Como tratar dermatite em gatos

Como tratar dermatite em gatos

Dermatite miliar, também conhecido como eczema, é uma das doenças de pele mais comuns em felinos. É caracterizada por uma reação da pele contra alergias, infecções e até inflamação. É uma das principais causas de queda de cabelo em gatos. Trazemos algumas dicas para combater essa condição incômoda em seu animal de estimação. Em nós contamos a você como tratar dermatite em gatos.

Você também pode estar interessado em: Como tratar a gengivite em gatos
Passos a seguir:

1. Existem alérgenos como pólen, plantas, desinfetantes e desodorantes que podem criar problemas de pele em gatos e que podem até ser intolerâncias alimentares. A dermatite pode ocorrer como resultado direto de contato direto, ingestão ou inalação.

Os sintomas mais comuns são vermelhidão, erupções cutâneas e inflamação. Freqüentemente, a dermatite pode causar uma sensação de coceira que é muito desconfortável para o seu gato. O gato pode não querer parar de se coçar e se lamber.

Como tratar dermatite em gatos - Etapa 1

2. Mais importante ainda, tente encontrar a causa subjacente da inflamação, prestando muita atenção para ver se os sintomas se intensificam. Você terá que observar os hábitos do gato e qualquer possível alérgeno com o qual o felino tenha entrado em contato. Além de observar seus movimentos e costumes, você deve alimente seu animal de estimação com ração de alta qualidade que é fresco e livre de cores artificiais desagradáveis, conservantes ou qualquer componente tóxico que possa danificar as defesas do seu animal de estimação.

Como tratar dermatite em gatos - Etapa 2

3. Se o seu gato tem eczema, é natural que o veterinário o tenha colocado em tratamento com um medicamento antiinflamatório para acalmar a inflamação e reduzir qualquer dor. Também será crucial que você evite que seu amigo felino coça ou lamba a área afetada, pois isso piorará a condição.

Você pode colocar uma coleira em cone em seu gato para que ele não alcance a área infectada com eczema. No entanto, alguns gatos podem achar a coleira desconfortável e podem removê-la instantaneamente. Se isso acontecer com o seu gato, você pode colocar coberturas de silicone sobre as unhas do seu gato para evitar que coçam. Se ele riscar a área, a pele saudável restante pode ficar contaminada e isso atrasaria o processo de cicatrização.

Como tratar dermatite em gatos - Etapa 3

4. O causa mais comum de dermatite é picadas de pulga. Portanto, é muito importante remova todas as pulgas do pelo do seu gato e monitorar constantemente o status de sua pele para ver como as coisas estão se desenvolvendo. Você terá que se certificar de prevenir novas ocorrências do parasita para evitar esta e outras doenças alérgicas que podem ocorrer.

É altamente recomendado que você trate a pele do seu gato com cremes e remédios naturais para aliviar o desconforto da dermatite. Embora o eczema felino não seja fatal, se não for tratado precocemente, pode levar a complicações graves.

Como tratar dermatite em gatos - Etapa 4

5. Será necessário, além de tudo, limpar completamente o ambiente em que seu gato passa o tempo, bem como limpe a pele do gato profundamente. Você pode lavar o corpo do seu felino com decocções naturais feitas de camomila, calêndula e malva para desfrutar das propriedades calmantes, refrescantes e antibacterianas que dão algum alívio ao seu animal de estimação e, acima de tudo, favorecem a cura de feridas desagradáveis. Você também pode adicionar à dieta do seu gato algumas equináceas que servem para aumentar suas defesas, incluindo óleo de girassol em sua dieta.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como tratar dermatite em gatos, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.

Pontas
  • Consulte seu veterinário se você observar algum comportamento estranho em seu gato. Ele fará um diagnóstico do problema e explicará a melhor solução.