De onde vem o formato do coração?
Contente

Você já desenhou um coração para alguém? Quando crianças, podemos desenhá-los em nosso caderno ou, alguns de nós, podem até mesmo desenhá-los para pontilhar nossos i`s. Como adultos, ainda podemos usá-los em cartões comemorativos e eles são onipresentes em publicidade e design. Se você já viu um coração de verdade, podemos ver que não é exatamente a mesma forma. Quer seja colorido em rosa, vermelho ou preto, o formato do coração é simétrico. O coração humano não é.
Se você já se perguntou por que atraímos corações como fazemos, explique mais perguntando de onde vem a forma do coração? Em nossa busca pela origem do símbolo do coração, olhamos para as diferentes teorias que podem revelar por que a forma do coração como a conhecemos é o que é.
Origens egípcias do símbolo da forma de coração
De acordo com a egiptologia, parece que o símbolo em forma de coração pode ter aparecido pela primeira vez no Egito Antigo. A evidência atual sugere que o Egito Antigo foi a primeira civilização a usar este símbolo, embora seja sempre possível que estejam faltando alguns registros.
Hieróglifos eram o sistema de escrita usado no Egito Antigo. Esta foi uma série de imagens desenhadas para transmitir mensagens, ao contrário do sistema de letras que mais comumente usamos em línguas modernas. O hieróglifo usado para representar o coração no Egito Antigo ainda mantém uma certa aparência de um coração humano real. Na verdade, como você pode ver na fotografia abaixo, os átrios são representados com pontos ao lado.
No entanto, o hieróglifo estilizado também se assemelha ao formato de coração que usamos hoje. É possível a origem do símbolo do coração moderno deriva deste antigo hieróglifo egípcio que foi refinado ao longo dos séculos.
É importante saber que o coração foi considerado o órgão do corpo mais importante para a civilização egípcia. Eles acreditavam que essa área do corpo era onde a mente e a alma humanas estavam localizadas. Uma vez que uma pessoa morria, eles pesavam seu coração e o comparavam com a pena da deusa Maat. Fazer isso foi projetado para determinar se o falecido seria ou não bom o suficiente para desfrutar a vida eterna.
Você pode encontrar o símbolo do coração em muitos formatos diferentes, um dos mais populares está sendo usado para tatuagens que representam o amor pela família.

Origens gregas do símbolo da forma de coração
Outra das teorias mais plausíveis sobre a origem do formato do coração deriva dos Gregos Antigos. O formato de coração que é usado globalmente hoje pode ter sua origem em Cirene, uma colônia da Grécia Antiga que estava localizada na atual Líbia. A evidência que sugere esta origem do símbolo do coração reside em moedas que foram cunhadas na época neste local. Moedas com este símbolo foram descobertos em vestígios arqueológicos.
Na verdade, esses símbolos de coração não representam corações. Em vez disso, eram representações visuais de sementes da planta silphium. Embora atualmente extinta, a planta silphium era muito popular durante o período da Grécia Antiga. Foi altamente valorizado não só pelos gregos, mas pelos povos romanos e egípcios.
A planta de silphium tinha muitos usos e propriedades. Foi usado como perfume, especiaria, tônico capilar e até analgésico. No entanto, foi o uso empregado pelos romanos que pode levar à sua popularidade como um ideograma da forma do coração. Os romanos o usaram como um anticoncepcional.
As propriedades contraceptivas potenciais da planta silphium tornaram-na muito apreciada nas sociedades romanas. Era especialmente popular entre jovens casais que podiam desfrutar de expressões de amor físico com alguma liberdade. Sabemos disso devido às cartas do historiador Plínio, o Velho, nas quais ele explicava que a resina dessa planta foi embebida em algodão e ingerida. Foi usado como um protótipo inicial do pílula do dia seguinte. Pensa-se que a possibilidade de eficácia pode ser derivada de altos níveis de estrogênio nas sementes.
Como a forma da semente de sílfio se desenvolveu no símbolo da forma de coração que conhecemos hoje pode ser a partir deste link para o amor romântico. Uma vez que a própria planta era um facilitador de relacionamentos românticos e foi apreciado por muitos casais, é possível que os símbolos estejam relacionados. No entanto, não foi até a idade média que o símbolo do coração começou a ser usado como é hoje. Embora não possamos saber com certeza, os historiadores sugerem a origem grega do símbolo do coração como um dos mais plausíveis.
Saiba mais sobre outro motivo visual comum presente em diferentes culturas com nosso artigo sobre o significado do símbolo da flor de lótus.
Origens católicas do símbolo da forma de coração
A Igreja Católica também reivindicou a origem do símbolo do coração que usamos hoje. É certamente verdade que pode ser visto como um ornamento ou decoração em grande parte da iconografia católica. O Símbolo do coração dos namorados é muito semelhante ao Sagrado Coração de Jesus conforme representado em muitas pinturas ao longo da história. Sua forma é frequentemente atribuída a Santa Margarida, uma freira do século 17 a quem se acredita ter aparecido o Sagrado Coração de Jesus.
Na realidade, é mais provável que a história de Santa Margarida tenha popularizado e internacionalizado o símbolo em forma de coração, tal é o poder da influência da Igreja Católica Romana. No entanto, a visão de Santa Margarida não ocorreu até 1673, muitos anos desde a . Isso significa que podemos refutar categoricamente essa história de origem como sendo verdadeira.
Para saber mais sobre o catolicismo, leia nosso artigo sobre o diferença entre católico, protestante e ortodoxo.

Quem inventou o símbolo do coração?
Existem outras teorias relacionadas com o origem do símbolo do coração. Há alguma crença de que os símbolos antigos de folhas de figo e hera se transformaram no símbolo do coração. Este último, em particular, costumava ser usado para enfeitar lápides, algo que pode estar ligado ao amor que se tem pelo falecido. No entanto, esses ideogramas não parecem ter qualquer ligação direta com o símbolo moderno em forma de coração.
Uma teoria derivada da Idade Média sugere que o símbolo do coração deriva do coração de uma vaca. Visto que muitas vezes era ilegal profanar o corpo de um humano removendo seus órgãos, era mais provável que as pessoas vissem o coração de uma vaca. O coração de uma vaca é mais parecido com o símbolo do coração moderno do que a de um humano, então é possível que se acreditasse que tinha a mesma forma que a nossa.
Se você está procurando a origem definitiva do símbolo do coração, não vai encontrar. Embora seja possível que uma dessas teorias seja verdadeira, o símbolo do coração como o conhecemos tem uma origem mais difusa. Uma vez que o coração tem sido associado ao amor e outros simbolismos ao longo dos tempos, através das nações, a estética de sua representação foi desenvolvida por muitos comunidades. Embora ainda não seja possível comprovar, também é possível que a forma tenha sido desenvolvida em lugares diferentes em momentos diferentes devido ao pensamento paralelo.
Quando vemos um coração humano real isolado, quase sempre significa que a pessoa a quem pertence não existe mais. Usar um símbolo para representar os sentimentos atribuídos ao coração sem ter a mesma aparência pode ser simplesmente uma opção mais agradável. Outro fator importante é que o ideograma do coração é muito mais fácil de desenhar do que um coração humano real.
Para aprender mais sobre simbolismo, dê uma olhada em nossos artigos relacionados em:
Se você quiser ler artigos semelhantes a De onde vem o formato do coração?, nós recomendamos que você visite nosso Cultura & Sociedade categoria.