Como saber se meu cachorro tem alergia a pulgas

Você acha que seu cachorro pode estar sofrendo de algum tipo de alergia na pele? Uma das condições alérgicas mais comuns entre animais de estimação é a dermatite alérgica a pulgas. Esta é uma reação de hipersensibilidade a certas proteínas contidas na saliva da pulga que causam sintomas incômodos como coceira, vermelhidão muito intensa e feridas na pele, entre outros.
Neste artigo vamos explicar como saber se meu cachorro tem alergia a pulgas e o que fazer sobre isso.
1. Embora as pulgas estejam geralmente presentes quase o ano todo, é nas estações mais quentes que seus efeitos são mais evidentes. Provavelmente será na primavera ou verão, quando você mais notará os sintomas de dermatite alérgica a pulgas no seu cachorro.
Se o seu animal de estimação sofrer desta reação, ficará em grande e perceptível desconforto e se sentirá muito desconfortável. Neste artigo iremos destacar os sinais que irão indicar que seu animal de estimação pode ter este problema. Alguns podem estar relacionados a outras doenças, então preste atenção.
2. Um dos sinais mais óbvios de dermatite alérgica a pulgas em cães é coceira intensa. É acompanhada pelo aparecimento de manchas vermelhas, feridas e crostas na região da virilha, orelhas, pescoço, rosto, axila e nos espaços entre as almofadas das patas.
Outro sintoma da dermatite alérgica a pulgas é alopecia moderada e manchas na pele. Se a doença se tornar crônica, lesões secundárias podem ocorrer nas mesmas partes do corpo do seu cão. Doenças como conjuntivite, infecções bacterianas, hematoma nos ouvidos e otite podem interagir com uma alergia a pulgas.
3. Diante dessas perspectivas, cães que têm reações alérgicas a pulgas sofrer muito. Além dos sintomas físicos, você notará que seu animal está mais triste, oprimido, ansioso, nervoso, irritado e apático. Terá muito menos vontade de brincar, terá dificuldade em dormir e não se sentirá confortável em quase nenhuma posição.
Se você descartar esses sinais como normais, a qualidade de vida do seu cão será seriamente afetada. Se você notar algum destes sintomas listados, você deve obter tratamento para seu animal de estimação o mais rápido possível. Vá ao veterinário para fazer um check up e receber conselhos.

4. O tratamento para dermatite alérgica a pulgas em cachorros não é fácil. Existem produtos que servem para prevenir a infestação desses insetos, mas mesmo que você os use seu cachorro ainda pode ser vítima de picadas. Como é a saliva do inseto que causa a alergia, é um problema muito complexo de tratar.
Existem pipetas que são ideais para a prevenção e tratamento de pulgas. Dentro de 24 horas após a aplicação, eles matam todos os insetos, incluindo a pulga que os picou. Além disso, esta solução reduz indiretamente o risco de transmissão de doenças de carrapatos infectados por 1 mês. No artigo a seguir, você pode ver dicas sobre como aplicar pipetas de cachorro.

5. Além das pipetas, é aconselhável tratar os sintomas da dermatite alérgica a pulgas em seu cão com um dieta recomendada conforme recomendado pelo seu veterinário. Dessa forma, você evitará a coceira e todas as consequências associadas para cães com dermatite atópica. Pode ser que, em casos graves, em que o cão esteja com muita dor de coceira, o veterinário administre corticosteroides.
No final, cabe a você Leve seu cachorro ao veterinário se alguma dessas reações alérgicas ocorrer, a fim de evitar que seu animal de estimação sofra as consequências, administrando um tratamento adequado para o seu caso.
Isto é como saber se meu cachorro tem alergia a pulgas e como tratá-lo.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Como saber se meu cachorro tem alergia a pulgas, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.