Como ser um ouvinte ativo

Como ser um ouvinte ativo

Acredite ou não, há muita diferença entre ouvir e simplesmente ouvir. Embora a audição possa ser explicada como uma atividade física realizada por um de nossos sentidos, ouvir em si é uma habilidade. Comunicar-se com outras pessoas é uma necessidade da vida e você não pode ser um bom comunicador se não for bom em ouvir. Embora todos desejem falar e expressar seus próprios pensamentos, é importante aprender a ouvir os outros. Ser um bom ouvinte é considerada muito eficaz na resolução de problemas, compreensão dos outros, construção e manutenção de relacionamentos, resolução de conflitos e melhoria da precisão. Líderes no trabalho que ouvem seus juniores tendem a gerenciar suas equipes com mais eficiência. vou te contar tudo que você precisa saber como ser um ouvinte ativo.

Você também pode estar interessado em: Como Aprender a Ouvir Melhor

Prestar atenção

Enquanto alguém está falando com você, a melhor coisa que você pode fazer é preste atenção neles. Filtrar qualquer distrações ou ruídos de fundo e tente entender o que a outra pessoa está dizendo. Focar nos padrões de fala e sotaque da pessoa também pode funcionar, pois pode ajudá-lo a entender melhor o ponto de vista da outra pessoa. Além disso, mantenha seus próprios sentimentos, preconceitos e pensamentos sob controle enquanto a outra pessoa está falando. Isso tornará mais difícil prestar atenção ao que a pessoa está tentando fazer você entender.

Faça contato com os olhos

A pessoa sentirá como se você não a estivesse ouvindo se você continuar examinando a sala, olhando para a tela do computador, olhando pela janela ou tocando os dedos no seu celular. Quando você repreende seu filho, costuma dizer `olha aqui enquanto estou falando com você`, mas a outra pessoa pode não ser capaz de dizer isso por cortesia. E acredite em mim, você seria capaz de ouvir a pessoa mais apropriadamente se olhar diretamente para ela em vez de olhar ao redor.

De acordo com especialistas, o contato visual é um dos ingredientes mais importantes para comunicação efetiva. Quando falamos com um amigo, amante ou colega, olhamos um para o outro e fazemos contato visual. Enquanto alguém estiver falando com você, vire o rosto na direção da pessoa, coloque de lado quaisquer livros, papéis ou telefone celular e olhe para eles, mesmo que não estejam olhando para você. A pessoa pode não ser capaz de olhar em seus olhos devido a sentimentos de vergonha, timidez, culpa ou incerteza. Mas você deve manter o foco e tentar encontrá-los com um olhar simpático.

Não interrompa

Nós somos ensinado desde a infância que nós não deve interromper alguém enquanto eles estão falando. Mas, à medida que crescemos, tendemos a esquecer essa etiqueta. Hoje, vemos uma série de programas de realidade e programas de entrevistas na TV onde os participantes brigam agressivamente e falam uns com os outros para ganhar uma discussão. Quando você interrompe alguém, significa que você pensa que é mais importante do que a outra pessoa. Você acredita que tem algo mais preciso, relevante e interessante para dizer e não liga para a opinião da outra pessoa. Em vez de interpretar isso como uma conversa, você está interpretando como um concurso que deseja vencer.

Não imponha sugestões e soluções

Cada pessoa tem uma maneira de pensar e falar diferente. Se você é rápido em pensar, a outra pessoa pode ter dificuldade em expressar seus sentimentos e você deve tentar diminuir um pouco o seu ritmo. Enquanto alguém está falando sobre um problema, não seja rápido o suficiente para chegar a uma solução perfeita. A outra pessoa provavelmente não está procurando seu conselho, a menos que ela o peça. A maioria das pessoas é capaz de descobrir suas próprias soluções e você pode ajudar a pessoa apenas por ouvi-la. Se sua mente está realmente cheia de uma brilhante sugestão, você deve oferecê-lo apenas perguntando gentilmente "Posso dizer o que penso?’.

Abre a tua mente

Ouça outra pessoa sem fazer qualquer julgamento, desaprovação ou avaliação. Se algo na conversa o assustou, você pode se sentir alarmado, mas não faça um julgamento de ‘isso foi estúpido’. Ouça a pessoa, mas não tire conclusões precipitadas. Uma vez que a pessoa está usando palavras para representar seus sentimentos ou pensamentos, as palavras às vezes não são adequadas. Você não pode sentir esses sentimentos ou pensamentos sem ouvir ativamente a pessoa.

