Por que as sementes são tratadas antes da semeadura
Contente
- Métodos de tratamento de sementes
- Tratamento mecânico
- Tratamento de água
- Tratamento térmico a seco
- Tratamento químico
- Tratamento elétrico
- Razões para tratar sementes
- Controla a doença
- Torna a semeadura conveniente
- Facilita a germinação rápida
- Protege as sementes contra insetos e pragas
- Economiza dinheiro

Tratamento de sementes envolve a aplicação de produtos químicos às sementes, com o objetivo de fornecer-lhes propriedades inseticidas, fungicidas, nemotocidas e bactericidas. Por mais que seja incrível simplesmente colocar uma semente no solo e voltar uma semana depois para ver uma planta totalmente crescida, a natureza às vezes precisa de uma ajudinha. Os produtores não tratam apenas as sementes com produtos químicos. Existem outros métodos de tratamento mecânico, químico e elétrico projetados para tornar a semeadura, germinação e produção mais fácil ou mais rápida. Em termos de cultivo, o tratamento das sementes é muito importante. respostas `porque as sementes são tratadas antes de semear?`e ver como é ajuda a planta desenvolve.
Métodos de tratamento de sementes
Como mencionamos, existem várias maneiras em que sementes são tratadas. Cada método tem seu próprio propósito, mas alguns são mais eficazes do que outros. Saber qual é o mais eficaz não é fácil de dizer e muitas vezes depende do tipo de semente. Uma das principais razões para o tratamento de sementes é que algumas espécies de sementes, como o tremoço-de-folha-grande-peluda[1], são um tanto raros ou difíceis de encontrar para semear. O tratamento de sementes é planejado para garantir que suas sementes tenham a melhor chance de sucesso.
A palavra para certos tipos de tratamento de sementes é escarificação. A escarificação é quando a casca externa da semente é alterada para ajudar a semente em seu caminho para a germinação. A escarificação pode ser um pouco incorreta, pois não necessariamente abre a semente como aconteceria quando algo estivesse marcado. Em vez disso, é tratado, geralmente mecanicamente, termicamente ou quimicamente. No entanto, qualquer tipo de tratamento de sementes usado para estimular o crescimento é conhecido como escarificação. Aqui estão os principais tipos de tratamento de sementes:
Tratamento mecânico
Sementes em pequenas quantidades podem ser escarificadas cortando cada semente com uma faca ou fazendo um arranhão com uma lixa. Para sementes em grandes quantidades, elas podem ser trituradas com areia ou esfregadas contra uma superfície abrasiva. Esses métodos melhoram a germinação das sementes e as ajudam a crescer mais rápido. Eles podem precisar de mais tratamento. Quando as sementes são tratadas mecanicamente para testes, a palha da semente é removida e são lavadas antes que novos testes possam ocorrer.
Também há, sem surpresa, máquinas que são usadas para essas diferentes partes do processo de tratamento mecânico de sementes. Isso inclui limpadores de tela de ar que separam as sementes por tamanho, forma e densidade. Com o avanço da tecnologia, essas máquinas se tornam mais práticas, mas ainda existem algumas máquinas antigas que ocupam metade da sala. Os separadores de cilindro removem os detritos das sementes por meio de força centrípeta.
Tratamento de água
Algumas sementes podem ser cobertas com água quente e depois deixadas de molho por alguns dias. A temperatura é cuidadosamente regulada, entre 115 ºF e 125 ºF. A duração do tratamento pode variar. Este método de tratamento é eficaz para melhorar sua taxa de germinação e aumentar suas embebições. Infelizmente, mesmo quando uma pequena quantidade de semente está infectada, eles podem infectar o resto.
O tratamento de sementes com água quente é um dos métodos mais baratos de tratamento e é uma boa consideração para os produtores domésticos. É considerado bom para sementes de plantas como tomate, pimenta ou brássicas (repolho, brócolis, nabo, couve, etc.).
Tratamento térmico a seco
Neste método, calor seco de 60 a 80 ºC (140 a 176 ºF) é aplicado às sementes por até 24 horas, com o objetivo de aumentar sua embebição e melhorar sua germinação. No entanto, é necessário extremo cuidado, pois muita temperatura ou um período muito longo pode ser prejudicial para as sementes.
