Como cuidar de uma planta de pedra viva
Contente

Uma das variedades de plantas mais fáceis de cultivar e cuidar são as plantas suculentas encontradas no Lithops gênero. É também uma das plantas mais marcantes e bonitas que podemos ter em casa. Originais da África do Sul, essas plantas agora podem ser encontradas em todo o mundo. Sua popularidade se deve, em parte, à facilidade de atendimento. No entanto, mesmo com Lithops plantas que lhes dão o cuidado errado podem fazer com que não cresçam. Para evitar que isso aconteça, apresenta nosso guia de cuidados da Lithops, explicando como cuidar de uma planta de pedra viva.
O que são Lithops ou plantas vivas de pedra?
As plantas que pertencem ao Lithops gênero são um grupo variado, comprometendo mais de 50 espécies de plantas individuais. originários da África do Sul, eles também são conhecidos como plantas de seixo, pedras vivas ou mesmo plantas de bunda. Isso se deve à sua aparência. Embora possam variar em cores, alguns são da cor das pedras circundantes, fazendo com que se misturem facilmente com o ambiente.
As pedras vivas têm uma abertura no topo que é como uma longa fenda. Esta é na verdade a separação de suas folhas que são arredondadas. Isso ocorre porque as pedras vivas se dividem e vivem em formações de touceiras. As folhas dessas plantas com flores são principalmente enterradas sob o solo. A forma e a cor das flores variam de acordo com as espécies individuais. Na maioria dos casos, uma grande flor emerge da fenda que cresce para constituir a maioria da planta.
Esta fisionomia muito particular não é acidental. Não devemos esquecer que é um planta adaptada aos climas mais áridos do sul da África. É uma planta que evoluiu para maximizar seu crescimento em ambientes de baixa umidade. Por esse motivo, precisamos garantir que fornecemos os níveis de atendimento de que necessita.

Como cuidar de plantas vivas de pedra
Uma das vantagens do cacto-pedra é que ele é muito planta fácil de cuidar:
- Precisa de muita luz: pode ser feito tanto em ambientes internos quanto externos, embora seja recomendável deixá-lo em algum lugar com fonte de luz abundante. Na verdade, ele pode suportar perfeitamente a luz solar direta. Além disso, recomenda-se fornecer pelo menos algumas horas de luz solar direta por dia.
- Precisa de muito pouca água: no verão e na primavera será suficiente regá-lo uma vez a cada 10 dias. Durante os meses mais frios de inverno, é melhor evitar regar (embora você precise ficar atento para sinais de que está secando).
- Solo e fertilizante pobres: em relação ao tipo de solo de substrato que você precisa para cuidar de uma planta viva de pedra, deve-se levar em consideração que se trata de uma planta adaptada a solos duros. Nesse sentido, pode até sobreviver a tipos de solo de baixa qualidade. O fertilizante não é recomendado, a menos que a planta esteja gravemente empobrecida. Em geral, pedras vivas são cultivadas em vasos e precisam de um tipo de solo universal. Será o suficiente para trocá-los de seu pote a cada três anos ou mais.
- Temperatura: um fator muito importante que deve ser levado em consideração é que esta planta deve estar em um ambiente quente. Nesse sentido, a melhor opção é colocá-los em locais que tenham temperatura entre 18 e 35 ºC (64-95 ºF). Embora possa suportar temperaturas mais altas que chegam a até 40 ºC (104 ºF) sem sofrer danos.
Para ajudá-lo na hora de refazer o vaso de uma planta de pedra viva, dê uma olhada em nosso artigo sobre como plantar suculentas em recipientes.
Perigos para as plantas suculentas da Lithops
Embora seja uma planta bastante resistente, não é verdade que as plantas vivas de pedra são indestrutíveis. Existem dois inimigos principais que podem resultar na morte da planta em questão de dias. Esses inimigos são o excesso de água e temperaturas muito baixas.
O problema das plantas de pedra vivas em termos de rega é que não estão preparadas para umidade excessiva. No caso de rega excessiva, o problema mais comum é que as raízes acabam apodrecendo. Isso faz com que a cor da planta desbote. Eventualmente, as partes superior e inferior do Lithops planta vai separar. É por isso que molhar essas plantas deve ser evitado no inverno. Quando não há calor suficiente para secar o substrato, pode fazer com que a suculenta tenha muita água. Melhor ainda é garantir que a planta seja envasada em um recipiente com drenagem adequada na parte inferior.
O outro inimigo das plantas vivas de pedra é o frio. Esta planta é mais capaz de crescer em um ambiente com temperaturas acima 18 ºC / 64 ºF. Assim que as temperaturas começarem a cair abaixo deste nível, a saúde da planta será afetada negativamente. Quando as temperaturas caem abaixo 10 ºC / 50 ºF, a planta vai se deteriorar rapidamente. Quando a geada se desenvolve nas folhas da planta, ela mata a planta rapidamente.
Agora que você sabe como cuidar de uma planta de pedra viva, pode querer saber mais sobre plantas suculentas em geral. Você pode fazer isso em nossos artigos relacionados em como fazer um terrário de plantas suculentas DIY ou que tipo de planta suculenta devo comprar?

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como cuidar de uma planta de pedra viva, nós recomendamos que você visite nosso Jardinagem & plantas categoria.