Como educar crianças com brinquedos
Contente

Se realmente pensarmos em todas as habilidades que nós, como seres humanos, precisamos aprender desde o nascimento até a idade adulta, o empreendimento parece quase impossível, pois o que precisamos tanto para o desenvolvimento saudável quanto para a autoproteção é tão vasto. Felizmente, somos animais intuitivos que aprendem em nossos primeiros anos, pegando informações de como interagimos com nosso ambiente. Para os pais, tornar este ambiente produtivo e estimulante é uma tarefa sem fim. Se queremos dar aos nossos pequenos o melhor começo de vida, devemos considerar todos os elementos de como nossos filhos vão crescer. Os brinquedos ajudam as crianças em tudo, desde desenvolvimento intelectual para a progressão social, então continue lendo para aprender como educar crianças com brinquedos.
Brinquedos educativos adequados para a idade
Nossa primeira consideração em como nós educar crianças com brinquedos deve ser o idade da criança. Se você já pegou um bebê, você sabe a necessidade de apoiar sua cabeça e pescoço. Isso ocorre não apenas porque eles costumam ficar fracos demais para manter a cabeça erguida por conta própria, mas também porque não conhecem algumas das leis básicas da física, como gravidade ou transferência de energia. As crianças mais velhas terão aprendido essas regras, então o que elas precisam de um brinquedo mudará.
- Para bebes: vai precisar de brinquedos educativos que vão estimular a compreensão da configuração do terreno, por isso chocalhos e móbiles são ótimos brinquedos para educar as crianças. Você precisa de brinquedos educativos que ajudem o bebê a diferenciar as cores, ver como o movimento funciona e ouvir os sons.
- Para crianças: os blocos devem ser usados o mais rápido possível, mas são particularmente úteis para crianças, pois ajudam a desenvolver a lógica, o espaço e as habilidades motoras básicas. Eles também começarão a usar mais as pernas, então vão querer escalar coisas e brincar com outras pessoas. Vagões e brinquedos de empurrar começam a se tornar mais importantes.
- Para pré-escola e acima: para alguns, escola e brincar são duas coisas incompatíveis, mas na verdade elas andam de mãos dadas. As crianças dessa idade precisarão começar a pensar em números e letras, então encontre brinquedos educativos que os incorporem em suas brincadeiras. Eduque as crianças com brinquedos que reproduzam sons e livros com forte visualização neste momento. Usar fantoches também oferece um grande bônus para os pais na forma de vínculo, pois eles associam sua presença a momentos felizes.

Tipos de brinquedos educativos
Existem quatro tipos principais de brinquedos, pois promovem tipos específicos de desenvolvimento. Estes são:
- Brinquedos físicos: estes incluem vagões, triciclos e brinquedos escaláveis. Eles ajudam a fortalecer os músculos que usamos no dia a dia e também nos ajudam a aprender técnicas importantes para a vida adulta, como cavar em uma caixa de areia nos ajudará a nos adaptar ao uso de ferramentas. Embora os brinquedos educativos físicos sejam bons, eles podem ser muito novos para andar de bicicleta.
- Brinquedos sensoriais: estes são os brinquedos educativos que nos ajudam a desenvolver os nossos principais sentidos do tato, paladar, olfato, visão e som. Brincar com bolhas, brinquedos com luzes que piscam e instrumentos musicais são ótimas maneiras de ajudar a melhorar a percepção dos sentidos. Play-Doh é particularmente bom porque ajuda a estimular o toque, a visão, o olfato e o paladar sem ser prejudicial para as crianças (não é tóxico se consumido).
- Brinquedos sociais: é assim que interagimos com outras pessoas, então jogos que você pode compartilhar, como chutar uma bola, e aqueles que usam a imaginação são ótimos. Esta última categoria inclui roupas, bonecos e carrinhos de brinquedo, o que ajuda a estimular as crianças a pensar sobre como elas interagem com o mundo ao seu redor.
- Brinquedos intelectuais: esses brinquedos educativos ajudam a estimular o lado criativo do cérebro de uma criança, usando tintas, argila e livros para encontrar um meio de comunicação e usar seu intelecto para resolver problemas intelectuais. Por exemplo, um brinquedo educacional como um livro requer uma habilidade intelectual maior do que um chocalho.

