Como a China comemora o Natal

Como a China comemora o Natal

Graças à influência histórica do Cristianismo, muitos países da Europa e das Américas Celebrar o Natal, mesmo que aqueles que celebram não se identifiquem como cristãos. Apesar de feriado tem a palavra `Cristo` nela, suas origens vêm de muitos lugares díspares, incluindo religiões pagãs. Como a religião popular tradicional é a religião mais popular e variada na China, existem tradições semelhantes de comunidade e de dar presentes. No entanto, este artigo quer enfocar como a China celebra o natals. Para fazer isso, precisamos primeiro identificar se o Natal é comemorado na China (spoiler: é), o quão popular o Natal é na China e como a tradição varia.

Você também pode estar interessado em: Como o Natal é comemorado em todo o mundo

Eles celebram o Natal na China?

Enquanto o origens do natal vêm de muitas fontes, o feriado que conhecemos hoje como Natal é abertamente cristão. Embora muitas pessoas o associem mais a comer, comprar presentes e homens gordos vestidos de vermelho em chaminés, o Natal é ostensivamente para celebrar o nascimento de Jesus Cristo, que os cristãos acreditam ser deus na forma de um ser humano.

Na China, aqueles que seguem o Cristianismo, ambos Protestantismo e catolicismo, apenas faça 2.53%[1] da população total. No entanto, como a China é um país tão grande, esta não é uma pequena quantidade de pessoas. O cristianismo, junto com todas as religiões, foi perseguido em vários níveis pelo partido comunista governante, que é uma organização política ateísta. Muitos foram presos e até torturados por suas crenças, principalmente durante a Revolução Cultural (1966 - 1976), mas também continuando após. Isso significa que muitos cristãos na China tiveram que esconder suas crenças, o que significa que a quantidade real de cristãos na China é provavelmente muito mais do que as estatísticas oficiais sugerem.

Mesmo recentemente, os cristãos enfrentaram perseguição do estado ao remover cruzes de alguns prédios de igrejas[2]. No entanto, a mesma história relata que isso pode ser devido ao aumento do cristianismo no país, em parte graças à flexibilização do governo das restrições à crença religiosa.

Você pode estar se perguntando como tudo isso se relaciona com o Natal? Como cristãos Celebrar o Natal, ainda que muitos dos cristãos na China optem por esconder suas afiliações religiosas, passar à clandestinidade ou viver em áreas rurais relativamente descontroladas, não sabemos como o Natal é celebrado na China por essas figuras ocultas. Podemos deduzir que, para muitos, eles celebrarão o Natal em silêncio e com pouco da fanfarra que esperamos em países que são percebidos como sendo religiosamente mais tolerantes.

Como o Natal é comemorado na China?

Até mesmo o China Daily, um jornal em inglês de propriedade e administrado pelo Governo comunista, admite que a China está se tornando um país mais `ocidentalizado`, "começando a se voltar para modos de vida ocidentais em muitos aspectos"[3].Quais são exatamente esses aspectos está em debate sério, mas em termos de celebração de feriados ou tolerância religiosa, isso significa Natal não precisa estar tão escondido como antes.

Embora o cristianismo seja frequentemente praticado em áreas rurais, está se tornando mais comum ver decorações de Natal e outros sinais do feriado nos centros urbanos do país. Este é particularmente o caso de lugares como Hong Kong e Macau, que eram anteriormente propriedade de interesses ocidentais. Isso significa que a cultura histórica do Natal é mais prevalente, já que antes era permitida de forma mais aberta.

O Natal não é um feriado público na China como em muitos outros países, então as lojas e serviços públicos permanecem abertos. No entanto, muitas pessoas ainda optam por comemorar à sua maneira.

Decorações de Natal na China

Existem grandes mercados em cidades como Pequim e Xangai, muitos deles vendendo árvores de Natal. Curiosamente, você pode obter abetos chineses e americanos, sendo o primeiro de qualidade não tão vibrante, mas decididamente mais barato[4]. Você também pode comprar outros menores para o trabalho de escritório ou se gostar da decoração, mas não necessariamente o seu tamanho grande.

Uma das grandes ironias de a China não ser um seguidor zeloso da tradição do Natal é o fato de fabricar 60% das decorações de Natal do mundo[5]. Como o Natal nem é feriado, nos dias em que muitas pessoas gostam de decorar suas árvores de Natal, os operários na China fazendo suas decorações. No relatório de onde vem essa estatística, nota-se que muitos trabalhadores da fábrica nem sabem o que é Natal.

Presentes de natal na china

Enquanto o Natal é comemorado no dia 25 de dezembro, no calendário chinês, uma data muito mais importante é o Festival do Solstício de Inverno conhecido como Dongzhi. Isso geralmente cai por volta de 22 de dezembro. Comida especial é comida e os adoradores vão rezar em seus templos ancestrais, seguido por uma refeição farta. É talvez uma das razões pelas quais muitos chineses não celebram o Natal, pois já terão realizado um grande festival.

