Como começar a trabalhar como freelancer: dicas para começar

Como começar a trabalhar como freelancer: dicas para começar

Você está determinado a começar trabalhando em seus próprios termos?

O trabalho freelance permite que você planeje sua própria programação e trabalhe em seu próprio ritmo sem se reportar a um chefe, mas também apresenta grandes desafios, como falta de estabilidade. Como freelancer, às vezes você consegue toneladas de trabalho e outras vezes muito pouco, o que pode afetar sua conta bancária.

No entanto, se você for organizado e responsável, deve ser capaz de lidar com isso muito bem. Fique conosco para aprender como começar a trabalhar como freelancer com nossas dicas para começar.

Você também pode estar interessado em: Como mudar de emprego rapidamente
Passos a seguir:

1. A primeira coisa que você deve saber se quiser começar a trabalhar como freelancer é que freelancer não é para todos e requer certas habilidades para ter sucesso. Você deve ter em mente, ao começar, que não terá uma renda fixa, que a quantidade de trabalho irá variar e que muitas vezes você terá que trabalhar mais horas do que gostaria sem ter o conforto de um emprego formal como pagamento de férias, benefícios salariais, etc.

Depois de entender isso, é muito importante saber que para ser um bom freelancer você deve:

  • Seja organizado e pontual.
  • Saiba como priorizar.
  • Responda aos seus clientes com rapidez e eficácia.
  • Sempre forneça o melhor trabalho para seus clientes, para que eles queiram trabalhar com você novamente.
  • Gerencie suas finanças de maneira adequada para não ficar sem dinheiro.
  • Tenha paciência para enfrentar todos os desafios de trabalhar por conta própria.

2. Você está pronto para começar a trabalhar como freelancer?

Comece estabelecendo uma lista de serviços que você pode fornecer e as respectivas taxas como um guia. Dessa forma, quando um cliente potencial solicitar um orçamento para um projeto, você poderá responder rapidamente. Lembre-se de que, ao começar como freelancer, é importante oferecer preços competitivos para conseguir clientes na hora; você pode ajustar suas taxas mais tarde.

Como começar a trabalhar como freelancer: dicas para começar - etapa 2

3. Esteja ciente das leis sobre o cobrança e cobrança de trabalhos freelance. Por exemplo, no Reino Unido, você precisa se registrar para que o governo possa tributar o trabalho que você faz se trabalhar como freelancer regularmente e ganhar uma certa quantia de dinheiro por ano. Em outros países, é suficiente fazer uma fatura e declarar o IVA à agência apropriada.

Você definitivamente não quer começar a trabalhar como freelancer ilegalmente em seu país, então pesquise as regras em sua área e prepare todos os detalhes sobre sua tributação.

Como começar a trabalhar como freelancer: dicas para começar - etapa 3

4. Antes de começar a trabalhar como freelancer e oferecer seus serviços, você precisará reveja e atualize o seu CV e preparar um portfólio. Seu currículo deve ser atualizado com seu trabalho mais recente, então seja criativo para chamar a atenção do leitor e demonstrar suas habilidades como freelancer.

Também será importante preparar um bom portfólio e ter alguns amostras do seu trabalho disponível para servir como uma carta de apresentação. Lembre-se de que a prova de um trabalho de qualidade vale mais do que qualquer quantidade de palavras.

Como começar a trabalhar como freelancer: dicas para começar - etapa 4

5. Depois de ter tudo para responder adequadamente a todas as ofertas possíveis, é hora de olhar para sites de empregos freelance. Estas páginas oferecem de forma consistente diferentes empregos adequados para freelancers para que possa responder a ofertas que considere adequadas e avaliar a realidade do mercado.

É importante começar a trabalhar para obter um base de clientes leais, então todo o trabalho que você faz deve ser excelente. Sempre responda nos prazos combinados e comunique-se em tempo hábil para decidir sobre os detalhes do trabalho. Tudo isso fará com que eles entrem em contato com você diretamente na próxima vez que precisarem de um trabalho, em vez de usar um site.

Como começar a trabalhar como freelancer: dicas para começar - etapa 5

6. Outra forma de começar a trabalhar como freelancer é contate empresas que se encaixam diretamente no seu perfil. Suponha que você seja um tradutor; você terá que procurar empresas de tradução e enviar seu currículo e portfólio para se inscrever em projetos freelance. Você nunca sabe quando uma porta se abrirá, então o esforço vale a pena.

Uma vantagem de trabalhar por conta própria é que a distância não importa necessariamente - há muitos trabalhos que podem ser realizados independentemente de onde você esteja - o que significa que você pode expandir nosso raio de pesquisa consideravelmente.

Como começar a trabalhar como freelancer: dicas para começar - etapa 6

7. Aprendendo a anuncie-se é um aspecto fundamental do trabalho freelance. É importante que todos saibam que você trabalha por conta própria, porque você nunca sabe quando um amigo ou conhecido pode precisar dos seus serviços.

Informe as pessoas ao seu redor sobre o que você faz e venda seu trabalho sempre que puder, porque você nunca sabe com quem está falando ou se essa pessoa se tornará seu próximo cliente.

Como começar a trabalhar como freelancer: dicas para começar - etapa 7

8. Qual a melhor maneira de se anunciar do que usando redes sociais? Se pretende começar a trabalhar como freelancer é muito importante que todas as redes sociais e sites onde um potencial cliente possa encontrar informação sobre si estejam actualizadas. Nós recomendamos:

  • Inscreva-se para um LinkedIn conta e preencha todos os campos necessários. Este é um site muito útil se você deseja encontrar um emprego, pois é o que a maioria das empresas usa para pesquisar as pessoas que deseja contratar. Aqui você pode aprender como usar o LinkedIn para conseguir um emprego.
  • Otimize seu Perfil do Google porque há muitas pessoas que podem entrar em contato com você por meio deste site.
  • Criando um bom perfil no Twitter permite que você destaque suas habilidades profissionais e compartilhe o que você faz. Não parece tão óbvio, mas você nunca sabe quem pode entrar em contato com você por meio desta rede!
Como começar a trabalhar como freelancer: dicas para começar - etapa 8

9. Estas são nossas dicas sobre como começar a trabalhar como freelancer. Você tem alguma dica para quem está começando? Conte-nos na seção de comentários!

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como começar a trabalhar como freelancer: dicas para começar, nós recomendamos que você visite nosso Emprego categoria.