Tipos e características de nuvem
Contente

Para aprender sobre os diferentes tipos e características de nuvem, você deve prestar atenção à forma, tamanho, cor e formação da nuvem para identificar que tipo de nuvem é. A formação de diferentes tipos de nuvens depende da velocidade da corrente de ar ascendente. A formação de nuvens pode ser classificada como baixa, média, alta e vertical. Continue lendo este artigo para conhecer todos os tipos e características de nuvem.
Classificação de nuvem
Para aprender sobre os tipos e características das nuvens, você deve primeiro saber que as nuvens são classificadas como cúmulos e estratos. Nuvens cumulus se originam em fortes correntes de ar ascendente. A superfície da base é plana e a parte superior tem a forma de uma bola de algodão. O estrato ou nuvens estratocúmulos são formados quando a atualização é muito fraca. Eles se espalham uniformemente pelo céu, sem formar uma forma específica.

Tipos de nuvem por forma
Se você conhece a forma das massas de nuvens, seus tamanho e a camada atmosférica onde eles estão localizados, você pode ter uma ideia do tipo de precipitação que ocorrerá, bem como a intensidade.
Nuvens baixas
Em primeiro lugar, vamos dar uma olhada nos tipos de nuvem que são pequenos:
Nimbostratus
Eles se parecem com uma camada uniforme de cinza escuro com vários graus de opacidade. Muitas vezes é possível observar uma aparência ligeiramente estriada correspondendo a vários graus de opacidade e variações de cinza. Normalmente são nuvens de chuva na primavera e verão e nuvens de neve no inverno.
Estratocumulus
Eles têm formas largas e onduladas que lembram cilindros alongados e podem produzir grandes bancos de nuvens. Essas nuvens têm áreas com diferentes tons de cinza. Nuvens estratocúmulos raramente trazem chuva, exceto quando se tornam nimbostratus.
Stratus
Eles têm a aparência de um banco de névoa cinza sem uma forma visível, definida ou consistente. Eles exibem manchas com variações de opacidade e diferentes tons de cinza. Durante o outono e inverno, as nuvens estratos podem permanecer no céu o dia todo, dando ao céu uma aparência sombria. Durante a primavera e início do verão, aparecem ao amanhecer e se dispersam ao longo do dia, indicando bom tempo.

Nuvens médias
A seguir, vamos aprender sobre os tipos de nuvem de tamanho médio:
Altocumulus (AC)
Um altocumulus é um manto de nuvens de grande extensão horizontal, composto por nuvens individuais com forma pouco vertical, que podem cobrir todo o céu. Embora existam lacunas onde o céu, o sol ou a lua podem ser observados. As nuvens que formam esta camada são geralmente cinza, mas às vezes podem alternar com uma cor esbranquiçada e podem ser separadas umas das outras. Eles costumam formar um padrão que se parece com uma parede de tijolos. A maioria das pequenas lâminas (placas) que formam nuvens altocumulus tem uma largura aparente entre 1 e 5 graus. Eles são conhecidos popularmente como "nuvens de ovelhas". Eles podem ser iridescentes e com uma coroa solar ou lunar que ajuda a diferenciá-los das nuvens estratocúmulos. Tamanho da formação: A base é normalmente cerca de 3.000 metros, (9.843 pés.), mas pode variar entre 2.000 e 6.000 metros (6.562 e 19.686 pés.). Formação: Consiste em gotículas de água e pode conter cristais de gelo, mesmo em temperaturas muito baixas. Condições meteorológicas: não produzem precipitação, mas geralmente indicam uma mudança clara no clima, indicando a chegada de uma tempestade iminente se aumentarem ou aparecerem junto com nuvens altostratus. Voltar para o menu rápido da nuvem
Altostratus (COMO)
Um altostratus é um manto de nuvens cinzentas ou azuis, com uma camada uniforme de aparência estriada e fibrosa. Cobrindo total ou parcialmente o céu e com partes finas o suficiente para revelar o sol pelo menos moderadamente, como se através de um vidro fosco. Não há fenômeno halo e é o que o diferencia das nuvens cirrostratus. A característica do altostratus é a uniformidade de sua parte inferior, dando a aparência de um enorme lençol ou tenda, estendendo-se de horizonte a horizonte. Raramente tem orifícios, mas sempre difere na espessura. Se não cobrir completamente o céu, geralmente tem um lado reto com uma borda bem aparada e, abaixo, há cúmulos.Tamanho da formação: Sua base é entre 3 e 4 Km.(1.9 e 2.5 mi.) de altura e pode ter até 7.000 m (22, 966 pés.). Sua espessura pode variar de vários quilômetros.Formação: Por terem uma forma vertical, consistem em várias partes. A parte inferior é composta por gotículas de água, o meio também possui gotículas de água, mas pode conter cristais de gelo e flocos de neve, enquanto a parte superior é composta por cristais de gelo. Condições meteorológicas: Produzem precipitação na forma de chuva ou neve, geralmente contínua, mas não muito intensa. Voltando às descrições da nuvem
Nimbostratus (NS)
São nuvens de chuva por excelência, com uma camada uniforme de grande formato horizontal e formato moderado vertical, cinza escuro com aspecto nebuloso e podem ocupar todo o céu e ocultar completamente o sol. Eles geralmente cobrem todo o céu, dando uma aparência triste e sombria. Eles não têm contornos e forma quando está chovendo ou a chuva é iminente e, em ambos os casos, a superfície inferior da nuvem é tão mal definida que pode ser considerada inexistente. Este tipo de nuvem está próximo ao altostratus, diferenciando-se deles por ser mais grosso com uma base que geralmente é mais baixa, dando-lhe um aspecto mais ameaçador. É a mais espessa das nuvens estratificadas, estendendo-se da base das nuvens baixas ao topo das médias. Além disso, quando cobrem completamente o céu, nenhuma outra nuvem média está presente, embora quase sempre haja nuvens baixas presentes. Tamanho da formação: sua formação de base ocorre em alturas muito diferentes, de modo que podem ser consideradas uma nuvem baixa e média. Possui uma espessura maior do que no caso das nuvens altostratus e pode atingir 4 Km (2.5 mi). O processo de formação das nuvens nimbostratus é um véu de nuvem mais espesso e mais alto. Às vezes, no entanto, esse fenômeno não pode ser observado devido à baixa cobertura de nuvens, por exemplo, de nuvens estratos. Formação: Consistem em gotículas e gotas de chuva e, dependendo da época do ano e do seu desenvolvimento vertical, também podem conter cristais de gelo

