Por que o atum-rabilho está em perigo?

Por que o atum-rabilho está em perigo?

Bluefin são as maiores espécies de atum e também as mais ameaçado. Existem três espécies de atum rabilho: Atlântico, que é o mais ameaçado, Pacífico e Sul. Nos últimos anos o população de atum rabilho despencou fortemente, principalmente devido aos métodos de pesca. A situação da espécie é crítica e está classificada como criticamente em perigo pela IUCN. Leia este artigo para descobrir por que o atum rabilho está em perigo e como você pode salvá-los.

Sobrepesca como principal causa do declínio das populações

A sobrepesca é a primeira e mais perigosa razão pela qual o atum rabilho está em perigo. Em 1950, cerca de 660.000 toneladas de atum foram capturadas. Hoje o número aumentou para mais de 7 milhões de toneladas. Entre essas toneladas de atum capturado não existe apenas o atum rabilho, mas também outras espécies de atum, como o albacora, o gaiado e o atum voador.

O atum rabilho, no entanto, é o maior da espécie e o que leva mais tempo para se reproduzir. Esta espécie de atum tem sido tão sobrepesca que agora eles não podem se reproduzir rápido o suficiente para substituir as populações que estão sendo capturadas. Em outras palavras, mais atum rabilho são pescados do que nascidos.

Usando métodos de pesca que não são sustentáveis

Nenhum problema de sobrepesca teria acontecido se o métodos de pesca certos sempre foi usado. Hoje em dia um método de pesca muito comum usado para pegar atum é palangre. Este método consiste em uma linha que pode ter até 3.000 anzóis com isca e ter 50 milhas (80.5 km) de comprimento. Esta linha atinge profundidades de 492 pés (150 metros), que é a profundidade em que o atum rabilho costuma nadar. O problema com esse método é que ele não captura apenas espécies de atum, incluindo o atum rabilho, altamente ameaçado de extinção, mas também captura muitas outras espécies de animais ameaçadas de extinção como tubarões, tartarugas marinhas, golfinhos e baleias.

O palangre é um método de pesca não seletivo altamente perigoso não só para espécies de atum, mas também para outros animais marinhos. Você deve evitar qualquer peixe que tenha sido capturado usando este método.

Por que o atum rabilho está em perigo - usando métodos de pesca que não são sustentáveis

Podemos comer atum rabilho?

Você deve evite comer atum rabilho a todo custo. Além de ser altamente ameaçado, o atum rabilho está no topo da cadeia alimentar, o que significa que ele come outros peixes. Isso faz com que geralmente o atum rabilho contenha grandes quantidades de mercúrio, o que os torna perigosos para a saúde humana.

Existem outras espécies de atum que podem ser consumidas se forem capturadas com métodos ambientalmente responsáveis ​​e estiverem disponíveis em supermercados e peixarias.

Outros tipos de atum que não estão criticamente ameaçados são gaiado, albacora e Albacora. Mesmo que essas espécies de atum não sejam tão ameaçadas de extinção como o atum rabilho, você só deve comprar aqueles que foram capturados usando métodos de pesca ambientalmente responsáveis, tal como pólo e linha e linha de mão.

Como saber qual atum foi capturado com responsabilidade

Pólo e linha e linha de mão os métodos de pesca são bons não só para o meio ambiente, mas também para a sociedade. Esses métodos requerem muitos pescadores qualificados, o que contribui para o emprego. Além disso, esses métodos são altamente seletivos, o que garante que o estoques de atum serão protegidos e ao mesmo tempo nenhuma outra espécie será capturada.

Por que o atum rabilho está em perigo - como saber qual atum foi capturado com responsabilidade

Você pode fazer a diferença

Você deve evite comer atum rabilho mas isso não significa que você não pode mais comer atum. Você pode comprar a vara e a linha capturadas albacora, gaiado e atum voador e aproveite este peixe com responsabilidade. Se você comprar Atum enlatado, o método usado para pegá-lo deve ser escrito nele. Desconfie das marcas que não incluem muitas informações nas latas, como o método de pesca ou de onde vem, pois isso pode indicar que o atum que você está segurando não foi pego com responsabilidade.

O atum é um peixe muito saboroso e consumido com responsabilidade pode ser perfeito para muitos pratos. Se você quiser algumas idéias, você pode verificar esta receita em como fazer berinjelas com recheio de atum.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Por que o atum-rabilho está em perigo?, nós recomendamos que você visite nosso Comida & bebida categoria.