Como detectar notícias falsas no Facebook

Como detectar notícias falsas no Facebook

Independentemente de suas opiniões pessoais, Vitória de Donald Trump no Eleição presidencial dos EUA de 2016 foi um choque para muitos, especialmente considerando as críticas que ele (assim como seus oponentes) recebeu sobre mídia social. No entanto, muitos especialistas estão ansiosos para descobrir qual foi o impacto das informações compartilhadas nas plataformas de mídia social na esfera política e alguns apontaram para a proliferação de notícias falsas ou notícias falsas como sendo parte integrante de como os políticos ganharam apoio. o Facebook tem recebido muita crítica em particular por permitir essas histórias em seus feeds, mas como a questão sobre se / como isso pode restringir essas histórias ainda está no ar, nosso site ajuda você a saber como identificar notícias falsas no Facebook.

Fontes de notícias confiáveis

O feed de notícias que percorre o Página inicial do Facebook às vezes é referido como um fluxo, mas por causa da quantidade praticamente incontável de postagens sendo criadas a cada segundo, é realmente mais um torrent. Como alguém que mergulha os pés nesta água turbulenta, pode parecer opressor e, às vezes, preocupante. Assim como você deve tomar cuidado para estar seguro perto de rios e lagos, mantendo seu segurança pessoal diante de todos esses artigos compartilhados é fundamental porque as notícias falsas não seriam realmente um problema se todos soubessem como lidar com elas.

Jornalismo ético é uma questão complicada que é ainda mais complicada pelo fato de que qualquer pessoa pode realmente se tornar uma forma de jornalista por sua capacidade de postar online. Embora isso seja parte de democratização online, também é cada vez mais difícil descobrir quem está fornecendo honesto e ético reportagem. Ser criterioso e olhar para os veículos de notícias que provaram ser confiáveis ​​e não criar notícias falsas é um bom lugar para começar.

Editorialização, onde as notícias são relatadas de um ponto de vista tendencioso do escritor ou do editor, é algo de que se deve ficar longe ao tentar obter o fatos. A maioria dos sites de notícias terá editoriais onde as opiniões pessoais do redator são expressas, mas devem ser separados do próprio relato factual. Você deve verificar as declarações da política de uma agência de notícias, verificando os links mais frequentemente encontrados na parte inferior da página inicial. Aqui, eles devem fornecer detalhes sobre sua política de ética, política de financiamento e divulgar sua propriedade para que você possa julgar seus interesses pessoais. Se eles não fizerem nenhuma referência à ética jornalística ou integridade, é mais provável que eles não tenham nenhum.

Verificar Domínios

Outra chave prática para detectar se um a história da notícia é legítima é verificar seus nomes de domínio, pois alguns usarão nomes enganosos para convencê-lo a clicar neles. Isso pode ocorrer pela criação de um título de site enganoso, como "Notícias confiáveis" (não é um exemplo real), que na verdade não tem nenhuma prova de que é confiável e pode, portanto, fornecer notícias falsas. Assim como os vendedores de roupas piratas criam camisetas falsas e enganosas, como "Calvalin Klein", alguns sites criarão um domínio semelhante, como "HuffingtenPost" (novamente, não é um exemplo real) em vez de "HuffingtonPost". Eles também podem usar um final diferente para o domínio mesmo que o resto esteja escrito corretamente, muitos sites de notícias falsas usando o .domínio lo em vez de comum .com, .org, etc.

Como detectar notícias falsas no Facebook - Verificar domínios

As notícias falsas apelam para as emoções e não para os fatos?

Muitos notícias falsas são projetados para seduzi-lo como "clickbait" que tentará obter uma reação de você leitor. Embora haja uma necessidade legítima de os sites tornarem seus artigos e conteúdo mais atraentes, apelando para navegadores casuais, notícias falsas criarão títulos provocativos se o conteúdo é preciso ou não. Isso significa que, quando lemos o título, podemos ficar indignados ou intrigados a ponto de não pensarmos tão racionalmente quanto poderíamos ou ver o panorama geral do que o artigo está relatando.

Reconhecendo que mesmo notícias legítimas pode levar a reações adversas do leitor é uma boa maneira de avaliar o que é real ou não. Se você quer ser informado sobre os eventos mundiais, adotar uma abordagem razoável e analítica para o que lê é muito melhor do que ser reacionário.

Tenha senso de humor

Até agora, discutimos notícias falsas que intencionalmente tentam enganar você. Algumas notícias falsas têm um propósito diferente; sátira. Eles querem obter uma reação postando versões falsas de eventos atuais para fazer um ponto político ou para fazer você rir. Este é um propósito genuíno da sátira que é legitimado na grande mídia por meio de programas como Veep ou mesmo The Daily Show. No entanto, há outro lado que é um pouco menos útil, onde as pessoas postam sites troll você e não deixá-lo entrar na piada por meio de reportagens falsas ou notícias falsas. Embora essas também possam ter um propósito eficaz, destacando a hipocrisia ou zombando da retórica de certas pessoas, também podem ser mesquinhas e destinadas apenas a ridicularizar pelo ridículo. Estar ciente de que essa é a intenção por trás de muito do que as pessoas postam online é útil para determinar qual é qual.

Estourar sua bolha de mídia social

À medida que você reúne amigos do meatspace (o mundo físico), bem como online, não é irracional ver que muitas vezes criamos uma espécie de bolha com o Pedidos de amizade nós dois buscamos e aceitamos. Nós queremos sentir seguro online associando-nos a pessoas que pensam como nós, que nos dão garantias. Se adicionássemos muitas pessoas das quais não gostamos, fazer logon no Facebook seria como um exercício de masoquismo, pois ficamos cada vez mais furiosos com as opiniões que parecem atacar nossa maneira de pensar. Isso é, claro, se eles realmente fazem ou não.

