Como cuidar da sua voz antes de cantar
Contente

O voz é um instrumento incrível que nos dá a capacidade de criar sons e que algumas pessoas usam para cantar. Nem todo mundo pode cantar, algumas pessoas nascem com uma voz que lhes permite cantar melodias com muito mais facilidade, enquanto outras precisam de mais trabalho para alcançar notas altas ou evite soar fora do tom. Não importa em qual categoria você se enquadra, se você não dedique algum tempo aprendendo como conservar sua voz, você não vai soar melhor. Existem alguns elementos que podem danificar significativamente partes do corpo ao cantar, como hábitos de vida pouco saudáveis. Abaixo estão algumas dicas de como cuidar da sua voz antes de cantar.
Evite o fumo
Todo mundo sabe disso fumar é prejudicial para a nossa saúde. Também é prejudicial para a sua voz, pois pode irritar a garganta e reduzir a capacidade pulmonar. Os pulmões desempenham um papel fundamental no canto, porque nos permite manter o ar dentro e usá-lo durante a música. É um exercício que requer prática e é adquirido ao longo do tempo. Fumar pode reduzir parte dessa capacidade de conservar ar e influenciar nosso potencial de canto. Além disso, a laringe pode ficar irritada com a tosse e, conseqüentemente, os acordes da voz podem ficar danificados, conferindo um tom rouco e áspero à voz.
O primeiro passo que você deve tomar para cuidar da sua voz é evite usar tabaco. Se você não é fumante, a fumaça do tabaco ainda pode afetar sua saúde se você for frequentemente exposto à fumaça passiva.

Não force a voz
Pode ser que você esteja prestes a entrar no palco com sua banda ou como cantor solo, e veja o público aguardando sua apresentação. Antes de sair para cantar, se você estiver em uma situação em que precise gritar ou falar mais alto do que o normal, é recomendável evitar ruídos altos de antemão. Isto deveria mantenha suas cordas vocais em boa condição.
Nos dias anteriores à sua apresentação, ao se encontrar com amigos, você deve pedir-lhes que vão a algum lugar sossegado. Caso contrário, você pode ser forçado a gritar ou falar alto, o que corre o risco de prejudicar sua habilidade de cantar e dando à sua voz uma qualidade rouca.

Durma bem
O sono é bom para todos os assuntos relacionados à saúde. Se você tem ensaiado mais do que o normal, talvez porque tenha um concerto ou outro evento em que vá cantar, você precisa descansar suas cordas vocais por algumas horas antes para que eles se recuperem. Provavelmente, se você estiver ensaiando por algumas horas e for dormir, no dia seguinte você perceberá que sua voz está mais grave e será mais difícil para você alcançar essas notas confortavelmente.

Não coma alimentos ou bebidas que possam fazer você se sentir com gases
A princípio isso pode não fazer muito sentido, mas imagine que você tem que sair e cantar no palco e decidir beber um refrigerante gelado, junto com um hambúrguer picante com batatas fritas de antemão. Agora imagine cantar usando a força de sua barriga. Agora você vê o problema? Quando cantamos, usamos um esforço que pode nos fazer arrotar, o que é ainda mais provável se tivermos gases no estômago. Isto também ocorre com cerveja, então tome nota se você gosta de uma cerveja ou duas. Quando você consumiu um produtos gasosos, é muito provável que, ao cantar, especialmente quando alonga as vogais e abre bem a boca para expelir o ar, sinta que precisa arrotar, o que pode ser percebido como estragando a música.

Boa hidratação
A perda de água faz com que a voz seque, tornando-a mais difícil de cantar. A maioria dos cantores tem uma garrafa de água à mão para evitar isso e também ser capaz de limpar a garganta deles de catarro, que pode dificultar o canto, produzir vibrações e dificultar a expulsão e entrada do fluxo de ar.

Aqueça a voz antes de cantar
O aquecimento das cordas vocais é um procedimento básico que todo cantor deve se apresentar antes de entrar no palco. Vai preparar a voz para que esteja pronta e ajudará o cantor a alcançar aquelas notas mais altas que requerem força máxima. Esses aquecimentos vão melhorar sua voz e fazer você se sentir mais confortável ao cantar uma música. Devemos observar que se você não aquecer os músculos da garganta antes de cantar, eles podem ficar danificados.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como cuidar da sua voz antes de cantar, nós recomendamos que você visite nosso Música categoria.