Como fazer seu próprio zine
Contente

Você já pensou em fazer seu próprio zine? Zines são revistas autopublicadas sobre qualquer assunto que você possa sugerir. Todo mundo pode começar um blog ou site, mas há algo na mídia impressa que torna os zines fotocópias do tipo grunge muito especiais.
Fanzines ou zines já existem há anos, já que os panfletos autopublicados são tão antigos quanto a impressão. Fanzines de ficção científica chegou no início do século 20, mas a maioria das pessoas está mais familiarizada com a estética DIY artesanal e de baixo orçamento do punk e riot grrrl zines dos anos setenta e noventa.
Fique conosco e aprenda como fazer seu próprio zine; expresse suas ideias, experimente conteúdo, crie e formate e crie sua própria arte. Leia!
Iniciando seu próprio zine: O básico
Antes de começar a fazer seu zine, você precisa considere alguns aspectos que irá moldar o seu trabalho:
- Qual é o conceito do seu zine? A maioria dos zines tem um tema, desde atender a interesses de nicho - teorias da conspiração da Rússia czarista, por exemplo - a conceitos mais gerais, como auto-expressão. É mais fácil criar conteúdo para o seu zine se você tiver um tema em mente.
- Qual é o objetivo do seu zine? Muitos zines são políticos e desejam alcançar o maior número de pessoas possível. Outros desejam alcançar um público específico com interesses em comum. Alguns artistas fazem zines para divulgar seus trabalhos, como um portfólio. Outras pessoas simplesmente fazem zines para si mesmas ou para dar de presente. Saber seu objetivo moldará e definirá sua abordagem.
- Decida a estética do seu zine. Se o seu zine tiver um longo prazo, o estilo de arte provavelmente irá evoluir e mudar, mas é bom encontrar uma estética que corresponda ao seu tema e torne o seu zine reconhecível. Você pode quebrar padrões e convenções de design radicalmente ou pode optar por um visual elegante e profissional de revista.
- Que tipo de mídia você incluirá em seu zine? A maioria dos zines é feita com técnicas de colagem, recortando e colando de diferentes mídias. Você pode incluir fotos de revistas, sua própria fotografia, ilustração, quadrinhos, poesia, ensaios, rabiscos, recortes, etc. Se você estiver colando o trabalho de outra pessoa sem alterá-lo, pergunte primeiro e sempre dê crédito.
- Qual é o seu orçamento? Por mais chato que pareça, quando você inicia seu próprio zine, você precisa pensar em dinheiro como faria ao iniciar qualquer outro projeto. Seu orçamento moldará o formato, a aparência e o alcance do zine.
- Você precisa de contribuidores?? Se você quiser fazer um zine para se expressar, provavelmente não. No entanto, se você deseja um zine literário ou político, você pode encontrar artistas, escritores ou editores para preencher seus pontos fracos.
Depois de decidir como será o seu primeiro zine, você precisa reunir os materiais. O ferramentas muito básicas para fazer seu próprio fanzine são:
- Artigo: Você pode fazer um zine com um único 8.Folha 5x11.
- Cola
- Tesoura ou faca X-ACTO
- Lápis, borracha e canetas variadas
- Acesso a uma fotocopiadora
- Contente

Como desenhar o formato de um zine:
Os zines não precisam se parecer com as revistas convencionais, o que lhe dá mais liberdade para experimentar. Quando você está planejando seu zine você pode brincar com o tamanho do papel, o layout das páginas e até mesmo o formato: Por que não tentar desdobráveis diferentes?
Ainda é recomendável dar um sentido de ordem - ou pelo menos alguns coerência estrutural - para o seu zine. Não importa o tema ou o propósito de seu fanzine, os leitores apreciarão uma narrativa. Antes de começar a adicionar conteúdo descontroladamente, considere organizando as páginas em seções.
Alguns formatos populares de zines incluem:
- Folio: Uma folha de papel dobrada ao meio. Isso dá a você apenas quatro páginas, incluindo a capa, então você pode precisar anexar mais.
- Quarto: Um fólio, dobrado ao meio. Isso dá a você oito páginas, incluindo a capa.
- Quadrado: Dobrado como um mapa, oferece doze páginas, incluindo a capa.
- Acordeão: Isso dá a você dezesseis páginas, incluindo a capa.
- Uma pedaço: Uma variação do acordeão, que lhe dá oito páginas, uma estrutura semelhante a um livro e um verso semelhante a um pôster.