O tratamento com calor seco é frequentemente usado quando outros métodos de tratamento, como o tratamento com água quente, se revelaram ineficazes[2]. Isso ocorre porque algumas das cepas virulentas de infestação podem sobreviver a um processo, mas não ao outro.
Tratamento químico
Algumas sementes podem ser imersas por 12 horas em álcool etílico absoluto. Algumas podem ser embebidas em ácido sulfúrico por 15 a 30 minutos, com o objetivo de amolecer o tegumento e aumentar a germinação.
Este tratamento de sementes geralmente é para fungicidas ou inseticidas. Isso porque, mesmo que a semente esteja relativamente limpa como está, existem patógenos que podem ser encontrados no solo. Protegê-lo com um produto químico também pode evitar que as pragas os mastiguem. Este é um dos tratamentos de sementes mais controversos, pois os produtos químicos usados para o tratamento químico de sementes foram proibidos em alguns países e não em outros.
Tratamento elétrico
Às vezes, as sementes podem ser expostas a aquecimento dielétrico de radiofrequência com campos eletromagnéticos para aumentar as taxas de germinação e quebrar a dormência.

Razões para tratar sementes
Embora possa haver várias contra-indicações para o processo de tratamento de sementes, também existem alguns vantagens para fazer isso:
Controla a doença
Existem certas doenças transmitidas pelo solo e por sementes que o tratamento de sementes pode controlar. As sementes podem ser tratadas com compostos organo mercuriais ou fungicidas como agrosan, capitão e cereson para manter a explosão do arroz sob controle. Por exemplo, 3 g de agrosan são suficientes para tratar 1 kg de semente.
Uma safra de doenças pode prejudicar a produção do ano, o que significa uma perda de investimento. No entanto, eles também podem danificar o solo e causar ainda mais danos ao longo da linha. O tratamento de sementes é uma medida preventiva para dar ao agricultor a melhor chance de uma boa colheita.
Torna a semeadura conveniente
Certas sementes apresentam algumas características que dificultam a sua semeadura, principalmente sementes como penugem de sementes de coentro e sementes de algodão, e minúsculas sementes de ragi, bajra e pimenta malagueta. Por exemplo, as sementes de coentro precisam ser divididas esfregando contra uma superfície dura. Sementes de gergelim, pimenta e bajra precisam ser misturadas com solo ou areia fina para facilitar a semeadura.
Facilita a germinação rápida
Algumas sementes têm uma camada muito espessa devido à qual germinação de sementes é desnecessariamente prolongado. Durante o processo de tratamento, essas sementes são misturadas com areia grossa e arenosa e trituradas ou pisadas em uma argamassa para quebrar a camada espessa. Algumas sementes, como sementes de algodão e sementes de arroz, são embebidas em água antes da semeadura, enquanto as sementes de índigo e luzerna são trituradas com um pilão. Com esse tratamento, as sementes germinam mais rápido e produzem safra mais rápido.
Com a demanda no fornecimento de alimentos, uma safra de crescimento mais rápido pode realmente colocar alguém à frente da concorrência. Também pode ser usado em países onde os climas são difíceis e qualquer forma de estimular o crescimento pode ser útil. Este é particularmente o caso em áreas onde secas e pragas podem arruinar uma safra.
Protege as sementes contra insetos e pragas
Algumas pragas e insetos, como formigas, podem estar presentes no solo, podendo atacar as sementes e comê-las. Às vezes, os pássaros também podem colher as sementes após a semeadura. Isso pode ser evitado de forma eficaz, tratando as sementes com repelentes, como querosene, cânfora, e inseticidas como heptacloro e BHC.
Economiza dinheiro
O aumento do rendimento e a melhor chance de germinação significam que mesmo que você gaste dinheiro tratando as sementes, provavelmente terá um melhor ROI. No longo prazo, tratar as sementes economizará dinheiro. Também cria uma indústria que pode ser boa para empregos.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Por que as sementes são tratadas antes da semeadura, nós recomendamos que você visite nosso Graus universitários categoria.