Nuvens altas
Aqueles tipos de nuvem que são mais altos do que outros também têm sua própria classificação.
Cirrus (Ci)
Nuvens separadas que são brancas com filamentos delicados ou estão em bancos. Ou eles podem estar em tiras estreitas que são completamente brancas ou uma cor predominantemente branca. Essas nuvens têm uma aparência delicada e sedosa ou brilhante e fibrosa. Nuvens cirros na atmosfera superior revelam a presença de umidade e podem indicar a chegada de uma tempestade ou frente quente. Altitude máxima: 10-11 km (6.3 a 6.9 mi).
Cirrocumulus (Cc)
Um banco ou manto delgado ou camada de nuvens brancas sem sombreamento, composto por elementos muito pequenos na forma de grãos, ondas, etc. Eles podem ser conectados ou não, e ter uma forma mais ou menos uniforme. A maioria dos elementos tem um diâmetro aparente de menos de um grau. Eles são sinais de correntes de jato e turbulência. Essas nuvens indicam instabilidade atmosférica e podem significar uma tempestade que se aproxima. Altitude máxima: 9-10 km (5.6 a 6.3 mi).
Cirrostratus (Cs)
Um véu de nuvem transparente, fino e branco, que é fibroso (como cabelo) ou pode ter uma aparência lisa, cobrindo total ou parcialmente o céu, com o sol ou a lua brilhando através. Eles não se movem rapidamente e geralmente produzem um fenômeno de halo (solar ou lunar). No entanto, sua presença muitas vezes pode indicar a chegada de uma tempestade ou frente quente. Altitude máxima: 9-11 km (5.6 a 6.9 mi).
Altostratus (Como)
Um manto de nuvem cinza ou azul, com uma camada uniforme de aparência estriada e fibrosa. Cobrindo total ou parcialmente o céu e com partes finas o suficiente para revelar o sol pelo menos moderadamente, como se através de um vidro fosco. É composto de gotas frias e cristais de gelo. Eles não formam halos e às vezes essas nuvens produzem granizo ou névoa, embora geralmente estejam em tal altitude que a precipitação evapora antes de atingir o solo. Altitude máxima: 8-9 km (4.5 a 5.6 mi).
Altocumulus (Ac)
Um banco, manto ou camada de nuvem branca ou cinza, geralmente sombreada, fofa, composta por lâminas (placas), massas arredondadas ou rolos na aparência e às vezes parcialmente fibrosas ou difusas, grudadas ou separadas. Eles formam o que é conhecido como "céu de paralelepípedos". Embora não sejam necessariamente indicativos de chuva iminente, essas nuvens indicam instabilidade atmosférica e possível granizo ou névoa. Altitude máxima: 7-9 km (4.4 a 5.6 mi).
Nuvens com formato vertical
Você já percebeu aqueles tipos de nuvens que não são horizontais, mas verticais? Aqui está o que suas características podem nos dizer.
Cumulus: Eles são grandes, com uma aparência maciça e sombras nítidas e quando estão entre o sol e o observador, eles são cinza. Eles têm uma base horizontal e no topo eles têm grandes saliências verticais como cúpulas ou torres com uma aparência semelhante a uma grande couve-flor. Os aglomerados correspondem a bom tempo com pouca umidade e pouco movimento vertical do ar. No caso de alta umidade e fortes correntes de ar, os aglomerados podem se tornar muito grandes para produzir tempestades e chuvas fortes.
Cumulonimbus: Têm um aspecto grande e maciço com uma forma vertical pronunciada que dá a impressão de falésias e cujos topos podem assumir a forma de um grande cogumelo. Eles também têm uma forma lisa ou ligeiramente fibrosa, onde diferentes tons de cinza ou azul celeste podem ser observados. Essas nuvens podem conter grandes cristais de gelo na parte superior. Nuvens cumulonimbus normalmente produzem tempestades intensas com granizo.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Tipos e características de nuvem, nós recomendamos que você visite nosso Aprendendo categoria.