Como saber se meu cachorro tem sarna
Contente

Sarna é um tipo de doença inflamatória da pele que afeta cães. Os cães de estimação são geralmente portadores de um pequeno número de ácaros, e seu sistema imunológico é suficiente para mantê-los sob controle. Contudo, sarna é causada por uma quantidade excessiva de vários tipos de ácaros que infectam o cão e se enterram entre o pelo e a pele, causando lesões de pele que pode levar à queda de cabelo, distúrbios do sistema imunológico e até doenças genéticas. Existem vários tipos de ácaros e, dependendo de qual é o responsável pela queixa cutânea do cão, sarna pode ou não ser contagiosa. A detecção precoce da doença pode ajudar muito a curar seu animal de estimação, e é por isso que neste pr.comcorpx.info artigo, forneceremos as informações de que você precisa para que possa diga se seu cachorro tem sarna.
Distinguir entre sarna demodécica localizada e sarna demodécica generalizada
- Sarna localizada é causada por um ácaro microscópico conhecido como Demodex Canis. Na verdade, este tipo de ácaro é encontrado em quase todos os animais domésticos, mas em pequenas quantidades. Isso só se torna um problema se o sistema imunológico do cão falhar: Isso permite que a população de ácaros cresça rapidamente fora de controle e cause a doença. Sarna localizada é frequente em cachorros que tem menos de um ano. Os sinais indicadores são o desenvolvimento de manchas calvas na pele ao redor dos olhos e da boca. Manchas calvas também podem aparecer em suas pernas, costas ou patas, e podem medir até 3 cm de diâmetro. Além disso, a pele nessas áreas costuma ser de cor avermelhada.
- É provável que seu cão esteja sofrendo de sarna generalizada se tem 5 ou mais manchas calvas - que também podem aparecer na cabeça do animal - junto com áreas onde o pelo desapareceu completamente. Um cão com um número excessivo de ácaros em seus folículos e na pele também pode apresentar feridas e crostas. Se um filhote no primeiro ano de idade for diagnosticado com sarna generalizada, há uma probabilidade de 30-50% de seu sistema imunológico se livrar do problema naturalmente; no entanto, os cães adultos precisarão de atenção veterinária para superá-lo.
Observe que nem as variedades localizadas nem generalizadas de sarna demodécica são contagiosas, nem podem ser transferidas para humanos.

Reconhecendo sarna sarcóptica
Ao contrário da sarna demodécica, sarna sarcóptica canina - também conhecida como sarna canina - é muito contagioso e pode ser facilmente transferido para outros animais. Os ácaros também podem infectar humanos, mas não podem viver por muito tempo no corpo humano. Este tipo de doença é causado por um infecção de um tipo específico de ácaro que ataca cães e se espalha rapidamente pela pele, causando lesões graves e crostas por todo o corpo. As primeiras indicações de sarna sarcóptica geralmente aparecem nas orelhas e cotovelos.

Identificando os sintomas de cada tipo de sarna
- Sintomas de sarna demodécica incluem perda de pelos, pequenas lesões e vermelhidão da pele. No entanto, o cão pode não começar a coceira até que a infecção se torne mais generalizada, e pode até parecer estar com boa saúde em geral. No entanto, além da pele inflamada, o cão pode sofrer de fortes dores de estômago e, eventualmente, se não for tratado a tempo, pode perder grandes quantidades de pelos.
- Sarna sarcóptica causa coceira intensa desde o início. O cão pode coçar e até morder a pele em um frenesi na tentativa de aliviar a coceira, o que só piora o quadro. A saúde do cão se deteriora rapidamente e ele pode até não conseguir dormir ou comer por causa da coceira e ardor. Se esse tipo de infecção não for tratado, pode levar a sérios problemas de saúde.

Cuidando de um cachorro com sarna
Dependendo do tipo de sarna que seu cão tem, a forma de tratar esta doença será uma ou outra. A seguir, daremos alguns conselhos sobre como cuidar de um cachorro com sarna dependendo do tipo que tem:
- Sarna de orelha: este tipo de sarna pode ser evitado através de uma pipeta que poderá adquirir em qualquer veterinário. Se o seu cão tem sarna nas orelhas, você poderá tratá-lo com colírios médicos que devem ser colocados na orelha do cão, sempre sob a supervisão de um especialista.
- Sarna sarcóptica: você também pode evitá-los usando uma pipeta. Para tratar cães com este tipo de doença é necessário banhá-los com inseticida, sempre quando recomendado por um veterinário.
- Sarna demodéica: para tratar este tipo de sarna, deve-se banhar seu cão com Amitraz e / ou Moxidectina (inseticida). Você também pode evitá-lo com pipetas.
Se você acha que seu cão está com sarna, é importante levá-lo ao veterinários então você pode determinar que tipo de sarna ela tem e qual é o melhor tratamento.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Como saber se meu cachorro tem sarna, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.