Como criar o layout de um zine:
Depois de saber a sequência do conteúdo do seu zine, você pode começar projetar o layout de cada página.
Se você está fazendo seu zine com um computador, recomendamos usar Programas como InDesign ou Scribus (gratuito) em vez de processadores de texto, embora permitam layouts dobrados. Se você está optando por uma abordagem DIY, recomendamos projetar com um lápis ou com um giz de cera azul claro, que não aparecerá nas fotocópias.
Pesquise ideias online e inspire-se nos seus favoritos. Um zine é um meio dinâmico e violador de regras, por isso, é sempre uma boa ideia procurar linhas fortes e padrões geométricos que chamem a atenção do leitor e digam a ele que página olhar a seguir.

Como fazer a cópia master de um zine:
Mesmo se você tiver um design em mente, você ainda pode experimente e ajuste o conteúdo do seu zine nesta fase. Este é o zine que você vai fotocopiar, por isso é útil ver se o que você estava imaginando funciona na página. Esta também é a hora de dê uma olhada no seu orçamento novamente, já que as cores da tinta e a qualidade do papel de que você precisa irão alterar o preço.
Imprima ou crie o conteúdo e corte e cole-o como se estivesse fazendo uma colagem; recomendamos combinar elementos escritos ou desenhados à mão com conteúdo mais profissional, que você pode reapropriar e alterar. Use uma cola em bastão, que permitirá que você a reorganize.
Recomendamos fazer a cópia master em papel branco e tinta preta, pois é mais simples, mas funcionará melhor depois de fazer as cópias. Tenha muito cuidado com as bordas de cada página, pois podem não aparecer dependendo da configuração da impressora.
Sempre mantenha a cópia master do seu zine para possíveis segundas execuções.

Como imprimir e encadernar um zine:
Você está quase pronto! Vá a uma impressora ou onde houver uma fotocopiadora que você possa usar e faça as cópias. Depende da qualidade e configuração da máquina, mas como regra geral, você deve levar isso em consideração:
- Contrastes fortes funcionarão melhor.
- Papel brilhante pode brilhar na fotocopiadora, criando manchas brancas.
- Lápis e canetas de luz podem parecer muito desbotados ou nem mesmo aparecer.
Assim que tiver os papéis, é hora de encaderná-los ou dobrá-los para transformá-los em zines de verdade. Diferentes maneiras de organizar um zine incluem:
- Não consolidado: Páginas soltas, se houver, são mantidas entre as dobras.
- Envolto: As páginas soltas são embrulhadas com uma faixa, barbante ou fita.
- Grampeado: Algumas fotocopiadoras têm a opção de grampear documentos automaticamente. Você também pode grampear diferentes fólios com a ajuda de um grampeador de braço longo.
- Costurado: Esta é a opção mais engenhosa e artística.
Como começar seu próprio zine:
Agora que você tem as cópias - poucos zinesters imprimem mais de mil - é hora de distribuí-los. Você pode fazer isso à moda antiga e trazê-los para livrarias independentes e galerias de arte, mas hoje em dia você também pode distribuí-los em feiras, enviá-los para coletivos online e vendê-los em lojas online.
Se você está procurando ter sucesso comercial com zines, deve chamar a atenção do leitor com uma capa de declaração e um bom título. Adicionar uma legenda esclarecendo o tema ou propósito do seu zine também é particularmente útil.
Adicione algumas informações de contato; seu site, e-mail ou loja online. Assim, os leitores poderão compartilhar seu entusiasmo e divulgar.
7. Isto é como fazer seu próprio zine. Se você tiver alguma dica, ideia ou dúvida, diga-nos na seção de comentários. Ir trabalhar!

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como fazer seu próprio zine, nós recomendamos que você visite nosso Trabalhos manuais & lazer categoria.