Como saber se meu cachorro tem piometra

Uma das doenças mais graves e comuns em cães mais velhos é piometra canina. É muito importante tratar esta doença a tempo, pois ela se desenvolve muito rapidamente e geralmente é fatal se não for tratada. Para pegar cedo é fundamental entender em que consiste a doença e conhecer os sintomas que a piometra pode produzir em uma cadela. Se você notar que seu cão está mais apático do que o normal ou está urinando mais do que o normal, o cão pode estar doente e você deve levá-lo imediatamente ao veterinário. Saber como saber se seu cachorro tem piometra, neste artigo, fornecemos o básico para que você possa identificá-lo rapidamente.
O que é piometra canina?
Piometra canina é uma doença bacteriana que afeta o trato reprodutivo feminino, especificamente o útero, por isso ocorre apenas em cadelas. Esta doença é uma infecção grave do útero causada por intrusão bacteriana e colonização. Essa infecção termina com a produção de um grande quantidade de pus. A infecção do útero pode resultar em colo do útero aberto ou piometra colo do útero fechado. No primeiro caso, o pus será expelido pela vagina, enquanto no segundo, por estar fechada, a secreção de pus no útero não será capaz de sair.
Piometra também pode ocorrer em gatos, mas é menos comum. Geralmente aparece em cadelas com mais de 6 anos de idade, embora também haja uma pequena porcentagem de casos de piometra canina jovem. É muito importante conhecer as possíveis doenças das cadelas para detectá-las o mais rápido possível.
Como ocorre a piometra em cadelas?
Piometra canina geralmente aparece no fase de diestro do cachorro ciclo de calor. Qual é o diestro? O estágio de diestro é a fase do ciclo que ocorre logo após estar no calor. Tendo esclarecido este ponto, como ocorre a piometra? Quando o cão está no período de estro, o colo do útero se abre e as bactérias podem entrar facilmente pela vagina. Uma vez que a fase de cio foi completada, a fase diestro começa e é aqui que o colo do útero fecha, deixando a bactéria dentro. Lembre-se que o ciclo de calor produz muita progesterona em cadelas e, uma vez concluído, pode causar algumas alterações em sua estrutura anatômica, como desequilíbrios hormonais. Essas mudanças tornam o útero da cadela o habitat perfeito para crescimento bacteriano. Como a colonização leva tempo, a piometra canina geralmente mostra seus primeiros sinais após dois meses de seu início (após o último ciclo de cio).
As alterações hormonais costumam ocorrer em cães que tomaram alguma forma de contracepção, oral ou intravenosa, em mulheres idosas com ciclos de calor irregulares ou que sofrem de gravidez fantasma pouco espaçada. Essas cadelas são as mais propensas a contrair a doença.
Sintomas de piometra canina
Assim que o seu cão contrair a doença da piometra canina, começará a apresentar uma série de sintomas que você precisa detectar para levá-lo rapidamente ao veterinário. Os sintomas desta doença são geralmente:
- Febre
- Descarga de pus vaginal e, em casos graves, acompanhada de sangue
- Perda de apetite
- Disposição rebaixada
- Lambendo continuamente na área vaginal.
- Beber muita água
- Micção excessiva
- Vômito e diarreia
Se o seu cão apresentar algum desses sintomas, não hesite em Leve-a ao veterinário para um check-up completo; se a piometra canina não for tratada a tempo, pode ser uma doença fatal. Na piometra cervical aberta, o cão continuará lambendo a área da vagina devido à secreção de pus. Em casos de colo do útero fechado, os outros sintomas são mais comuns, pois a incapacidade de expelir o pus aumenta significativamente o desconforto do cão.
Em casos graves, a piometra pode desenvolver outras doenças em cães, como insuficiência renal.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Como saber se meu cachorro tem piometra, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.