Como ajudar meu gato a dar à luz

Como ajudar meu gato a dar à luz

A sua mascote está grávida e durante todas essas semanas você deu a ela toda a atenção e cuidados que merece, e conforme se aproxima o parto que você deseja fique perto no caso de as coisas ficarem complicadas. Em princípio, a maioria dos gatos pode dar à luz sem dificuldade, mas é importante para saber quando as coisas estão indo bem e quando o animal precisa de nossa atenção, então em pr.comcorpx.info nós oferecemos algumas dicas para que você saiba como ajudar seu gato a dar à luz.

Você também pode estar interessado em: Quantos gatinhos um gato pode dar à luz
Passos a seguir:

1. Detectar quando seu gato está para dar à luz é mais fácil se você observar seu comportamento: o animal terá um perda de apetite, assumir um comportamento estranho que pode ser evasivo e também lamberá a vulva com frequência. Dados esses sinais, o tempo está muito próximo, então você deve prestar atenção.

2. A ação mais comum é que, poucos dias antes do parto, você prepare uma caixa com panos de algodão para que nosso gato e gatinhos fiquem aquecidos e confortáveis. Mas se por algum motivo o animal decidiu fazê-lo no chão você não deve se mover a casa dela, em vez disso, você deve colocar algumas toalhas limpas ao redor dela para que os gatinhos estejam quentes quando saírem.

Observe que os gatos preferem lugares escuros para dar à luz, então faça para ela uma cama de parto isolada e escura, desligue as luzes se puder para que ela se sinta mais confortável ao dar à luz.

Como ajudar meu gato a dar à luz - Etapa 2

3. Assim que todos os gatinhos tiverem saído, você pode mover toda a família para a caixa. Observe que para realizar esta etapa você deve ter um relacionamento muito bom com o gato, pois o instinto dela a levará a proteger os filhotes e as coisas podem ficar um tanto violentas. Se ela confiar em você, ela saberá que você não vai machucá-los.

4. Cada gatinho nasce em uma bolsa separada que o gato vai limpar e depois cortar o cordão umbilical. No caso de seu gato não limpa a bolsa você deve fazer isso sozinho. Com uma toalha limpa e macia pegue o bichinho e comece a limpá-lo, principalmente na boca e no nariz, depois esfregue seu torso para ajudá-lo a respirar.

5. Se o seu animal também não consegue cortar o cordão umbilical você também terá que intervir. A princípio não fique nervoso, pegue um pedaço de barbante, passe por um pouco de álcool e amarre o cordão a 2cms do corpo do gatinho. A seguir, deixar mais 2 cms e com a tesoura, também previamente desinfetada com álcool, cortar o cordão. É um processo rápido que requer apenas um pouco de concentração e calma.

6. Com cada gatinho, seu gato vai expulsar um placenta que ela então comerá. É importante prestar atenção e certificar-se de que o animal ejete todas as placentas, se alguma permanecer dentro de casa depois de um dia você precisará levar rapidamente seu animal ao veterinário.

7. Assim que o seu gato terminar de dar à luz, os gatinhos começarão a mamar. Se algum pequeno for deixado para trás, você deve trazê-lo para mais perto da teta e esperar que ele agarre, isso é muito importante para que todos os animais se alimentem adequadamente e sobrevivam.

8. Não se assuste, o tempo entre o nascimento de um gatinho até o próximo pode variar de minutos a horas, portanto, antes de se preocupar, você deve ter um pouco de paciência e agir apenas quando perceber que após quatro horas de trabalho de parto um gatinho permanece dentro. Neste caso, você deve levar seu gato ao veterinário.

9. Se você notar que seu gato está em processo de contrações, mas não consegue dar à luz depois de várias horas, você deve ir imediatamente o veterinário. O mesmo se aplica se você notar que um gatinho está preso no canal de parto.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como ajudar meu gato a dar à luz, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.