Isso pode levar a um fenômeno chamado viés de confirmação onde as idéias que discutimos com as pessoas que geralmente concordam com nossa própria opinião irão apoiar nossos pontos de vista inequivocamente, sem desafiá-los por meio de debate ou discussão de um ponto de vista diferente. É uma prática totalmente compreensível, pois pode nos fazer sentir compreendidos em vez de alienados, mas pode ser perigosa em termos de compartilhando notícias falsas. Isso ocorre porque queremos acreditar e apoiar nossos amigos da mesma forma que gostaríamos que eles fizessem o mesmo por nós, então podemos aceitar as histórias que eles compartilham sem questionar.

Não estamos sugerindo que você perca amizades por causa de uma diferença de opinião (embora isso possa acontecer), mas é bom ter uma ampla gama de opiniões online para que você possa ter uma perspectiva melhor sobre o que está acontecendo, em vez de ver tudo sob uma luz enviesada.

Leia artigos inteiros

Uma maneira de impedir a divulgação de notícias falsas é realmente leia o artigo inteiro. Quer seja ou não uma piada, você pode não ser capaz de contar imediatamente, então, em vez de apenas reagir a ela, dê um pouco de atenção se você estiver realmente interessado na história. Um estudo da Universidade da Colômbia em 2016 descobriu que 6/10 artigos que foram compartilhados não foram realmente lidos. Isso nem prova se o artigo foi ou não lido depois de clicado. Como as métricas pelas quais os sites têm sucesso ou falham são parcialmente baseadas em ações, notícias falsas se tornam mais difundidas por muitas pessoas que não apenas não sabem que são falsas, mas nem mesmo sabem quais informações o artigo contém. Se você prestar atenção e não apenas reaja às manchetes, então você não apenas ficará longe de notícias falsas, mas também estará mais bem informado sobre o que realmente está acontecendo.

Como identificar notícias falsas no Facebook - Leia artigos inteiros

Report Fake News

Como a questão ainda está sem resposta sobre o que O nível de responsabilidade do Facebook será realmente, reportando notícias falsas pode ser a maneira mais ineficaz em nossa lista de impedir que ele se espalhe. No entanto, se uma notícia vai contra a do Facebook padrões da comunidade, então eles podem removê-lo e impedir que as pessoas leiam. O que constitui uma violação desses padrões é difícil de dizer, mas eles não permitem incitação à violência, discurso de ódio ou assédio, portanto, se um artigo se enquadrar em qualquer uma dessas categorias ou semelhantes, ele pode ser removido.

Responsabilidade pessoal e contextualização

O argumento para a responsabilidade do Facebook por qualquer político ou social conseqüência causada por notícias falsas é difícil porque as notícias não existiriam se as pessoas não quisessem lê-las. Se você leu este artigo até agora, provavelmente deseja ver alguns responsabilidade em como as notícias são relatadas. Essa responsabilidade se estende aos leitores individuais, portanto, não compartilhar, comentar ou mesmo clicar nessas notícias ajudará a interromper sua divulgação.

Ser crítico sobre o que as pessoas postam online e pensar sobre a história mais ampla será muito útil em um sentido geral. Esta última parte é contextualização, pensando em como tudo se conecta e questionando um argumento ao invés de simplesmente acreditar no que você lê. Isso também se aplica a sites de notícias mais legítimos, pois mesmo os melhores jornalistas nem sempre acertam. Sendo mente aberta e crítica é uma maneira saudável de lidar com a comunidade online e também de ajudar o indivíduo a não ser enganado por informações falsas.

Como identificar notícias falsas no Facebook - Responsabilidade pessoal e contextualização

Nem todo mundo tem problemas com notícias falsas, mas é importante considerar seu efeito e possível valor. Há também um diferença entre opinião e notícias falsas, então, em países que reivindicam o direito à liberdade de expressão, você não deve ser capaz de censurar as pessoas por espalharem uma opinião, concordando ou não com ela. Espalhar mentiras, boatos e informações falsas é outra questão.

Você acha que notícias falsas não são um problema ou você acha que pode ser ter um efeito negativo nas redes sociais espaços? Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo.

Se você quiser ler mais sobre problemas de mídia social, consulte este artigo em Como Excluir Meu Instagram Permanentemente.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como detectar notícias falsas no Facebook, nós recomendamos que você visite nosso Internet categoria.

Como o Facebook sugere amigos se você não tem amigos em comum$ Como proteger melhor sua privacidade no Facebook$ Como saber se você foi silenciado no Facebook$ Como Pagar Pessoas Usando o Facebook Messenger$ Como aparecer offline no Facebook Messenger Android$ Como reativar sua conta do Facebook$ Como ver todas as suas sessões ativas no Facebook$ Como vincular minhas contas do Instagram e do Facebook$ Como criar uma pesquisa no Facebook$ Como entrar no Facebook sem que ninguém perceba$ Como saber o que as pessoas veem no meu perfil do Facebook$ Como proteger minha foto de perfil do Facebook$ Como lidar com um escorpião zangado$ Como fazer uma mulher te notar$ Como se tornar uma modelo de fitness do Instagram$ Como postar um GIF nos comentários do Facebook$ Como descobrir quem excluiu você no Facebook usando o novo aplicativo$ Como você habilita a verificação ortográfica no Facebook$ Como evitar o consumismo excessivo$ Como desinstalar o Facebook Messenger no iPhone e Android$ Como detectar notas falsas de euro$