O que um padre muçulmano é chamado?

Como é chamado um sacerdote muçulmano?

Os católicos têm padres, os judeus têm rabinos, os hindus têm pandits, mas o que são Líderes religiosos muçulmanos chamado? Ao contrário da maioria das outras religiões, a religião muçulmana não exige qualquer mediação de padres para orações e cultos, mas isso não significa que não haja clero no Islã. Existem certas figuras islâmicas que funcionam exatamente como os padres em outras religiões. Eles ajudam seus seguidores a entender sua religião e seus valores de uma maneira melhor. Em essência, eles agem como guias espirituais para os seguidores islâmicos. Isso não significa que não haja assistência prática também fornecida. Leia este artigo para descobrir como é chamado um padre muçulmano, junto com outras informações relevantes.

Você também pode estar interessado em: Qual é o significado do Ramadã

Necessidade de um sacerdote

A religião do Islã acredita no contato direto com Deus. Portanto, seus seguidores não requerem nenhum mediador humano. Seus padres não são realmente "padres", mas professores. Estas são as pessoas que são bem versadas no Alcorão e são chamadas de Hafiz. Eles também podem chamá-lo de Imam, que sabe muito sobre a religião e os valores islâmicos. Eles adquiriram esse conhecimento por meio de suas leituras e busca constante pelo conhecimento islâmico. Novamente, os muçulmanos não precisam de padres como mediadores entre as pessoas e Deus. Espera-se que cada indivíduo muçulmano viva uma vida equivalente a um pregador e demonstre humanidade para trazer à tona o que há de melhor neles.

Nomes diferentes dados a padres muçulmanos

Existem diferentes nomes dados a Padres muçulmanos, de acordo com seu nível de conhecimento e localização geográfica. Alguns dos mais comuns são:

  • Sheikh, Fazilatul Sheikh e Allamah: Os muçulmanos do continente árabe chamam seus sacerdotes de Sheikh, Fazilatul Sheikh e Allamah, de acordo com a ordem crescente de seus conhecimentos.
  • Maulana: No subcontinente sul asiático, eles os chamam de Maulana.
  • Faih, Muhtahid e Ayatullah: Os muçulmanos xiitas os chamam de Faih, Muhtahid e Ayatullah de acordo com a ordem crescente de seu conhecimento.
  • Imaam: Os sunitas os chamam de Imaam. Imaam é uma palavra árabe que significa um líder que fica na frente. Portanto, Imaam é o líder religioso que lidera as orações nas mesquitas, assim como os padres fazem nas igrejas.
  • Mulá: Os xiitas os chamam de Mullah, que significa literalmente professores e líderes religiosos. Semelhante a um sacerdote que estuda a Bíblia, um Mullah estuda o Alcorão e interpreta seu conteúdo para tornar o Islã mais claro. Eles lideram as orações congregantes e recitam o Alcorão durante o período divino períodos como o Ramadã. A maioria dos mulás também conclui a educação religiosa formal do Islã.
  • Sheik: Sheikh é um líder islâmico que aprendeu o Alcorão de cor e pode recitar versos e conselhos islâmicos sem a necessidade de qualquer referência. Embora os muçulmanos árabes possam chamar qualquer pessoa respeitada com mais de 50 anos de idade de xeque, este é um termo flexível e pode ser dado a qualquer indivíduo que tenha memorizado o Alcorão com experiência. Por causa de suas habilidades de conhecimento e interpretação, eles podem atuar como chefes de diferentes vilas religiosas, universidades e comunidades também.
  • Imaam Khatib: Os sunitas chamam seu sacerdote de equivalente Imaam Khatib. Imaam significa a pessoa que lidera uma oração congregacional e Khatib significa uma pessoa que prega sermões.
  • Allamah: Allamah é um título de prestígio dado aos maiores estudiosos dos valores, filosofia e jurisprudência muçulmanos. É usado por muçulmanos xiitas e sunitas.
  • Grand Imaam: Grande Imaam é aquele que detém a maior autoridade na religião islâmica sunita. Também chamados de Imaam ou Imaams, eles influenciam muito os seguidores das tradições Maturidi e Ashari. Eles acreditam que cada indivíduo será chamado por seu Imaam no Dia do Juízo.
  • Grande Mufti: O termo Grande Mufti é usado para se referir à autoridade máxima da lei da comunidade religiosa muçulmana sunita.
  • Muezim: Eles são uma pessoa que faz uma chamada para a oração, chamada adhan, para a oração de sexta-feira em uma mesquita. Eles também fazem a chamada para a oração por salat ou as cinco orações diárias. Algumas mesquitas têm minaretes especiais ou áreas designadas de onde o adhan deve ser feito. As grandes mesquitas têm uma pessoa especial designada para fazer essas chamadas, enquanto o próprio Imaam faz a chamada nas mesquitas menores.
  • Mujtahid: Esta é a pessoa que trabalha como intérprete de Hadith e do Alcorão, as escrituras do Islã. A interpretação é necessária para compreender e esclarecer a lei islâmica. Um Mujtahid pode trabalhar como um conselheiro para interpretar questões religiosas das comunidades muçulmanas locais, como em termos de divórcio, herança e outros.
  • Ulama: Ulama é um estudioso islâmico que entende os valores teológicos e práticos do Islã. Eles servem como professores religiosos, mas não necessariamente realizam orações e funções nas mesquitas. Eles percebem os problemas cotidianos com a perspectiva islâmica e muitas vezes também trabalham como juízes, professores ou advogados para os valores islâmicos.
  • Qadi: Qadi é o juiz muçulmano que é um especialista jurídico islâmico. Eles geralmente começam como um assistente de um juiz e se tornam Qadi com o tempo e experiência. Eles são especialistas jurídicos de alto escalão que podem declarar fatwas.