Como ser um ouvinte ativo - Abra sua mente

Não termine o pensamento de outro

Às vezes, você pode sentir que a pessoa está falando muito devagar e você pode tentar acelerar o ritmo terminando suas frases. Ao fazer isso, você pode tirar a pessoa da base, porque ela estava seguindo sua própria maneira de pensar e você pode atrapalhar seu caminho.

Tente visualizar

Ouça as informações que a pessoa está comunicando e tente visualize a situação. Se você estiver totalmente alerta e focado, seu cérebro fará automaticamente o trabalho necessário para fazer uma representação visual da informação transmitida. Enquanto estiver ouvindo, não planeje o que vai dizer a seguir. Você não pode ouvir e ensaiar ao mesmo tempo. Concentre-se apenas no que a pessoa está dizendo a você. Mesmo que seja uma conversa chata, concentre-se no que a pessoa está dizendo. Se sua mente começar a divagar, force-se imediatamente a se concentrar de volta.

Não mude de assunto

Enquanto seu amigo está animado para lhe contar sobre a viagem à Índia, você entra com uma pergunta sobre o primeiro-ministro indiano e suas novas políticas e implicações. Isso leva facilmente a uma descrição da democracia indiana, sua luta pela liberdade, seus sistemas corruptos e estradas arriscadas. Antes mesmo de você perceber, a conversa muda para a Índia e a experiência indiana de seu amigo torna-se uma memória distante. Isto coloquial afronta é uma ocorrência comum.

Sua pergunta pode mudar totalmente o assunto da conversa e pode levar a lugares que não têm nada a ver com onde ela começou. Se uma de suas perguntas desviou a pessoa do caminho, é sua responsabilidade trazê-la de volta aos trilhos, trazendo de volta sua atenção para o tópico original. Se uma pergunta se esconde em sua mente, guarde-a para algum outro momento, pelo menos quando esta conversa terminar.

Ter empatia com o orador

Empatia é a chave da escuta ativa, pois a conexão que temos torna a conversa e os relacionamentos que temos mais fortes[1]. Esteja o palestrante expressando tristeza, alegria ou medo, tente transmitir sentimentos semelhantes por meio de suas expressões faciais. Para ter empatia, você precisa se colocar na situação dessa pessoa e sentir como seria se você estivesse lá no momento. Mas isso não é uma coisa tão fácil de fazer. Precisa de concentração e energia. Ter empatia com o orador é um generoso algo a fazer e leva sua comunicação a um nível totalmente novo.

Observe as pistas não verbais

Além de prestar atenção nas palavras da pessoa, tente perceber seu pistas não verbais também. Ao falar com um amigo pelo telefone, você pode ter uma ideia de como eles estão pela cadência e tom de voz. Um pequeno sorriso em seu rosto pode garantir que eles estão bem. Ao olhar para alguém cara a cara, você pode detectar facilmente seu tédio, irritação, entusiasmo, tristeza, alegria ou outras emoções. Não ignore essas pistas, pois as palavras são limitadas e podem transmitir apenas uma parte da mensagem inteira. Linguagem corporal é uma parte extremamente importante da comunicação e funciona nos dois sentidos. Vai ser difícil você ouvir se estiver deitado e nem mesmo olhando para a pessoa. Isso também fará com que a pessoa tenha mais problemas para se envolver com você enquanto fala.

Esses pontos são para você se tornar um ouvinte ativo, não para tornar-se um debatedor. Depois de ouvir alguém e ouvir o que ele tem a dizer, você estará em melhor posição para discutir com ele e abordar seus pontos de maneira mais clara. Também é importante lembrar que ouvir é diferente de concordar. Na verdade, ser um bom ouvinte ativo irá colocá-lo em uma posição melhor para se opor aos pontos de vista de alguém, bem como tornar a outra pessoa mais propensa a ouvi-lo. Isso ocorre porque você terá mostrado respeito a eles e eles serão mais propensos a retribuir o favor.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como ser um ouvinte ativo, nós recomendamos que você visite nosso Aprendendo categoria.

Referências