Eduque as crianças com aprendizagem personalizada
Mesmo que ainda esteja em um estágio de desenvolvimento, as crianças têm personalidades como qualquer outra pessoa. Trabalhar com essas personalidades, em vez de contra elas, será o melhor para uma adolescência saudável mais tarde, à medida que aprendem não apenas a habilidade intelectual, mas também auto-estima. Isso significa que mesmo que você ame música e queira que seu filho siga seus passos, forçar uma criança com pouco interesse ou aptidão a aprender seu instrumento favorito pode não ser útil. Descubra do que eles gostam e eduque sobre isso. Se eles foram feitos para ser um grande talento em algo em particular, na maioria das vezes será porque foram criados da maneira certa. Qualquer que seja a forma, depende de cada criança e haverá brinquedos educativos apropriados para ela.
Além disso, não confie em limites ultrapassados que podem não ser úteis para o crescimento da criança. Diferenças de gênero em brinquedos educativos (todos os brinquedos) não são tão importantes quanto alguns pensam, principalmente nos primeiros anos. Estudos têm mostrado que alguns brinquedos que são comumente considerados como masculino centrado, como brinquedos de construção e veículos, na verdade têm uma melhor qualidade de jogo quando usados por meninas. Ajude-os a explorar tudo de forma aberta e segura e eles encontrarão seu nicho eventualmente.
Muitas crianças encontrarão brinquedos educativos que desejam segurar mais do que outros, principalmente brinquedos de pelúcia e ursinhos de pelúcia. Essas podem ser ótimas ferramentas, pois ajudam uma criança a criar seus próprios meios de apoio e desenvolver o caráter. Eles também podem ser usados para ensinar lições e tornar as tarefas mundanas mais aceitáveis. O caráter que eles transmitem a seu amigo peludo também o ajudará a saber mais sobre seu filho.

Eduque as crianças com segurança
Isso parece ser óbvio, mas às vezes pode ser mais difícil, uma consideração que você pode pensar. É a razão pela qual quase todos os brinquedos educativos terão um guia de idade sobre eles, e.g. a partir de 3 anos. Brincar com bolhas é ótimo para o desenvolvimento sensorial de uma criança, mas confundir uma garrafa de solução de sabão com um copo com canudinho cheio de espuma não vai adiantar muito. Você terá que manter certos brinquedos fora do caminho e apenas deixá-los brincar quando supervisionado.
As crianças podem ficar mais ousadas à medida que crescem, mas às vezes experiências ruins podem atrapalhar seu desenvolvimento, pois associam coisas relativamente seguras a essas experiências. Use brinquedos educativos para ajudá-los superar obstáculos em qualquer um dos quatro principais tipos de desenvolvimento que os brinquedos podem melhorar. Um exemplo pode ser se eles caírem de um triciclo e não quiserem voltar, você deverá reintroduzir este brinquedo de volta em um estágio posterior.
Se você deseja incorporar a TV ao desenvolvimento da aprendizagem de uma criança (o que pode ser muito útil se usado com responsabilidade), certifique-se de auditar seus programas primeiro para garantir que o que eles estão consumindo é apropriado. Eduque-se enquanto educa crianças com brinquedos.

Tentativa e erro
É difícil dizer quais brinquedos serão melhores para o desenvolvimento educacional de uma criança, pois é um assunto muito pessoal. Siga seus instintos como pai e preste atenção aos pequenos hábitos eles se formam à medida que avançam em suas atividades lúdicas. Também é útil perguntar a outros pais o que eles podem estar fazendo na mesma área com seus filhos. Se um brinquedo estiver sendo usado de maneira inadequada, retire-o até que eles possam usá-lo de uma forma mais saudável ou substitua-o por algo mais adequado ao seu caráter e nível de crescimento.
Quando eles chegarem ao estágio em que podem expressar opiniões sobre suas preferências, pergunte a eles sobre isso e certifique-se de que eles querem jogar com eles pelos motivos certos (não apenas porque fulano de tal tem um). Aprender quais tipos de brinquedos funcionam melhor para seu filho depende tanto do que ele aprende quanto do que você aprende seja receptivo e têm seus melhores interesses no coração.

Se você quiser encontrar maneiras de ajudar seu filho a se desenvolver de outras maneiras além de apenas educar as crianças com brinquedos, consulte este artigo como ensinar seu filho a escrever o nome dele.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Como educar crianças com brinquedos, nós recomendamos que você visite nosso Ser mãe & Pai categoria.