Por que meu gato não come

Se seu gato para de comer, preste muita atenção para ver o que está errado. Existem alguns gatos que comem bem a vida inteira e outros que tendem a ser exigentes. Os alarmes devem tocar, no entanto, se o seu gato não mostra interesse em comida porque é uma forte indicação de que algo está acontecendo e que sua saúde está comprometida. Observe o seu animal de estimação e tente encontrar soluções para recuperar o apetite. Vamos ajudá-lo a chegar ao fundo do problema neste pr.comcorpx.info artigo sobre por que seu gato não come.
1. Você deve garantir que seu gato não está doente. Quando um animal não se sente bem, uma das possíveis consequências é parar de comer, por isso certifique-se de que o seu gato está bem de saúde.
Se sempre se alimentou sem problemas, a falta de apetite é um sinal claro de que algo está errado, principalmente se estiver com sobrepeso. Se seu animal de estimação perdeu peso recentemente, está com diarreia ou vômito, não demore mais: leve ao veterinário. Após sua visita ao veterinário, seu gato deve recuperar o apetite após receber o tratamento adequado. Se você não tiver certeza de como detectar se algo está errado com relação à saúde deles, recomendamos que leia nosso artigo sobre como saber se meu gato está doente para uma lista de coisas a serem observadas.

2. Se o seu animal de estimação não tem problemas de saúde, você deve considerar a possibilidade de que o seu gato tenha começado adquirindo maus hábitos. Você deve ter cuidado para não promover maus hábitos que podem piorar. Por exemplo, se você der comida extra ao seu gato que é muito mais saborosa do que o normal, ele pode começar perdendo o interesse em sua comida regular , para esperar por guloseimas. Faça com que sua família evite alimentar o seu gato com guloseimas extras que podem estragar seu apetite.
Seu animal de estimação deve comer uma dieta balanceada e quantidades proporcionais todos os dias para se manter saudável e com seu peso ideal. Em nosso artigo sobre quanto deve meu gato comer explicamos em detalhes a quantidade exata, de acordo com a idade.

3. A melhor coisa para evitar reforçar o mau comportamento é pare de alimentá-lo com guloseimas extras, você deve limitá-lo a uma alimentação diária programada. Recomenda-se que você alimente-o com uma pequena quantidade de comida várias vezes ao dia para que ele possa beliscar quando quiser. Além disso, pequenas porções são sempre mais tentadoras do que tigelas grandes.
Dê comida ao seu gato no mesmo horário todos os dias e observe se ele come. Se o seu gato não toca na comida mas continua a parecer saudável e desde que não seja diabético e esteja com o peso ideal, espere um dia e deverá recuperar o apetite. Este curto período de jejum deve estimular o apetite do gato e ele deve entender que ele deve comer a comida que você lhe dá diariamente.

4. Se seu gato não vai comer, pode ser que a comida que você está fornecendo esteja estragada ou desatualizada. Este é um motivo normal para seu animal de estimação parar de sentir fome e de comer a comida que você fornece. Certifique-se de que a comida é boa, consistente, nutritiva e completa as necessidades do seu gato.
Gatos não aceita mudanças na comida muito bem, portanto, qualquer modificação necessária deve ser feita gradualmente, pois podem alterar o funcionamento adequado do sistema digestivo do seu gato. Se você quiser mudar sua ração para algo de qualidade superior, faça-o gradualmente, misturando-a com a comida existente e aumentando a proporção até que você forneça apenas a nova comida. Muitas vezes, uma mudança de gosto pode despertar o apetite do seu gato novamente.

5. Se o seu gato não quiser realmente comer ração seca, você pode começar a fornecer-lhe mais alimentos úmidos de alta qualidade. Por exemplo, você pode adicionar um pouco de comida enlatada em sua ração. Esta nova adição pode torná-lo muito atraente para o seu gato e pode ser a resposta para restaurar seu apetite.
Se você misturar um pouco de comida úmida com comida seca, isso dará um toque especial à rotina alimentar regular do seu gato. Outra forma de fazer com que a comida pareça saborosa é aquecê-la por alguns segundos no micro-ondas. Um gato não gosta de comida fria. Se você não aquecer a comida, pelo menos certifique-se de que ela não foi colocada na geladeira antes de servir.
6. Seu gato pode não querer comer porque está respondendo negativamente a certos comportamento durante seu tempo de alimentação. Pode ser que esteja aproveitando algumas sobras ou guloseimas extras quando não comer sua própria comida, o que só vai perpetuar o hábito.
Outra recomendação para obter seu gato para recuperar seu apetite normal é deixá-lo comer sozinho em pedaços e quieto, longe de quaisquer distrações. Além disso, evite deixar a tigela de comida de seu gato por um longo período de tempo depois de alimentá-la. Depois de um tempo, recupere a tigela; fazer isso ajudará a ensinar seu gato a comer em horários mais fixos.
Nossa dica final é que você seja paciente e controlar a rotina alimentar do seu animal de estimação. Isso é para que você esteja ciente de qualquer mudança ou problemas de saúde subjacentes.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Por que meu gato não come, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.