Como cuidar de um Westie

Cães West Highland White Terrier, também conhecidos como Westies ou Westys, pertencem à raça dos cães terrier conhecidos por sua personalidade divertida e por serem muito amigáveis com os humanos, embora às vezes possam parecer hostis a outros cães. Este tipo de cão é originário da Escócia, onde foram criados pela primeira vez para farejar ratos, raposas e outros animais geralmente repulsivos para a alta sociedade.
Outra característica da raça Westie é que eles são excelentes guardiões, embora exijam firmeza e treinamento constante. Se você quiser saber mais sobre esta raça, fique conosco em e lhe mostraremos como cuidar de um Westie.
1. Para cuidar de um Westie, a higiene é a primeira coisa a se considerar. West Highland White Terriers exigem um pouco de preparação, então você deve fazer isso da maneira certa e regularmente.
Escove o cabelo do seu cachorro todos os dias: apesar de não serem muito peludos, seus cabelos tendem a ter nós e emaranhados, então você deve use uma escova com cerdas curtas. Um banho mensal é necessário para prevenir alergias e evitar que a pele resseque. Deve-se usar um shampoo especial para evitar problemas na pele do animal, e lembre-se de usar um condicionador para amaciar os pelos.
Se você não sabe como dar banho em seu cachorro em casa, dê uma olhada no nosso artigo.
Você também pode levar seu Westie ao cabeleireiro para um penteado especial, que realça ainda mais a doçura deste cão.
2. Outro aspecto a considerar quando você está cuidando de um Westie é limpar o unhas e orelhas. As orelhas grandes de Westies têm formato pontiagudo, o que pode resultar no acúmulo de sujeira e na proliferação de bactérias que podem causar infecção.
Por outro lado, você deve corte as unhas do seu cachorro a cada duas semanas, e também aparar o cabelo encontrado ao redor das pernas e patas.
Observe que se um Westie tiver parasitas, geralmente você pode encontrá-los escondidos atrás das orelhas, sob as pernas ou abaixo do focinho, então você deve manter essas áreas bem limpas.

3. Como visto acima, os parasitas acham os Westies muito deliciosos, então eles tendem a abrigá-los. É necessário que você vá ao veterinário assim que adquirir o cão para tomar as vacinas de que precisa; o método usual inclui tick-shots três vezes por ano.
Se tiver dúvidas sobre como cuidar de um Westie, inclua como e o que alimentá-lo, a melhor coisa que você pode fazer é consultar seu veterinário sobre qual opção fornecerá alimentos que atendam às suas necessidades físicas.
4. West Highland White Terriers são uma raça muito ativa, então longas caminhadas são necessárias. Lembre-se de que eles são ótimos escavadores, portanto, caminhar por jardins ou procurar objetos escondidos garantirá que eles se divertem muito.
Westies são muito familiares, então esse cão certamente será um companheiro ideal se você tiver filhos. Inclua seu Westie nas atividades familiares, pois isso o beneficiará não apenas fisicamente, mas também emocionalmente.

5. Westies são propensos a alguns patologias e condições de saúde, Incluindo:
- Leucodistrofia de células globóides, ou doença de Krabbe, que resulta na desmineralização do sistema nervoso central e periférico.
- A osteopatia craniomandibular, ou mandíbula de leão, é uma doença hereditária em que existe um crescimento ósseo simétrico na mandíbula e no crânio que dificulta a mastigação.
- Catarata.
- Patela luxante, na qual a rótula se desloca causando fraqueza e dor.
- A toxicose do cobre é uma doença muito comum nessa raça, mas também pode ser desenvolvida pela administração de cristais de cobre em excesso que podem estar presentes nos alimentos ou em fórmulas incorretas.
Se você está preocupado com a saúde do seu Westie, consulte o seu veterinário o mais rápido possível.
6. Isto é como cuidar de um Westie. Se você tiver alguma dúvida ou dica, conte-nos na seção de comentários!
Se você quiser ler artigos semelhantes a Como cuidar de um Westie, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.