Como proteger um cachorro do frio

É muito importante que os donos de cães saibam como protegê-los do frio. Cães observe temperaturas caindo muito conforme seu corpo é alterado: o tempo frio desencadeia mudanças no equilíbrio interno do animal e em seu metabolismo. Existem cães que se adaptam melhor e mais rápido ao frio, enquanto outros lutam mais. Isto é especialmente verdadeiro para cachorros e cães jovens, bem como aqueles que são muito velhos. Para ajudá-los a evitar tremores durante o inverno, há coisas que os donos de cães podem fazer para amenizar a mudança de temperatura. Na nós oferecemos conselhos para que você saiba como proteger um cachorro do frio e ajudá-lo a se adaptar bem ao inverno.
1. Se o seu cachorro dorme fora a primeira coisa que você deve fazer para ajudá-lo a combater o frio é verificar se há um local coberto para dormir como um canil e se há uma almofada ou cobertor para evitar que o cão durma ou descanse em contato com madeira ou plástico frio. Se sua temperatura corporal for alterada durante o sono, ele irá pegar um resfriado rapidamente.
Além disso, se a casa do cachorro puder ficar sob um telhado, isso será muito melhor, pois irá protegê-la do vento e da chuva, que podem ser tão irritantes quanto o frio. Se você perceber que o frio é extremo, é melhor deixar o cachorro dormir dentro de casa.

2. Verifique a tigela de água para garantir que as temperaturas do inverno não o congelem. Água congelada significa que o cão não pode beber e isso pode afetar sua saúde e causar desidratação, por isso é muito importante controlar o suprimento de água de seus animais de estimação para proteger o cão do frio.
3. A comida é sempre importante, mas mais ainda no inverno. Os cães, como as pessoas, tornam-se preguiçosos no inverno, mas ainda assim precisa de mais energia para suportar o frio. O que recomendamos é que você consulte o seu veterinário de confiança e explique como seu cão passará o inverno, onde viverá, etc. Ele ou ela é um profissional e dirá se seu animal de estimação precisa de um suplemento especial em sua dieta. A comida é a primeira questão com a qual devemos cuidar se queremos proteger um cão do frio.

4. Os cães adoram brincar e no inverno vão querer brincar ainda mais porque isso os ajudará a combater o frio enquanto se aquecem. Mas você deve ter em mente que se você mora em um lugar muito frio e com neve, os pedaços de neve podem virar gelo e por sua vez pode ter arestas afiadas que podem causar ferimentos, especialmente nas pernas.
Se você quer proteger um cachorro do frio, o que você pode fazer é verifique a área onde seu cachorro vai brincar. Se isso não for possível, quando ele terminar de tocar, verifique todo o seu corpo para ver se você encontra algum gelo. Se assim for, remova-o imediatamente.
5. Se você tem um cachorro com cabelo comprido evite cortá-lo no inverno. Seu pêlo é seu melhor aliado, e mesmo que pareça ter muito, você só deve cortar a partir da primavera se quiser proteger um cão do frio. O pelo de um cachorro é como um casaco para humanos, cuide dele penteando-o regularmente para evitar nós, pois isso torna o animal menos isolado. Em nosso artigo como escovar o cabelo de um cachorro explicamos a maneira como você deve fazer isso.

6. Para proteger um cão do frio, você também pode dar banho nele dentro de casa e não deixá-lo sair até que esteja totalmente seco. Se ele sair molhado ou mesmo úmido, o frio se infiltrará em seus ossos e será muito mais provável que pegar um resfriado ou uma tosse canina. Se puder, reduza o número de banhos que dá a seu cão durante a estação fria.
7. Dentro cachorros que não têm pelo, preste muita atenção em suas orelhas e cauda para proteger um cachorro do frio. Se você ver que estes estão muito frios, secos, duros, vermelhos, brancos ou cinza, pode ser que eles tenham congelado. Para resolver este problema, envolva as extremidades do cão em cobertores ou toalhas para aquecê-las gradualmente e consulte o seu veterinário imediatamente.
8. Considerar comprando roupas de cachorro para proteger um cachorro do frio. Essa é realmente uma boa opção para proteger um cachorro do frio. Ajuda a mantê-los aquecidos (ou pelo menos não tão frios) e é ideal, especialmente para cães pequenos ou com pouco pêlo que são mais propensos a sofrer com as baixas temperaturas. Acima de tudo, certifique-se de que as roupas estão sempre secas.
Outra opção complementar são botas de cachorro, que os ajudam a reduzir o contato de suas patas com areia salgada, que é irritante, e neve. Isso os ajudará a estar muito mais preparados para caminhadas ao ar livre durante os meses mais frios. É uma ótima medida para proteger um cão do frio.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como proteger um cachorro do frio, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.