Como impedir que um cachorro ataque um gato

Se você tem um cachorro que tende a ser agressivo ou a ficar agitado pela presença de gatos, você deve fazer todo o possível para mudar esse comportamento. Mais do que tudo, irá evitar stress desnecessário, possível fugir do cão quando sair para passear e, o mais importante, irá prevenir acidentes. A relação entre cães e gatos não precisa ser um problema, então aqui no pr.comcorpx.info nós mostramos a você como impedir que um cachorro ataque um gato.
1. A melhor maneira de evitar que os cães ataquem os gatos é, sem dúvida, um Educação precoce. Se desde filhote precisa se acostumar com a presença de gatos de forma gradativa e supervisionada, quando adulto nunca verá um gato como uma ameaça e você não verá seu cão sujeito ao estresse ao ver um gato. Você pode ler mais sobre isso em nosso artigo Como ter um cachorro e um gato morando juntos.

2. Se o seu cão reage agressivamente com os gatos, você deve tomar medidas para garantir que o cão veja os gatos de uma maneira mais amigável. Você deve tentar uma apresentação entre seu cachorro e um gato que você conhece bem e que está acostumado com cães. Também seria bom se o gato pertencesse a um amigo para que seu cão pudesse interagir com ele regularmente e se acostumar com ele. Dedique tempo e atenção para fazer uma boa apresentação entre eles. Para que esta apresentação corra bem, certifique-se de que seu cachorro comeu, brincou e saiu para passear. Se você fizer isso, é mais provável que fique quieto, pode até ser um bom momento para recompensá-lo por bom comportamento. Para começar com uma apresentação, é importante que seu cachorro está na coleira então ele não pode escapar ou fazer qualquer coisa prejudicial, enquanto isso o gato vai rondar com curiosidade e ganhar confiança.

3. Quando chega a hora em que o cão e o gato chegam relativamente perto, cuidar do seu cachorro e veja se mostra sinais de ficar com raiva. Se notar que fica agressivo, adie a apresentação para outro dia. Uma reação negativa pode condicionar um relacionamento futuro. Repita esses pequenos contatos por vários dias, sempre evitando atritos e criando um ambiente amigável que não seja estressante para nenhum dos dois.
4. Quando o seu cão é adulto o processo de adaptação aos gatos é mais difícil. Criar laços de amizade entre um cachorro e um gato é muito mais simples e natural. Mas com uma apresentação respeitosa e cautelosa e com boas recompensas, você verá como lenta e pacientemente seu cão assimilará a presença de gatos e não os atacará mais.

5. Se seu cachorro está atacando um gato neste exato momento, você deve separá-los fisicamente o mais rápido possível e dizer com firmeza ao seu cão para que ele entenda que fez algo errado.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Como impedir que um cachorro ataque um gato, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.