Por que meu gato mia tanto

O Miau de gatos é uma de suas formas de se comunicar conosco e com seu ambiente, incluindo outros gatos que podem estar por perto. Mas quando nosso animal o faz excessivamente ou muito intensamente, é normal que nos sintamos preocupados. Aconteceu alguma coisa com o seu animal de estimação? On pr.comcorpx.info nós explicamos por que seu gato mia muito e o que você pode fazer sobre isso.
1. O Miau é uma forma de comunicação usada especialmente para gatinhos durante seus primeiros meses de vida, mas conforme o gato fica mais velho, ele começa a usar outros sons como grunhidos ou assobios para se comunicar com outros gatos.
Se você tem um gato pequeno, ele pode miar para atender às suas necessidades básicas: com fome, precisa de proteção, está com frio. Isso costuma ocorrer durante os primeiros dias da chegada do nosso gato em casa, e isso porque o animal está longe do calor e da companhia de sua mãe e da ninhada, mas com os devidos cuidados você logo ultrapassará esta fase.
2. Agora, os gatos adultos usam o miado como uma forma de se comunicar com seus mestres em diferentes cenários, por isso é importante entender, interpretar o que acontece com o animal.
É importante saber que existem raças de gatos que miam mais do que outras, algo a considerar ao adotar o animal, pois influencia significativamente o seu comportamento.
3. Um dos principais motivos pelos quais um gato adulto mia muito é porque está no cio. Se o seu animal não for esterilizado, pode provar que esta situação o perturbará tremendamente. Uma característica de gatas no cio é um miado intenso, como masculino gatos no cio miau também porque eles sabem que por perto há uma companheira disposta.
A solução mais simples para este problema é esterilizar o seu gato e evitar mudanças comportamentais, fugas sorrateiras e descendentes indesejados.
4. Gatos tb Miau para começar jogos ou carinho, então se o seu gato faz isso com frequência quando se aproxima de você antes de mexer, fica claro que ele quer se divertir com você por um tempo. Também é comum que alguns gatos miam para nos receber em casa ou nos cumprimentar quando nos aproximamos deles, então será bom se acostumar com esse comportamento.
5. Sabemos que os gatos são grandes apreciadores de comida, então se seu gato mia muito, pare por um momento para pensar: isso acontece toda vez que ele vai para a cozinha ou perto de comida? Se assim for, o seu animal de estimação quer pedir-lhe comida ou avisar que está com fome, isto é especialmente verdadeiro quando mia perto da hora do jantar. Se se trata de algum miado sem problemas, mas quando o animal o faz intensamente você deve agir.
Portanto, é recomendado que:
- Você nunca alimenta o animal depois de um acesso de raiva, então ele entende que não receberá comida toda vez que miar. Espere até que se acalme e coloque a comida.
- Não dê bolachas ou petiscos quando ele miar de fome, pois o mesmo vai acontecer, vai tomar como hábito.
- No caso de gatos que miam realmente malucos, o melhor é se valer de um dispensador automático que sirva comida em determinados horários, para que logo seu gato perceba que é o aparelho que o alimenta e possivelmente comece a miar por aí.
6. Animais, como nós, também sofrem de estresse e tensão e esta pode ser uma das principais razões pelas quais o seu gato mia muito De repente. Se uma mudança importante ocorreu em sua rotina, tal movimento, a chegada de outro animal ou um bebê é normal seu animal de estimação miar.
Mostre a ele que você quer aumentar a atenção e ver seus níveis de ansiedade diminuírem gradualmente.
7. Dor ou doença também podem ser uma fonte de um miado constante. Neste caso, se o miado soar abafado e for muito frequente, é bom que você verifique se o seu gato não está ferido, você também pode avaliar sua conduta para veja se eles estão doentes. Se você suspeitar que algo está errado com sua saúde, leve-o imediatamente ao veterinário.
8. Se o seu gato é mais velho e começou a miar, especialmente à noite, pode ser devido a uma doença de envelhecimento. Gatos mais velhos podem ficar nervosos e desorientados à noite, então miau para comunicar seus medos. Nestes casos a recomendação é que o gato não fique completamente no escuro, uma luz sempre ajuda.
9. Finalmente, você deve saber que os gatos, como as pessoas, também sabem como manipular e rapidamente aprendem que miar capta a atenção do mestre, então, se alguma das situações acima se aplica ao miado desenfreado do seu gato, é possível que o animal esteja simplesmente tentando fazer você perceber isso, especialmente se ele passa muito tempo sozinho. Neste caso, brinque e compartilhe com seu gato, mas não faça quando ele miar desesperadamente, mas quando ele se acalmar, e você aprenderá que essa atitude não é positiva e não conseguirá o que deseja com ela.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Por que meu gato mia tanto, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.