Não muito longe está o ano Novo Chinês o que é mais um presente dando feriado do que outros. Isso cai em algum momento de janeiro ou fevereiro, novamente sendo um motivo pelo qual muitos não podem dar presentes na época do Natal. Na verdade, o Natal é mais um dia casual, onde as pessoas podem ir ao cinema ou mesmo fazer compras, algo incomum na maioria das tradições natalinas. Assim como as decorações de Natal, a China fabrica 49% dos brinquedos comprados nos EUA[6].

Sobre Noite de Natal, algumas pessoas na China distribuem maçãs, uma tradição que está crescendo em popularidade. Véspera de Natal é conhecida como Ping`an Ye que significa `noite tranquila`. Acredita-se que isso seja uma tradução incorreta do popular hino de Natal Noite silenciosa. Apple em mandarim é píngguo que é semelhante à palavra para paz, daí porque as maçãs são distribuídas. Eles costumam ser embrulhados em celofane colorido e dados como presentes especiais, lembrando os dias em que o melhor presente que você poderia receber no Natal era uma laranja cravejada de cravo.

A China tem Papai Noel?

Quer você seja uma criança ainda muito maravilhada ou apenas goste de ver os novos anúncios da Coca todos os anos, as pessoas realmente amam Papai Noel. Mesmo em diferentes países da Europa, o Papai Noel tem origens diferentes, tanto religiosas quanto seculares. Na China, o Papai Noel é conhecido como Shèngdàn Laorén (圣诞老人). Ele é semelhante ao Buda Rindo exceto que, e desculpe a todos os fãs do Papai Noel por aí, Buda traz presentes em qualquer época do ano.

Nas cidades, não é incomum que muitas pessoas se fantasiem de Papai Noel e façam festas de Natal. Uma coisa que diferencia o Papai Noel na China é que ele é conhecido por tocar saxofone. Por que isso permanece um mistério.

Comida de natal na china

diferente outros países, será improvável que encontre um peru assado inteiro com todos os acompanhamentos no dia de Natal na China. Isso se deve em parte à falta de disponibilidade e em parte à natureza mais tranquila do Natal na China. Na China, se eles quiserem comemorar, é mais provável que você encontre pratos que incluem pato ou ovos de chá preto.

Atividades do dia de Natal na China

Shopping centers turísticos e grandes supermercados na China decoram suas vitrines com decorações de Natal, tocam canções de Natal e geralmente tentam fornecer aos estrangeiros o clima de Natal a que estão acostumados. Esta é uma das razões pelas quais se pensa Papai Noel pode tocar saxofone, como uma forma de atrair os ocidentais. Outras atrações turísticas, como a Disneylândia e os parques temáticos do oeste, oferecem decorações de Natal para que os turistas sintam o espírito natalino.

Muitos jovens saem para jantar juntos em restaurantes internacionais para se divertir e entrar no espirito natalino, que não faz parte da cultura chinesa, mas é uma boa desculpa para se divertir juntos.

O apelo ao Cristianismo na China é variado. Um artigo do Huffington Post sobre a popularidade do cristianismo na China é que ele é um contraponto potencialmente bem-sucedido à severidade ideológica dos governos da China. Também afirma que muitos, especialmente os mais jovens, gostam da comunidade encorajada pelos crentes[7].

Muitos católicos chineses (embora a versão do catolicismo reconhecida pelo estado não seja a versão do Santo Romano), irão a uma missa de Natal na véspera de Natal. Muitos protestantes chineses, dos quais há significativamente mais do que católicos, também têm suas próprias festividades. Isso pode incluir canções de natal, encenação de dramas e, geralmente, gastar um noite pacífica juntos.

Com o número crescente de Cristãos na China, é possível que o feriado não incrivelmente popular de Natal cresça no país, assim como aconteceu com outros antes dele. A partir daí pode se desenvolver uma celebração de feriado mais secular, como é visto em muitas outras partes do mundo. Aconteça o que acontecer, é improvável que não tenha algum tipo de influência chinesa. Será interessante ver como o Natal na China se desenvolverá nos próximos anos.

Se você está interessado neste artigo, também pode estar interessado em saber como comemorar o ano novo chinês. Alternativamente, você pode querer ler sobre como o Natal é celebrado em outros países. Você pode verificar estes artigos em Índia, México, França ou os Estados Unidos.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como a China comemora o Natal, nós recomendamos que você visite nosso Festividades & Celebrações categoria.

Referências

1 http: // www.china-zentrum.de / fileadmin / downloads / rctc / 2017-2 / RCTC_2017-2.26-53_Wenzel-Teuber__Statistics_on_Religions_and_Churches_in_the_PRC_% E2% 80% 93_Update_for_the_Year_2016.pdf

2 http: // www.businessinsider.com / new-religioso-breakdown-in-china-14

3 http: // www.Diário da China.com.cn / Opinion / 2015-06 / 26 / content_21114127.htm

4 http: // www.timeoutbeijing.com / features / Blogs-Shopping__Style / 147543 / Where-to-buy-Christmas-trees-in-Beijing.html

5 https: // www.o guardião.com / artanddesign / architecture-design-blog / 2014 / dez / 19 / santas-real-workshop-the-town-in-china-that-make-the-worlds-christmas-ornaments

6 https: // www.cérebro estatístico.com / china-manufacturing-statistics /

7 https: // www.Huffingtonpost.com / china-hands / entre-os-fiéis_b_5391106.html