Quais são as características da literatura para jovens adultos?
Contente

Você só precisa dar uma olhada em uma livraria, blogs voltados para a cultura ou listas de mais vendidos para encontrar o rótulo "Literatura YA". Se você está se perguntando o que significa YA, a versão curta é Literatura para jovens adultos: ficção escrita, publicada ou produzida e comercializada para pessoas de 12 a 18 anos.
Embora os jovens sempre tenham sido leitores, a literatura começou a ser comercializada diretamente para eles em meados do século XX. A literatura para jovens adultos, então, refere-se a um bastante recente demográfica e uma estratégia de mercado, não a um gênero, e sua definição mudará com o tempo. Fique conosco em para uma análise mais aprofundada quais são as características da ficção para jovens adultos.
O que é uma "Jovem adulto"?
Literatura para jovens adultos costuma ser usado para se referir à ficção voltada para adolescentes, ou seja, pessoas de 12 a 18 anos. No entanto, o rótulo cresceu para incluir o que é chamado "Literatura de grau médio", destinado a crianças mais velhas de 9 a 12 anos, e "Nova Literatura Adulta", destinado a jovens adultos de 18 a 30. Esses rótulos, no entanto, não são limites estáveis.
Para ver em qual categoria da literatura para jovens adultos um livro se enquadra, você pode dar uma olhada no idade do protagonista, que muitas vezes reflete o do público-alvo. O estilo e o tom da escrita também combinam idealmente com o público: a literatura para jovens adultos geralmente é ritmo acelerado e mais pesado no diálogo do que na descrição.
Na literatura realista para jovens adultos, o língua no diálogo tende a refletir a gíria adolescente. No entanto, os editores às vezes têm medo de palavrões, ou o autor pode estar um pouco fora de contato com o tempo.
Deve-se levar em consideração, porém, que os adultos constituem uma grande parte do público real da ficção para jovens adultos - até mais da metade.

Quem escreve literatura para jovens?
A ficção para jovens adultos é geralmente escrito por escritores adultos, embora o clássico de 1967 The Outsiders, por exemplo, foi publicado quando o autor S. E. Hinton tinha apenas 18 anos. No entanto, os autores de YA geralmente se envolvem com os leitores refletindo preocupações e experiências típicas de adolescentes. Há mais mulheres do que os homens que escrevem literatura para jovens adultos, e isso está de acordo com pesquisas que mostram que as meninas tendem a ler mais para se divertir do que os meninos.
Os livros para jovens adultos se tornam populares quando as preocupações dos adolescentes são abordadas sem falar baixo com eles - o narrador não deve soar como uma figura condescendente de autoridade. Um narrador envolvente que consegue se conectar com o público - saber a gíria não é necessariamente um requisito - e oferecer a eles uma história que eles possam identificar e se preocupar com é o maior sinal de um romance de sucesso para jovens adultos.
Com o tempo, as adaptações e o estabelecimento de prêmios de literatura para jovens adultos criaram um Cânone de ficção para jovens adultos - ou seja, uma lista de clássicos que são estudados na academia e parte do currículo escolar. Alguns dos livros mais famosos do cânone YA, como J. D. Salinger`s O apanhador no campo de centeio, não foram realmente destinados ou originalmente comercializados como Jovens Adultos, o que prova que categorias e rótulos como "Ficção para jovens adultos" não são estáveis.

Sobre o que é a literatura para jovens adultos?
Enquanto a ficção YA é diretamente relacionado aos interesses do adolescente, isso não significa que eles têm que refleti-los literalmente. Problemas familiares, relacionamentos ou pressão dos colegas não são necessariamente representados em ambientes de ensino médio, por exemplo.
Sempre houve narrativas de maioridade, em que um jovem adulto é iniciado na idade adulta por meio de uma experiência semelhante a um ritual, entrando em um novo contexto (como uma nova escola) ou por enfrentando um desafio e navegando sozinho pela primeira vez - pense Jane Eyre se tornando uma governanta e enfrentando a realidade do mundo no romance de Charlotte Brontë.
A literatura para jovens adultos freqüentemente lida com o desenvolvimento da sexualidade; A ficção LGBTQ YA cresceu muito nos últimos anos, não mais representando identidades não heterossexuais como uma luta a ser superada. Outro complexo questões de identidade, como classe, religião ou raça, também são encontrados na literatura YA.
Nas últimas décadas, a maioria das pessoas pensou em ficção realista ambientada na contemporaneidade quando eles encontraram o rótulo "para jovens adultos". No entanto, desde o boom de J. K. Rowling Harry Potter e o sucesso das franquias em torno de Stephenie Meyer Crepúsculo ou Suzanne Collins ` Jogos Vorazes, é claro que os romances mais recentes de jovens adultos são cruzamentos entre gêneros diferentes. As escolhas populares incluem fantasia e aventura, ficção científica, distopia ou romance paranormal.
Se não conseguirmos encontrar um único gênero representativo da literatura para jovens adultos, então, podemos dizer que a ficção YA é sobre os próprios jovens - os leitores e os personagens. Na verdade, a maioria dos romances de jovens adultos é escrita no narrador de primeira ou terceira pessoa próximo.
Como é o mercado de jovens adultos?
Tendo em conta o grande papel desempenhado por sites de redes sociais e tecnologia na vida dos adolescentes, e quão proficientes eles são em usá-los, é fácil entender como as novas estratégias de marketing se desenvolveram.
A literatura para jovens adultos é publicada em brochuras tradicionais, livros de capa dura e audiolivros, usando ferramentas editoriais como calculadoras de legibilidade e sinopses dos críticos nas capas - na verdade, as sinopses são frequentemente de outros autores do mesmo gênero. No entanto, o mercado tem prosperado com o desenvolvimento de e-books, que tornam a leitura de YA mais acessível.
O mundo da ficção para jovens adultos cresceu nos últimos anos; novo prêmios de prestígio foram criadas e as convenções temáticas com painéis de autores, críticos e fãs estão crescendo. O sucesso do cinema e da televisão adaptações tornaram a publicação de literatura para jovens uma opção muito lucrativa para os editores, e a fama de alguns autores cresceu.
Com o desenvolvimento de plataformas de redes sociais, comunicação entre leitores, editores e autores de jovens adultos está fluindo em todas as direções. Os jovens leitores e fãs são agora mais influentes do que nunca, começando seus próprios blogs, criando obras de fãs e envolver-se diretamente com os autores através de diferentes plataformas. Alguns escritores de ficção para jovens adultos, como John Green, têm enormes presenças nas redes sociais, e é muito comum que os autores tenham uma blog público em que falam sobre seu próprio processo de escrita.
Todos esses fatores contribuíram para a popularidade da literatura para jovens adultos, na qual os leitores desempenham um papel maior do que em outras formas de mídia populares. Se você quiser saber mais sobre quais são as características da literatura para jovens adultos, você apenas terá que começar a ler!

Se você quiser ler artigos semelhantes a Quais são as características da literatura para jovens adultos?, nós recomendamos que você visite nosso Graus universitários categoria.