Como saber se meu cachorro tem infecção de ouvido ou otite
Contente

Infecções de ouvido caninas ou otite são um dos doenças mais comuns em cães. Os cães têm um sentido de audição muito desenvolvido e particularmente sensível. Um som que os nossos ouvidos podem parecer de baixo volume, é alto para eles, razão pela qual devemos prestar especial atenção ao cuidado com os ouvidos do nosso cão. Se observarmos que eles nunca param coçando as orelhas que eles parecem desconfortáveis ou mesmo doloridos e secretam mais cera de ouvido ultimamente do que o normal, seu cão pode ter otite canina, infecção no ouvido de um cão, e você deve ir ao veterinário. Se você quiser saber mais sobre esta doença, saiba se o seu cachorro tem uma infecção no ouvido, leia este artigo.
O que é otite canina?
A otite canina é o inchaço da orelha tanto interna (não visível), orelha média (visível dentro) ou externa (parte externa da orelha). Pode afetar uma dessas partes ou mesmo todas, em um ouvido ou em ambos. Contudo, otite externa é o mais comum em cães, refere-se à inflamação do revestimento epitelial, responsável por receber as ondas sonoras, do canal auditivo.

Por que ocorre otite canina?
A otite canina pode ocorrer por diversos motivos, além do causas comuns são alergias, nas reações atópicas ou adversas aos alimentos os cães podem causar processos alérgicos que podem afetar o canal auditivo, causando otite; bactérias, a água da torneira está cheia de bactérias que, se não forem filtradas, vão direto para o nosso cão; infecções de ouvido por bactérias apresentam vermelhidão nas orelhas, pus e cera abundantes e fedorentos; verme, o mais comum é o ácaro, que se espalha rapidamente e causa irritação na orelha do seu cão e o aparecimento de secreção marrom ou mesmo preta, formada por cera e sangue, e com odor forte; corpos estrangeiros, se você costuma ir a certas áreas do campo com seu cachorro, pode estar se aproximando de certas plantas onde as sementes ou pólen caíram em suas orelhas, causando otite canina; o próprio cachorro, coçar excessivamente e abruptamente pode causar trauma no ouvido interno e levar a uma infecção no ouvido (uma briga com outro cão também pode ser a causa); distúrbios de queratinização , cães com probabilidade de ter distúrbios saborreicos costumam ter otite externa com bastante cerúmen (isso acontece especialmente em raças como o Husky Siberiano e o Malamute do Alasca).

Sintomas de otite canina
Para saber se o seu cão tem otite canina, você deve estar atento aos sintomas. O Sintomas comuns cães com otite são:
- Balançar a cabeça com frequência e coçar as orelhas
- Se a infecção ocorrer apenas em uma orelha, o cão se virará para o lado danificado ou, no caso de cães com orelhas retas para cima, abaixará a orelha afetada
- Cerume aumentado
- Secreção amarelada, marrom ou preta
- Orelha vermelha
- Cheiro forte e rançoso na otite ceruminosa ou cheiro podre na otite canina grave
- Aparência de pus
- Mudanças no comportamento em direção a um comportamento agressivo causado pela dor
- Perda auditiva em otite grave
Se você notar que seu cão apresenta algum desses sintomas, por favor, vá ao veterinário imediatamente.

Tratamento para otite canina
O veterinário irá diagnosticar otite canina pelas causas que produziram e darão ao seu cão o tratamento mais adequado para curá-lo. Em geral, todos os tratamentos devem seguir os mesmos passos e a primeira coisa que o veterinário será um limpeza de ouvido para facilitar a eliminação da causa. Os produtos usados para a higienização dos ouvidos também dependem do que causou a infecção e do estágio em que se encontra. Por exemplo, o veterinário pode usar uma solução de lavagem composta de Ceruminolítico se a membrana estiver intacta, ou para anti-séptico ou limpeza a seco se houver sangue na inflamação da membrana.
Assim que o ouvido estiver limpo, o veterinário irá prescrever um gotas para os ouvidos, específico para o tipo de otite que seu cão sofre. Você deve aplicá-lo todos os dias, durante um determinado período. Antes de dar as gotas ao seu cão, você deve limpe a orelha usando a solução de lavagem que o veterinário lhe deu, massageando suavemente a orelha do seu cão por meio minuto enquanto se lava e secando o melhor que puder para evitar que a água e a solução fiquem dentro.
Para otite canina grave, antibióticos por via sistêmica são recomendados, que podem ser orais ou injetáveis, e continuar o tratamento uma semana após a cura da otite canina. A intervenção cirúrgica só será necessária em casos de tumor ou onde a otite se multiplicou abundante e rapidamente.
Como prevenir otite canina?
O melhor caminho para prevenir otite canina está realizando um limpando o canal auditivo em seu cachorro uma ou duas vezes por mês. Para limpar as orelhas do seu cão, nunca use cotonetes ou gaze limpa. Antes da limpeza, verifique sua orelha para se certificar de que não apresenta nenhum dos sintomas acima. Se o ouvido está saudável, comece limpando o exterior orelha com uma toalha umedecida com água morna e o sabonete que você normalmente usa para dar banho em seu cachorro. Limpe a orelha fazendo movimentos circulares suaves. Em seguida, seque bem com outra toalha limpa.
Para limpe o canal interno (parte interna visível), use um gaze limpa. Não use antibióticos ou otológicos sem orientação veterinária. Basta cobrir o dedo com gaze e inserir com cuidado, sem atingir o fundo e as paredes limpar a orelha do seu cachorro.
Para o parte interna que não é visível lá produtos específicos para a prevenção de otites caninas, como lavanderias a seco, você encontra no seu veterinário.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Como saber se meu cachorro tem infecção de ouvido ou otite, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.
- É muito importante filtrar a água antes de dar de beber ao nosso cão, pois a otite bacteriana pode até causar perda auditiva.
- Não use soro para limpar as orelhas do seu cão, pois pode ficar dentro da orelha e criar bactérias.