Sintomas de cistite em gatos

Cistite de gato é muito semelhante à cistite que nós, humanos, podemos sofrer. É um inflamação da bexiga urinária que causa desconforto durante a micção. Quais são as principais causas? O estresse é a principal causa, mas a cistite também pode ser devido a uma infecção por um vírus ou bactéria, obesidade ou também pode estar relacionada a tumores na bexiga. Se você quiser saber o sintomas de cistite de gato continue lendo como neste artigo, nós explicamos quais comportamentos em seu gato devem fazer você suspeitar.
A primeira coisa a fazer se perceber que seu gato tem algum desses sintomas é ir ao veterinário: ele confirmará qual é o problema e saberá como curar seu animal de estimação.
1. O sintoma mais óbvio e um dos primeiros que os humanos podem notar nos felinos é com que frequência eles urinam. Isso é algo que você sempre deve verificar porque o gato não consegue se comunicar para dizer que está se sentindo mal e, portanto, será mais difícil detectar suas doenças. Se você vir mais urina do que o normal ou se for necessário muito esforço para urinar, pode haver cistite.

2. Associado à alta frequência de micção, vem outro sinal de cistite: o do gato alta frequência de água potável. Isso se deve ao fato de que perdem muito líquido ao urinar (mesmo que seja pequeno, haverá muitos), portanto, precisarão beber mais do que o normal.

3. Outros sintomas de cistite em um gato incluem sentindo dor ao urinar porque a bexiga está um pouco danificada. Você saberá se há essa dor porque, quando o gato urinar, miará com clareza. Além disso, se você vê-lo lamber a área genital, você também deve levar seu animal a um especialista porque esse é outro sintoma.

4. Sangue na urina também é um claro sinal de alerta de cistite. No entanto, este sintoma é muito importante porque se o gato não tiver cistite, o sangue na urina indicará que algo está errado e que o animal pode ter alguma outra doença.
5. Em gatos machos, a cistite pode resultar em obstrução completa da uretra, então eles podem parar completamente de urinar. Se você notar que seu gato tenta urinar, mas não consegue, ele pode estar sofrendo de cistite.

6. Outro sintoma muito comum desta doença em gatos é pequenas urinações fora de sua caixa de areia. Isso é causado pela falta de controle sobre a micção, devido à obstrução uretral. Ou seja, o gato não percebe que tem que urinar e, portanto, não vai até sua caixa de areia.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Sintomas de cistite em gatos, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.
- Assim que você detectar qualquer um desses comportamentos em seu gato, você deve levá-lo a um especialista. Quanto mais cedo você confirmar de qual doença ela está sofrendo, mais cedo você poderá curá-la.