Como verificar o nível de umidade em sua casa
Contente

A umidade do ar é muito importante por razões que podemos ver e não ver. A maioria deles, no entanto, podemos sentir. Se você tem umidade muito alta em sua casa, então você verá condensação contra as janelas. Um pouco de umidade ao redor das armações pode não parecer um incômodo, mas significa que sua casa está pronta para a propagação de bactérias. Pode ser na forma de mofo que deixa manchas nas paredes, estraga móveis e pode tornar as roupas inutilizáveis. Além disso, pode ajudar a espalhar infecções bacterianas que realmente o deixam doente. Por outro lado, umidade muito baixa também não é bom para você. Isso pode causar pele seca, garganta inflamada e até mesmo a proliferação do terrível vírus da gripe. É por isso que nosso oneHOWTOguide sobre como verificar o nível de umidade em sua casa é tão útil.
Sinais de umidade em sua casa
A pesquisa sugere que o nível de umidade ideal em sua casa deveria ser algo entre 35% - 45%. Algumas fontes sugerem que pode ser tão baixo quanto 30% ou tão alto quanto 50%. Ter o nível ideal de umidade ajudará a promover a saúde geral, manterá sua propriedade em boas condições e fornecerá um nível de conforto ideal.
A umidade está muito alta em sua casa
Se o nível de umidade em sua casa for muito alto, existem alguns sinais indicadores. O primeiro é a condensação óbvia contra suas janelas. Você verá gotas de água escorrendo pelo interior das janelas de sua casa indicando alta umidade. Este é um problema particular nas regiões de clima frio. Lá você precisa se aquecer por dentro, enquanto o tempo lá fora é muito frio. Como o ar quente retém a água melhor do que o frio, a umidade interna é coletada e espalhada pela casa. Embora vá para as suas janelas e cause condensação, também vai para todas as partes invisíveis da sua casa. Vai para paredes, gesso e madeira. Com o tempo, isso pode levar a dano estrutural incluindo vigas de suporte de madeira apodrecidas e desabamento do teto. Isso sem falar no cheiro que a alta umidade pode fornecer. À medida que o mofo se espalha, ele pode entrar em materiais como cortinas e roupas. Você pode ter que jogar fora um guarda-roupa ou fazer com que as roupas preciosas se tornem tão fedorentas que você não poderá mais usá-las.
Ficar de olho em membros da família e sua saúde. Se as alergias aumentarem, pode ser um sinal de umidade muito alta. Se os resfriados forem excessivos ou constantes, pode ser que sua casa esteja repleta de bactérias prosperando na alta umidade. Nariz escorrendo e fungando significam alta umidade.
A umidade está muito baixa em sua casa
Se a umidade em sua casa for muito baixa, isso também pode causar problemas estruturais. Este é particularmente o caso com madeira. Se você tiver tábuas de madeira, isso pode fazer com que as tábuas deformem e não se encaixem mais corretamente. Se você tem móveis de madeira, então ele também pode deformar e as juntas podem se soltar se a umidade for muito baixa. Isso pode ser muito triste se você tiver alguns móveis herdados ou antigos que, de outra forma, teriam durado muito mais.
Verifique também a saúde dos habitantes da casa. Se os sintomas da gripe persistem, então é mais provável devido à baixa umidade. Estudos têm mostrado que o vírus da gripe se sai bem neste ambiente, tornando sua situação muito pior. A falta de umidade no ar pode causar garganta seca (faringite estreptocócica), tosse irritante e problemas nos seios da face. O efeito de secagem também pode tornar sua pele e olhos muito mais secos, tornando-os irritáveis e levando à psoríase.

Como verificar a umidade em sua casa - faça você mesmo
A melhor maneira de verificar o nível de umidade em sua casa ou casa é com um higrômetro (veja abaixo). Se você quiser encontrar uma maneira de verificar a umidade sem um higrômetro, temos outra opção. Podemos calcular a umidade de uma sala tomando tanto o "molhado" e "seco" temperaturas. Para fazer isso, você precisará de dois termômetros. Um será apenas um termômetro regular e o outro será um termômetro regular com um pedaço de algodão embebido em água cobrindo o bulbo. O bulbo é a extremidade esférica do termômetro que contém mercúrio e geralmente é vermelho. Certifique-se de que os dois termômetros são mantidos no mesmo lugar para medir a umidade corretamente.
Para verificar o nível de umidade, deixe os dois termômetros por pelo menos 3 horas. Enquanto um termômetro simplesmente registra a temperatura da sala, o outro será afetado pela umidade. Se a umidade for baixa, o algodão secará mais rapidamente, pois a umidade evapora no ar. Quando isso acontecer, a temperatura lida no termômetro irá diminuir. Se a umidade for alta, então a água vai levar menos tempo para evaporar e a leitura da temperatura será mais alta.
Para calcular a umidade relativa, precisamos usar um gráfico de umidade relativa que fornecemos abaixo. Faça a leitura da temperatura seca e siga-a ao longo do eixo Y (o vertical à esquerda). Subtraia a diferença de temperatura entre o bulbo seco e o bulbo úmido. Conte ao longo do eixo X (o horizontal ao longo da parte inferior) a diferença do número de graus. Lembre-se de que você precisa incluir zero em sua contagem. Se a diferença de temperatura entre os dois termômetros for zero, significa que a umidade é 100%. Este é o ponto em que o ar não consegue reter mais umidade, o que significa que nenhuma água evaporou do algodão encharcado. Se você tiver 100% de umidade, será muito desconfortável. Se você suar, o ar não será capaz de absorver sua umidade, então você permanecerá úmido e desconfortável.
Para dar um exemplo, se a temperatura no termômetro seco lê 24 ºC e o termômetro úmido lê 20 ºC, o diferença de temperatura é 4 ºC. Conte ao longo do eixo X a partir de 24 no eixo Y dessa forma; "zero, um, dois, três, quatro". O quadrado em que você acaba é "69". Isso significa que a umidade relativa da sala é de 69%.

