Como saber se seu cachorro teve um aborto
Contente

Infelizmente, uma cadela grávida pode perder seus filhotes, uma situação conhecida como aborto espontâneo. Se isso acontecer durante as primeiras semanas de gravidez, seu corpo pode reabsorver o feto. É importante estar ciente de como esses abortos indesejados ocorrem. Poderá assim detectá-los a tempo e encontrar uma solução para o bem-estar do seu animal, ao mesmo tempo que detecta possíveis problemas de fertilidade. Continue lendo este artigo para descobrir como saber se seu cachorro abortou.
O que é um aborto espontâneo?
No caso de um aborto repentino, é chamado de aborto espontâneo. A gravidez em cães dura, em média, entre 63 e 67 dias (para mais informações, consulte nosso artigo sobre quanto tempo dura a gravidez de um cachorro). O tamanho do cão também influencia o número de filhotes que ela carregará. Um chihuahua pode carregar até dois filhotes e uma cadela pastor alemão até oito.
O útero de uma cadela grávida é um ambiente muito delicado que pode ser comprometido quando ocorre um desequilíbrio.

Gestação em cadela
As gestações são mantidas por um sistema complexo de reações químicas e equilíbrios que permitem aos fetos receber nutrição e condições ideais para se desenvolver. É importante saber um pouco sobre gestação em uma cadela:
Durante as primeiras semanas de gravidez, os embriões ainda não foram fixados na parede uterina para completar seu crescimento. Esses embriões dependem inteiramente do fluido materno e seu perfeito equilíbrio químico e biológico para se desenvolver sem problemas. Qualquer alteração no útero torna o útero um espaço desconfortável para o feto sobreviver e crescer.
É durante o segunda metade de gestação quando tudo se torna mais delicado. O crescimento dos embriões no útero é acelerado e, por volta do dia 30, os principais órgãos crescem e o coração começa a bater.
Este é um momento muito importante durante a gestação e é o momento em que o risco de aborto espontâneo é alto. Se o aborto ocorrer antes da quinta semana de gravidez, o corpo pode reabsorver o feto, deixando alguns caroços que serão visíveis no abdômen do seu cão.

O aborto do meu cachorro afetará todos os seus filhotes?
Em instâncias de um aborto tão prematuro, pode passar despercebido e sua cadela pode muito bem não sentir dor ou desconforto. Freqüentemente, esses abortos espontâneos ocorrem antes que você perceba que sua cadela está grávida. Essas perdas fetais precoces são normalmente causadas por problemas de infertilidade. A gravidez pode continuar apesar do aborto em alguns tecidos fetais.
A morte de alguns fetos muitas vezes não significa o fim da gravidez. Os embriões podem continuar a se desenvolver e, no final da gestação, a mãe pode dar à luz alguns filhotes.

Sinais a serem observados
Aborto espontâneo é muito mais doloroso e visível quando o cão sofre a partir da quinta semana de gestação. O sinal mais óbvio de que algo está errado é o aparecimento de sangramento forte. O líquido pode até ter tom marrom-esverdeado, típico da placenta materna. Este sangramento pode incluir fetos expelidos pelo corpo de seu cão.
Além do sangue, de repente contração do abdômen pode ocorrer. Este estreitamento causa muita dor e desconforto. Além desses sintomas externos, uma cadela que aborta nas últimas semanas de gravidez normalmente se sente muito mal. Ela pode apresentar febre, perda de apetite, fadiga, depressão, desidratação, diarreia e vômitos, entre outros sintomas.

Causas comuns de aborto espontâneo em cães
A causa mais comum de aborto espontâneo no final da gravidez é Desequilíbrio hormonal dentro do útero do cachorro. A presença de um bactéria chamada Brucella canis pode desencadear abortos espontâneos, especialmente em abrigos de animais. Tem outro parasita chamado Neospora caninum encontrados na água, alimentos contaminados e em alguns fungos que podem causar abortos espontâneos em nosso animal de estimação.
Fique atento à presença de bactérias e parasitas em seu animal de estimação. Consulte um veterinário para um Teste de sangue a fim de detectá-los rapidamente. Se seu cão sofreu um aborto espontâneo como resultado de uma infecção, ele precisará ser tratado por um veterinário imediatamente.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como saber se seu cachorro teve um aborto, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.