Onde os gatos suam?
Contente

Os gatos são muito bons em resistir ao calor, apesar de todo o pelo que cobre seu corpo. No entanto, é provável que, mesmo quando as temperaturas estão no máximo, você nunca viu seu gato suar. Isso não significa que esses animais não tenham um sistema de refrigeração eficiente, mas é muito diferente do nosso.
Ao contrário de nós, que temos glândulas sudoríparas por todo o corpo, os gatos as têm localizadas em partes específicas. Além disso, os gatos também usam outros sistemas para expelir o calor e garantir uma temperatura adequada. Você está se perguntando como e onde os gatos suam? Continue lendo este artigo e você aprenderá tudo sobre ele!
Onde os gatos suam? Glândulas sudoríparas felinas
A transpiração é um processo orgânico de grande importância para nós, humanos e todos os outros animais. No caso dos gatos, calor, atividade física, febre, excitação, medo ou estresse podem fazer com que a temperatura corporal aumente. Quando isso acontece, o cérebro do animal envia uma mensagem para iniciar o processo de liberação de calor.
Os gatos têm glândulas sudoríparas localizadas em partes específicas do corpo, como o queixo, lábios, região anal e as almofadas de suas patas, do qual eles liberam a maior parte de seu suor. Quando o animal passa por uma situação que aumenta sua temperatura pode deixar pegadas úmidas que são visíveis em certos tipos de solos.
No entanto, esta não é a única maneira de os gatos se acalmarem; eles têm outras estratégias interessantes.

Onde os gatos suam? Uma lingua eficaz
Certamente você deve ter notado que seu gato passa grande parte do dia se limpando, lambendo o pelo para se manter limpo, um costume que está intimamente ligado aos gatos e que na verdade também está relacionado à sua maneira de se refrescar.
Embora os gatos suem principalmente pelas patas, este sistema não é eficiente o suficiente para funcionar sozinho e, por isso, os gatos recorrem a outras alternativas, uma das quais é a escovação. Este processo permite o saliva deixada no pelo do gato para evaporar e resfriar o animal quando necessário, ajudando a regular sua temperatura.
Outra opção é ofegante, uma forma de esfriar que também é usada por cães. A respiração ofegante permite ao gato liberar o calor acumulado no peito por meio da umidade produzida na garganta, boca e língua, ajudando a regular a temperatura. No entanto, ao contrário dos cães, os gatos não são muito ativos fisicamente, por isso é muito raro vê-los ofegantes. Se você detectar que seu animal de estimação está fazendo isso, é muito importante que você preste atenção porque ele pode estar acumulando calor em níveis perigosos.
Nestes casos, é recomendado que você leve seu gato para a sombra e um pouco de água fria em seus lábios para que ele possa esfriar seu corpo mais rápido. Se você achar que o animal não está se comportando normalmente, é melhor levá-lo ao veterinário, pois poderia ser sofrendo de insolação.

Quais são os sinais de alerta de insolação?
Como explicado acima, respiração ofegante não é comum em gatos e na maioria dos casos, isso indica que o animal está realmente muito quente. Para evitar que seu gato sofra de insolação, que pode colocar em risco sua saúde e até sua vida, é necessário conhecer os sinais de alerta de insolação em gatos e quais medidas tomar.
Sintomas de insolação em gatos:
- Ofegante com intensidade.
- Respiração rápida e difícil.
- O gato está grogue, não quer se levantar nem se mexer.
- Frequência cardíaca rápida.
- As gengivas podem ficar azuis.
- O gato apresenta tremores musculares, vômitos e, nos piores casos, desmaios.
Como responder a sinais de insolação em gatos:
Caso seu gato esteja sofrendo de insolação, você deve:
- Leve-o para um local fresco e com sombra, especialmente se houver ventiladores ou ar-condicionado.
- Umedeça seus lábios com água doce e deixe beber sozinho se quiser.
- Umedeça áreas como virilha, axilas, cabeça e pescoço com água doce: isso ajudará a refrescar seu pelo e diminuir a temperatura. Você pode aplicar um pano úmido nessas áreas, mas não embrulhe seu animal de estimação nele.
- Refresque seu gato com um jato suave de água para reduzir sua temperatura mais rapidamente.
- Assim que o gato parecer melhor e mais estável, leve-o ao veterinário para um check up.
Gatinhos, gatos obesos, de pêlo escuro, cara achatada e gatos mais velhos são mais propensos a essa condição, portanto, você precisará oferecer-lhes atenção especial.

Então, se você estivesse se perguntando como e onde os gatos suam, aqui está sua resposta. Eles desenvolveram muitas maneiras diferentes de fazer isso!
Se você quiser ler artigos semelhantes a Onde os gatos suam?, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.