Não há nada no Alcorão (outra palavra para o Alcorão) para excluir mulheres dessas posições, embora alguns afirmem que é assim. Se você olhar para a história do Islã, então há muitos casos em que as mulheres assumiram papéis de liderança na religião. Infelizmente, muitas congregações mais conservadoras não permitem que mulheres assumam certas posições de liderança ou relegá-las a congregações exclusivamente femininas. Certamente, é mais comum encontrar homens nessas posições em muitos Comunidades muçulmanas.

Como é chamado um sacerdote muçulmano? - Diferentes nomes dados a padres muçulmanos

Autoridades religiosas muçulmanas

Visto que a religião do Islã não reconhece nenhuma fonte autorizada, ela carece da estrutura hierárquica que você veria em um Igreja Católica. Todo muçulmano pode interpretar o Alcorão da maneira que desejar. Se você não estiver satisfeito com a interpretação de um Imaam, você pode abordar outro Imaam, que pode lhe dar uma interpretação agradável. De certa forma, o Islã se torna uma religião mais democrática e igualitária. Só os extremistas muçulmanos aproveitam essa brecha para propagar suas perspectivas e ganhar influência.

Grande Sheik: Acredita-se que Al Azhar do Cairo seja o centro religioso mais importante da religião muçulmana sunita. Em operação desde 970 DC, também é talvez a universidade mais antiga do mundo ainda em funcionamento. Al Azhar tem o Grande Sheik, considerado a maior autoridade do Islã em todo o mundo. Suas opiniões e declarações sobre assuntos importantes são consideradas supremos, seja educação infantil, divórcio, controle de natalidade ou outros. O único problema é que essa pessoa é indicada pelo governo egípcio e a comunidade muçulmana como um todo nem sempre concorda com essa decisão.

Grande Mufti: Este é o 2nd classificação mais alta que ocupa um cargo no governo egípcio. Existe uma pesquisa islâmica & Casa Fatwa em Al Azhar, que deve se reportar diretamente ao Grande Mufti.

Grande Mufti Sheik Abdul-Aziz al-Sheik: Esta é a principal autoridade religiosa islâmica na Arábia Saudita. Ele chefia o Conselho de Ulemas, que é um órgão formado por acadêmicos islâmicos altamente qualificados. O conselho, junto com a aprovação do rei, seleciona os membros. Eles são considerados os líderes da moralidade islâmica e trabalham como guardiães da sociedade muçulmana. Por exemplo, eles emitiram uma Fatwa contra Pokémon, declarando que é contra a moral do Islã e é prejudicial à religião. Portanto, os pais muçulmanos devem alertar seus filhos contra este jogo.

Resumo

A religião islâmica não tem padre, pois acreditam na comunicação direta com Deus e não há necessidade de qualquer intermediário humano. Todo e qualquer muçulmano tem igual acesso a Deus, então NPR (sem necessidade de sacerdote). No entanto, existem certas figuras que têm uma melhor compreensão do Alcorão e podem mostrar melhor o caminho certo para os seguidores muçulmanos.

Alguns indivíduos autorizados também realizam orações nas mesquitas e dão declarações legais de acordo com Moral islâmica e ética. Certos cargos de autoridade são o Imaam, Sheikh, Mullah, Grand Imaam, Grand Mufti, Ulama e Qadi. Essas pessoas são os líderes da fé islâmica e governam sua comunidade de acordo com suas interpretações do Alcorão.

Se você quiser ler artigos semelhantes a O que um padre muçulmano é chamado?, nós recomendamos que você visite nosso Cultura & Sociedade categoria.