Como se livrar da tênia em gatos

Como se livrar da tênia em gatos

A ideia de uma criatura crescendo dentro de nossos animais de estimação é bastante perturbadora. Vermes parasitas pode se alimentar da fonte de alimento do seu animal, mas é difícil saber que um está presente. Infelizmente, se o seu gato estiver infectado por uma tênia, eles não serão capazes de falar sobre isso. Você precisa observar cuidadosamente o comportamento do seu gato e verificar se há sinais de infecção por tênia. Embora não sejam fatais, as tênias podem deixar seu gatinho desconfortável e causar alguns outros problemas desagradáveis ​​para toda a família. mostra-te como se livrar da tênia em gatos para que seu animal de estimação tenha o padrão de conforto que merece.

Você também pode estar interessado em: Como fazer vermifugação em um gato em casa

Como os gatos pegam tênias?

Existem alguns vídeos bastante perturbadores de tênias online, nos quais você os verá descritos como uma longa sequência de material amarelado que dá à tênia seu nome. Em humanos, eles podem crescer até 30 pés, dependendo do comprimento dos intestinos do hospedeiro. Em gatos, eles não serão tão longos, mas é importante saber que não é assim que eles começam.

Hosts intermediários

É muito improvável que seu gato encontre uma tênia adulta e a ingira, não seria atraente nem mesmo para um gato. O que é mais comum é que ele vai comer o larvas de tênia (ovos) de uma fonte que é conhecida como o hospedeiro intermediário. Este é um hospedeiro que carrega as larvas, mas não protege os ovos o suficiente para que eles se tornem adultos.

Existem dois tipos principais de tênia em gatos com dois tipos principais de hospedeiros intermediários. O primeiro é chamado Dipylidium caninum e às vezes é conhecido como um tênia da pulga ou uma tênia do pepino. A primeira é porque pequenos insetos como pulgas são os hospedeiros intermediários. Os gatos pegam e comem pulgas, os ovos incubando em seu trato digestivo. A razão pela qual eles são chamados vermes do pepino é porque a tênia não é composta de um verme longo, e sim de segmentos individuais. Esses segmentos têm aproximadamente o tamanho e a forma de sementes de pepino, mas foram descritos como semelhantes a sementes de arroz ou gergelim.

Taenia taeniaeformis é menos comum que Dipylidium caninum, mas é semelhante porque cresce em segmentos. Talvez seja menos comum porque precisa estar em um estágio específico de desenvolvimento denominado estágio de estrobilocercus[1] que é cerca de 2 meses no ciclo de vida da tênia. Este tipo de flatworm possui vertebrados, principalmente roedores, pois seu hospedeiro e gatos têm que comer uma parte infectada do hospedeiro, como o fígado.

Determinar hosts

Uma vez que o gato ingere e é infectado pela tênia (conhecida cientificamente como cestodíase), agora é o host determinado. O ciclo de vida deste tipo de tênia pode ser de até 3 anos e seções dele podem ser ejetadas do ânus de um gato e capaz de rastejar por longas distâncias.

As tênias não são ingeridas apenas por meio de hospedeiros vivos, embora esta seja provavelmente a principal causa de tênias em gatos. Eles também podem ser transmitidos pela coprofagia (comer fezes) e também podem ser transmitidos da mãe para o gatinho. A transmissão desses vermes para humanos é muito improvável, mas existem alguns casos raros de transmissão e ocorrem principalmente em crianças devido à interação com gatos.

Quais são os sintomas das tênias?

Tênias em gatos são praticamente assintomáticos (o que significa que não apresentam sintomas), mas podem mostrar o seguinte:

  • Gatos arrastando o ânus pelo chão
  • Lambendo sua região anal
  • Palidez nas gengivas
  • Você vê pequenos segmentos do tamanho de sementes de gergelim da tênia nas fezes ou ao redor do ânus do gato
  • Aumentou vomitando
  • Brilho reduzido no casaco
  • Aumento do apetite
  • Diarréia

Infelizmente, alguns segmentos de tênia são pequenos demais para serem vistos. É quase provável que seu gato tenha tido uma tênia por um período significativo de tempo antes de você notar qualquer sintoma.

Como se livrar da tênia em gatos - quais são os sintomas das tênias?

As tênias são perigosas?

Como dissemos, as tênias são geralmente assintomático, mas isso não significa que eles não estão fazendo mal ao seu gato. Ao dizer isso, eles geralmente não são fatais. O parasita vive fora do hospedeiro, mas não o infecta em nível celular.

No entanto, como eles estão tomando nutrientes do gato pode levar à emaciação e imunidade reduzida. Se for esse o caso, outras infecções ou doenças secundárias podem se desenvolver. Em casos raros, as tênias em gatos também podem causar um bloqueio nos intestinos. Se isso acontecer, o gato pode ficar inchado e pode causar outros problemas digestivos. Eles também podem causar irritabilidade em seu gato e reduzir seu padrão geral de saúde. É muito improvável que os gatos morram de uma tênia, mas se não estiverem bem, podem agravar ou levar a outras condições fatais.

Como tratar vermes em gatos

A melhor maneira de se livrar da tênia em gatos é prevenção. Se o seu gato é um gato ao ar livre, remova todos os animais mortos que possam estar em sua propriedade e desencoraje a caça. Dê ao seu gato uma pomada adequada para prevenção de pulgas e carrapatos. Geralmente é colocado na nuca do gato. Você separa o pelo e aplica o tratamento diretamente na pele. Faça isso em alguns pontos e não deixe o gato molhar-se por pelo menos 24 horas.

Depois que seu gato desenvolve uma infecção por tênia, a única maneira de se livrar dela é por meio medicação oral. Estes são:

Dipylidium caninum - epsiprantel ou praziquantel

Taenia taeniaeformis - fembendazol ou praziquantel

Niclosamida é um medicamento que também pode ser usado. Eles são administrados por via oral e mais comumente em uma única dose. A dose varia de acordo com o tamanho e peso do gato. Aqui estão as orientações para mostrar quanto praziquantel é necessário para se livrar das tênias em gatos:

  • Peso
  • Peso 5-11 libras - 1 comprimido
  • Peso >11 libras - 1½ comprimidos

Ao contrário de alguns medicação para infecção, não há necessidade de jejum ao tomar este medicamento e deve tomar cerca de 2-3 semanas para fazer efeito e livrar seu gato da tênia. Se seu gato tem tênia, seu veterinário será capaz de diagnosticar e prescrever a medicação correta, portanto, certifique-se de marcar uma visita antes de tentar administrar qualquer tratamento.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como se livrar da tênia em gatos, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.

Referências