Como calcular a taxa de compressão do seu motor

Como calcular a taxa de compressão do seu motor

Muitas vezes nos perguntamos se nosso veículo está em boas condições de funcionamento e se será capaz de suportar uma longa jornada e tudo o que o usamos diariamente. Além de obter um serviço básico de carro e optar por ter o manutenção recomendada de acordo com sua quilometragem, existe uma maneira fácil de verificar o estado do nosso motor, por isso mostramos como calcule a taxa de compressão do seu motor efetivamente.

Você também pode estar interessado em: Como fazer seu motor diesel durar mais tempo
Passos a seguir:

1. Para isso você vai precisar um medidor de pressão para medir a compressão do motor. Você pode comprar em lojas especializadas em peças e acessórios automotivos ou na Internet.

Como calcular a taxa de compressão do seu motor - Etapa 1

2. Ligue o carro e deixe o motor funcionar até atingir sua temperatura normal. Não deve realizar esta verificação com o motor frio, por isso é melhor fazê-lo após ter conduzido uma curta distância.

3. Desligue a ignição e assim que o carro estiver desligado, desconecte os fios localizados em as velas de ignição, sempre focando no que você está fazendo, porque mais tarde você terá que reconectá-los nas mesmas posições. Para evitar qualquer incerteza, você pode tirar uma foto das velas de ignição antes de desconectar os cabos.

Você também pode querer aproveitar limpe as velas de ignição se eles estão sujos.

Como calcular a taxa de compressão do seu motor - Etapa 3

4. Desaparafuse uma vela de ignição e coloque a ponta do medidor no orifício onde a vela de ignição está inserida. É muito importante que o bico do medidor seja totalmente inserido dentro deste buraco.

5. Agora você tem que pedir a alguém para ligue o motor e acelerar o carro por cerca de quatro segundos, desta forma você pode medir a compressão do motor da vela de ignição. Desligue o motor e repita as etapas acima com cada uma das velas de ignição do seu carro.

Como calcular a taxa de compressão do seu motor - Etapa 5

6. Cada vela de ignição deveria ter a mesma pressão, e é importante que eles correspondam à pressão recomendada pelo fabricante do carro no manual. Se você tiver um motor a gasolina, a diferença entre os cilindros pode ser de até 1.5 bar, o que é completamente normal.

7. Se você não conhece as orientações do fabricante sobre a compressão adequada para o motor do seu carro, conte com o taxa de compressão do seu motor (seja a gasolina ou diesel) e some esses números. Por exemplo, em uma taxa de compressão de 14: 1, o resultado da soma é 14 + 1, então 15 deve ser o valor da pressão conforme indicado no manômetro.

8. Se houver um problema com a compressão do motor do seu carro, é melhor levá-lo para uma verificação de serviço para determinar a origem do vazamento e permitir que um profissional conserte.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como calcular a taxa de compressão do seu motor, nós recomendamos que você visite nosso Manutenção e conserto de automóveis categoria.