Quais são os usos práticos da paleontologia

Quais são os usos práticos da paleontologia

A paleontologia é um campo científico que se preocupa com o estudo da vida. Não apenas abrange um passado interessante, mas também um futuro esperançoso e mais intrigante. Algumas pessoas acreditam que esteja relacionado ao estudo dos combustíveis fósseis, mas na realidade é mais rico e mais impregnado. É uma combinação de vários estudos, incluindo geologia, biologia, arqueologia, antropologia, ecologia e também ciência da computação. Com a aplicação de computadores, diagramas e ilustrações mais dramáticos e precisos podem ser criados, que são posteriormente estudados e analisados ​​para obter uma melhor compreensão dos fósseis. Com o estudo dos fósseis em relação a todos esses campos, leva-se a uma compreensão da origem e destruição dos organismos e processos de vida. Leia este artigoHOWTO para descobrir quais são os usos práticos da paleontologia, onde esta ciência se aplica e como ela pode beneficiar a humanidade.

Você também pode estar interessado em: Quais são as extremidades do corpo

Compreender diferentes aspectos da vida

Fósseis são restos de animais, plantas, bactérias, fungos e outros seres vivos que são preservados nas rochas ao longo do tempo. Na paleontologia, esses restos fósseis são usados ​​para a compreensão de diferentes aspectos de organismos vivos e extintos. Assim, um dos principais usos práticos da paleontologia é que fósseis podem fornecer informações significativas sobre o meio ambiente e a vida de um organismo. Por exemplo, assim como os anéis de árvores, os anéis de concha de ostra também denotam um ano de vida. Ao estudar um fóssil de ostra, um paleontólogo pode descobrir quanto tempo essa ostra viveu e quais eram as condições em seu entorno. Se as condições fossem favoráveis, a ostra teria crescido rapidamente e seus anéis deveriam ser mais grossos. Anéis mais finos denotam luta pela sobrevivência.

Estimando a vida dos organismos

A paleontologia pode ser usada para descobrir como os organismos evoluíram e mudaram ao longo do tempo. Rochas nas quais os fósseis são preservados formam camadas horizontais, em que a camada superior é mais jovem do que a camada abaixo dela, e o processo continua até chegar ao fóssil. Se o fóssil for preservado entre duas camadas, então pode-se saber exatamente que a idade do fóssil está entre essas duas idades. Esta estimativa da idade do fóssil também pode ser usada para restringir as datas de linhagem, criando assim uma árvore genealógica dos organismos. Com esta estimativa, pode-se ter uma ideia de quanto tempo o último ancestral viveu e quando.

Quais são os usos práticos da paleontologia - estimando a vida dos organismos

Descobrir o comportamento dos organismos

Outro do usos práticos da paleontologia é que pode ser usado para descobrir o comportamento de certos organismos também. Segundo os paleontólogos, acredita-se que os hadrossauros vivam em grandes rebanhos. Esta hipótese foi feita depois de encontrar cerca de 10.000 esqueletos em um único local, sugerindo que esses organismos eram sociais no comportamento e gostavam de viver em grupos. Como certos organismos ficaram presos com algum material alimentar em sua boca, os paleontólogos podem deduzir o que esses organismos comiam e como. Se algumas bolhas de ar ficarem presas dentro do fóssil, o paleontólogo pode analisar a química do ar naquele momento e saber se houve alguma mudança atmosférica ou erupções vulcânicas nas proximidades.

Paleontologia e a indústria do petróleo

Desde estudos[1] em meados do século XX mostrou como a paleontologia pode auxiliar na descoberta de petróleo, este setor econômico tem utilizado o conhecimento da paleontologia para encontrar fontes de petróleo. O subcampo de micropaleontologia, que estuda pequenos fósseis como organismos unicelulares e outros seres microscópicos, é capaz de determinar o tipo de fósseis que precisam ser encontrados para saber se o local é bom para encontrar petróleo.

Quais são os usos práticos da paleontologia - Paleontologia e a indústria do petróleo

Onde se aplica a paleontologia?

A paleontologia é um amplo ramo que se aplica em cfaculdades, universidades, museus, indústrias e pesquisas geológicas. É por isso que gostaríamos de mostrar onde o conhecimento mencionado acima se torna um uso prático.

  • As aulas de ciências da terra são ministradas em escolas secundárias e faculdades para ensinar os alunos sobre ciências geológicas e aplicações
  • Pesquisas originais são realizadas para beneficiar empresas de setores como petróleo, mineração, extração de petróleo, infraestrutura, arqueologia, etc.
  • As empresas de petróleo empregam paleontólogos para trabalhar em microfósseis e recuperar fósseis de rochas durante a escavação de poços de petróleo. Ao estudar esses fósseis, sua idade, sobrevivência e comportamento podem ser estimados em grande medida.
  • Os museus também empregam paleontólogos para trabalhar como cientistas pesquisadores. Esses profissionais trabalham com coleções de fósseis, visitam campos e publicam suas pesquisas para ajudar no entendimento das ciências da vida. Alguns museus também realizam programas educacionais e exposições para transmitir conhecimento e conscientização
  • Paleontólogos são empregados em levantamentos geológicos federais e estaduais para trabalhar em equipes e resolver problemas relevantes para o país ou estado
  • Os paleontólogos podem ajudar os geólogos a identificar fósseis, estudá-los e obter uma melhor compreensão dos recursos disponíveis

Se você quiser ler artigos semelhantes a Quais são os usos práticos da paleontologia, nós recomendamos que você visite nosso Aprendendo categoria.

Referências
  1. http: // arquivos.páginas de dados.com / data / sepm / journals / v01-32 / data / 013/013003/0105.htm?doi = 10.1306% 2FD42691AC-2B26-11D7-8648000102C1865D
Bibliografia
  • Howe, Henry V. "Uso da paleontologia pela indústria do petróleo." Jornal de pesquisa sedimentar 13.3 (1943).