Como evitar o consumismo excessivo
Contente

O consumismo é uma teoria em que as pessoas compram coisas e as usam por um breve período de tempo para comprar a versão mais recente do produto. Para sobreviver neste mundo, as pessoas precisam consumir coisas de acordo com suas necessidades. Mas quando as pessoas começam a comprar mais do que o necessário, torna-se consumismo excessivo. Geralmente leva as pessoas a comprarem casas maiores, tecnologia mais sofisticada, carros luxuosos e outros, que são muito mais do que suas reais necessidades. Por exemplo, um apartamento de 3 BHK é mais do que suficiente para uma família de quatro pessoas, mas as pessoas optam por construir casas maiores apenas para parecer mais ricas. Na realidade, o consumismo excessivo promete felicidade, mas raramente a entrega e até tem consequências negativas. Leia isso oneHOWTO artigo para descobrir como evitar consumismo excessivo.
Cuidado com a publicidade
Você se sente convencido a comprar algo devido à sua publicidade atraente?? A publicidade afeta significativamente suas despesas? Lembre-se de que os anúncios são projetados especificamente para manipular sua mente subconsciente com cenas, imagens e jingles atraentes. Hoje em dia, as marcas encontraram maneiras novas e mais eficazes de atingir seu público-alvo graças ao publicidade seletiva nas redes sociais e através do uso de Instagram e Influenciadores do Youtube.
Eles ficam persistentes em sua mente e vêm à tona sempre que você os encontra em um shopping. Eles são projetados para convencê-lo de que comprar o produto deles lhe trará felicidade. Antes de comprar um produto devido à sua propaganda convincente, pense se você realmente precisa dele, que tipo de felicidade ele lhe trará e se você realmente precisa desse tipo de felicidade ou não.
Obtenha a motivação de pessoas minimalistas
Existem muitas pessoas no mundo e até mesmo ao seu redor que estão levando um estilo de vida minimalista. Eles só compram o que realmente precisam e sabem como controlar seu instinto de comprar algo que encontram. Se algo está disponível por muito barato no mercado, a maioria das pessoas pensa que você deveria comprar para economizar dinheiro mais tarde. Este é um instinto natural e deve ser controlado a qualquer custo. Obtenha a motivação dessas pessoas e aprenda com elas como controlam seu desejo de comprar o que está disponível.
Lembre-se de que existem pessoas que são realmente feliz sem muito dinheiro, e outros que levam a 0 vida desperdiçada. Não estamos dizendo que você não deve comprar nada, mas você pode se inspirar por pessoas que vivem uma vida frugal e vê quais são os benefícios:
- Menos bagunça em sua casa e espaços mais organizados.
- Você não está criando tanto desperdício.
- Você reduz sua pegada de carbono.
- Você pode se concentrar em cuidar melhor do que você já tem.
Viva como um viajante
Quando você viaja, você leva apenas as coisas de que realmente precisa durante a viagem. Por aprendendo a viajar barato, você tenta se manter livre, leve e flexível. Durante a viagem, você também cuida de quanto vai comprar para que sua bagagem não fique sobrecarregada.
Na sua vida real, é melhor adotar esse tipo de mentalidade também. Compre apenas o que você realmente precisa, leia um pouco de Marie Kondo se precisar e até tente se ajustar ao que você não tem. Tente projetar sua casa como se fosse um minimalista quarto de hotel, equipado apenas com os itens essenciais que são realmente necessários.

Aprecie o que você já tem
Olhe ao redor da sua casa e aprecie o que você já possui. Lembre-se de como você ficou feliz e satisfeito quando comprou as coisas que não quer mais usar. Você realmente precisa de um par de calças extra? O antigo forno de micro-ondas é inútil demais para ser substituído? Você não pode consertar? Lembre-se, na maioria das vezes, não gastamos com o que realmente precisamos, mas com o que não queremos mais.
Além disso, você também pode ser criativo se achar que precisa de um novo abajur, moldura ou mesa de centro. Use resíduos para decorar sua casa, será barato, exclusivo e é uma ótima atividade para fazer junto com sua família.
Seja bom na negociação
É natural ter a sensação de estar usando algo novo, sejam roupas, eletrônicos ou equipamentos, pois acende automaticamente as áreas de satisfação e prazer em nosso cérebro. Mas em vez de comprar novos a cada vez, você pode conversar com seus amigos e descobrir se eles têm algo que eles querem se livrar. Por exemplo, se o seu amigo tem uma esteira que ele não usa mais, e se você quiser ter uma, pode obtê-la com aquele amigo em troca daquele antigo forno de micro-ondas. Mesmo que não esteja funcionando corretamente, consertá-lo pode ser muito mais barato do que comprar um novo.
Foco em objetivos de longo prazo
O que quer que você compre, pense se isso vai lhe dar felicidade e satisfação a longo prazo ou não. O produto que você está comprando é realmente necessário e também irá ajudá-lo no futuro?? Não gaste seu valioso dinheiro em algo que lhe dará apenas uma satisfação momentânea, como jantar fora, férias, viagens longas etc. Recreação também é uma necessidade na vida agitada de hoje, mas você precisa manter o equilíbrio.
Tente fazer listas mentais ou mesmo reais de prós e contras antes de comprar um produto, em vez de apenas obtê-lo quando estiver fazendo compras.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como evitar o consumismo excessivo, nós recomendamos que você visite nosso Finanças pessoais categoria.