Dicas para verificar o nível de umidade em casa - faça você mesmo
Os dois termômetros configurados são um versão caseira de algo chamado de psicrômetro. Você pode comprar versões eletrônicas que farão esses cálculos simples e leituras de gráficos automaticamente. Se estiver usando nossa configuração de dois termômetros DIY, você pode tornar o processo mais rápido. A primeira maneira é amarrar os dois termômetros a um pedaço de corda. Certifique-se de que estão bem amarrados e que o algodão embebido está preso com segurança. Você pode precisar fazer isso com um elástico. Balance os dois termômetros no ar por cerca de 5 minutos (pode parecer muito tempo, mas é mais rápido do que esperar 3 ou mais horas). O movimento fará com que a água evapore mais rapidamente e fornecerá uma leitura mais rápida da umidade relativa do ar.
A outra maneira de tornar mais rápida a verificação da umidade relativa é ainda mais fácil. Coloque um ventilador na frente dos dois termômetros e ligue-o. O ar soprado pelo ventilador funcionará de maneira semelhante a balançá-los no ar. O mais rápido maneira, no entanto, será comprar o psicômetro eletrônico que mencionamos antes.
Você também pode testar a umidade da sua casa de uma forma mais geral e menos precisa. Basta colocar um copo com cubos de gelo na sala que deseja verificar e deixá-lo lá por cerca de 3 minutos. Saia da sala enquanto espera, pois o calor do seu corpo pode afetar o que acontece com o vidro. Quando você voltar, dê uma olhada no vidro. Se houver gotículas de condensação na lateral, então a umidade é boa. Caso contrário, está muito seco e pode ser necessário investir em um umidificador. Este processo não funciona em uma cozinha ou banheiro, pois a umidade nesses quartos está sujeita a muita variabilidade.

Verifique o nível de umidade em sua casa - usando um higrômetro
Um higrômetro é um dispositivo que mede a umidade do ar automaticamente, mas funciona de uma maneira diferente de um psicrômetro. Existem dois tipos principais de higrômetro - analógico e digital. Um higrômetro analógico terá um display do tipo relógio com ponteiros apontando para o nível de umidade relativa entre 0% e 100%. O higrômetro digital usará um display de cristal líquido para dar a mesma leitura.
Você provavelmente precisará calibrar seu higrômetro antes de usar. Esta é uma etapa importante para que você possa testar sua precisão. Como a maioria dos dispositivos, Você recebe o que você paga. Um higrômetro barato lhe dará níveis menores de precisão em comparação com um dispositivo mais profissional (e caro). Para calibrar seu higrômetro, misture meia xícara de sal com um quarto de xícara de água até que o sal tenha a consistência de neve em pó. Coloque o higrômetro e o sal úmido em um saco zip-lock, mas tenha cuidado não derramar o sal no higrômetro ou pode danificá-lo. Sele e deixe fora da luz solar direta em uma área com temperatura constante por várias horas (geralmente em torno de 12). Após este tempo, seu higrômetro deve ler 75%. Se for 65%, significa que está 10% de desconto. Reajuste o ponteiro do higrômetro para que ele leia 75% e você estará pronto para ir.
Há uma peça de arte folclórica maravilhosa que é usada para medir o nível de umidade em sua casa. Uma estufa determina a umidade pela expansão ou contração de uma mecha de cabelo ou às vezes categute. Quando a umidade muda, o cabelo se contrai (quando o ar está seco) ou se expande (quando o ar está úmido) o que move duas figuras que estão alojadas em uma pequena cabana alpina (semelhante a um relógio cuco). Se a figura feminina sair de casa será ensolarado e seco e vice-versa para o homem. Isso funciona em um forma semelhante aos higrômetros, mas os resultados costumam ser muito menos precisos.

Se você tiver qualquer problema ao tentar verificar o nível de umidade em sua casa, sinta-se à vontade para nos contar sobre eles nos comentários abaixo.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Como verificar o nível de umidade em sua casa, nós recomendamos que você visite nosso Manutenção e segurança doméstica categoria.