão lentamente, certificando-se de que está ligeiramente à direita ou esquerda do coelho para que saiba que você está Aproximando. Não faça isso tão devagar, pois isso deixará o coelho tenso.
- Toque o coelho suavemente (não bata) no topo da cabeça e, em seguida, remova sua mão.
- Repita algumas vezes para que o coelho saiba que você não o está atacando.
- Depois de alguns toques como este, coloque sua mão na frente do coelho.
- Se o coelho não atacar, comece a acariciá-lo normalmente.
Provavelmente, serão necessárias algumas tentativas se o seu coelho for particularmente agressivo. Pode até tentar morder você, então certifique-se de ter tempo e paciência do seu lado. Pode não acontecer na primeira vez, mas se você levar em consideração os outros fatores neste artigo e dedicar tempo a isso, deverá ver os resultados. Acariciando seu coelho de cima também é importante.
Afaste os odores estranhos
Mesmo se continuarmos bem higiene, muitas vezes há cheiros em nossas mãos que podemos nem mesmo registrar, mas narizes sensíveis de coelho não suportam. Este é particularmente o caso quando se trata de outros animais. Se você tem outros animais de estimação ou esteve perto de outro animal, seu coelho pode pensar que está em perigo. Este é particularmente o caso se o animal for um predador de coelhos.
Nem todos os coelhos terão problemas com esses cheiros, mas se o seu coelho for agressivo e você não conseguir descobrir o porquê, é uma possibilidade. Assegure-se de que você limpe suas mãos corretamente entre acariciar outro animal e acariciar seu coelho.
Coelhos também não gostam cheiros fortes, então, se você tem tendência a usar perfume forte ou colônia, deve considerar usar menos ao interagir com seu coelho. Se houver algo perto da gaiola ou coelheira que exala um cheiro forte, você também deve considerar isso. Talvez você tenha uma churrasqueira ou uma pilha de compostagem nas proximidades. Você deve considerar mover o seu coelho para uma área que seja mais confortável.

Mantenha boa companhia
Se o seu coelho é agressivo devido a outro coelho, deve ser relativamente óbvio. Eles vão atacar uns aos outros, grunhido com mais frequência e geralmente estará em extremidades opostas de uma gaiola. Se um ou outro dos coelhos não foi castrado, isso deve ajudar a acalmá-los. Se eles foram castrados, você precisará ter cuidado e exercitar a paciência.
Dois coelhos morando juntos costumam demorar um pouco para se acostumarem. Animais como coelhos têm uma ordem social, então alguém vai querer ser dominante. Se você tiver um coelho fêmea e um macho juntos, o macho pode parecer dominante, especialmente com montagens repetidas. No entanto, não é incomum que as mulheres exerçam seu próprio domínio. Sua tolerância para certos comportamentos masculinos nem sempre durará para sempre.
Dois homens juntos têm menos probabilidade de se darem bem. Isso é, a menos que sejam do mesma ninhada e foram criados juntos. Manter os pães do mesma ninhada é ideal, pois eles amadurecem juntos e têm uma ligação natural. Caso contrário, é provável que dois machos mostrem agressão um ao outro, a menos que um seja capaz de manter o domínio. Se você tem dois coelhos machos que não são castrados e não são aparentados, é muito improvável que eles se dêem bem. Você deve considerar gaiolas separadas.
Ao dizer isso, você também precisará garantir que o comportamento do coelho seja uma agressão genuína. Alguns coelhos estarão em um processo de união que envolve uma certa quantidade de comportamento turbulento. Isso pode incluir alguns grunhidos e beliscões, mas esta é uma parte importante da ligação. Você precisará detectar se eles estão ou não jogando, se unindo ou brigando. Sinais certeiros de luta são ataques consistentes, perda de pelos e até mesmo extração de sangue.
Leve seu coelhinho ao veterinário
Se você verificou todas as possíveis causas de agressão em seu coelho, mas ainda está perdido, leve seu coelho para o veterinario. Os coelhos têm algumas necessidades específicas, por isso é necessário um veterinário com experiência em coelhos. Eles serão capazes de verifique seus dentes de coelho e garras, bem como diagnosticar qualquer outra condição subjacente que possa estar causando agressão em seu coelho. Eles também serão capazes de aconselhar sobre a realização de uma castração, se necessário.
Se você agora sabe por que seu coelho é agressivo e tratou essas causas, ainda precisará manter um alto nível de cuidado com os coelhos. Felizmente, esta é uma tarefa fácil e divertida. Enquanto você toma cuidado para não irritar o coelho, você também precisa dar a ele muito amor. Faça carinho neles com frequência e dê abraços e atenção quando necessário, paz quando for necessário.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Por que meu coelho é agressivo?, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.