Como cuidar de um coelho de estimação

Coelhos são cada vez mais populares bicho de estimação, eles são animais que fornecem companhia, são dóceis, fáceis de cuidar e não ocupam muito espaço, etc. Em muitos casos, e particularmente para pessoas que vivem em um apartamento ou uma pequena casa, tendo um Coelho como um animal doméstico é uma opção melhor do que ter um gato ou um cachorro. Dependendo do espaço que você dispõe, seu coelho pode morar em uma gaiola ou em uma área especialmente criada para ele, desde que você tome os devidos cuidados. Também existe uma grande variedade de raças de coelho para escolher, o que significa que você pode selecionar o tipo de coelho em termos de tamanho, tipo de pele, habitat, etc., que melhor atende às suas necessidades. Neste pr.comcorpx.info artigo vamos te contar como cuidar de um coelho de estimação, para que seu coelho possa viver como um rei.
1. Em primeiro lugar, quando você compra um coelho, você deve levá-lo a um veterinário quem vai dar um check-up no seu animal. É particularmente importante realizar uma amostra de fezes para verificar se o seu coelho não tem parasitas intestinais.

2. Uma das principais características desses animais é o fato de seus dentes crescem continuamente, então eles têm que mastigar muito para desgastá-los, caso contrário, eles vão crescer muito e causar problemas. Por esse motivo, o feno deve fazer parte da dieta do seu coelho, e você também pode dar a eles um pouco de madeira, papelão, galhos de árvores para roer. Dê uma olhada em nosso artigo sobre como cuidar dos meus dentes de coelho para mais informações sobre o assunto.

3. Você também deveria escove o pelo de seu coelho várias vezes por semana ou mesmo diariamente se for uma raça de pêlo comprido. Isso ajudará a prevenir a formação de bolas de pelo no estômago, o que pode ser fatal para os coelhos. Alimentá-los com malte também é uma boa maneira de evitar a formação de bolas de pelo.

4. Por outro lado, você não deveria tomar banho coelhos porque eles passam muito tempo se limpando. No entanto, em dias muito quentes de verão, quando seu coelho parece muito desconfortável, você pode ajudar a esfriá-lo molhando levemente suas orelhas e pescoço. Se for estritamente necessário, por exemplo, se o seu coelho ficar muito sujo, você pode dar um banho seco nele.

5. Coelhos são animais que precisam exercício, então, se você mantiver o seu em uma gaiola, certifique-se de que haja espaço suficiente, e você também deve deixá-lo fora da gaiola por algumas horas por dia para que possa correr livremente em um terraço, varanda ou ao redor da casa, se você não tem um jardim. Você pode precisar mover coisas ou colocar certas coisas fora do alcance do seu coelho, pois isso pode mastigá-los ou danificá-los. Além disso, certas coisas também podem ser perigosas para o seu coelho mastigar.

6. Você deve vacine seu coelho de estimação contra a mixomatose, doença transmitida por pulgas e mosquitos. É aconselhável inocular o seu coelho a cada 6 meses, na primavera e no outono. Além disso, também é uma boa prática vacinar o seu coelho contra a doença hemorrágica viral, especialmente se você tiver mais de um coelho vivendo juntos. Você também deve descobrir quais são as doenças mais comuns em coelhos domésticos e como evitá-las.

7. Também é aconselhável esterilizar ou neutralizar coelhos domésticos. No caso de coelhas, isso também ajudará a prevenir tumores do útero e das glândulas mamárias, bem como outras infecções. Em coelhos machos, ajudará a eliminar os comportamentos agressivos que exibem durante a época de acasalamento.

8. Nutrição também é um fator chave para garantir que seu coelho de estimação seja bem cuidado e leve uma vida saudável. A dieta básica para coelhos de estimação deve incluir: feno, vegetais e ração para coelhos, mas você pode descobrir mais neste artigo: como alimentar um coelho de estimação.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como cuidar de um coelho de estimação, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.
- Você deve saber do que o seu coelho precisa se quiser cuidar dele adequadamente.