Como treinar seu gato para usar o banheiro

Como treinar seu gato para usar o banheiro

Se você tem um gato você concordará que substituir a areia da caixa de areia e limpá-la é uma tarefa demorada e às vezes desagradável. E se o seu gato usou o banheiro, assim como você faz? Há um debate sobre se você deve ensine seu gato a usar o banheiro ou não. Pessoas contra o sistema de treinamento dizem que vai contra os instintos do gato. Mas é verdade que se o seu gato aprender a usar o banheiro, você economizará tempo e dinheiro. No entanto, você deve saber que nem todos os gatos são adequados para ser banheiro treinado, vai depender muito de seus era e sua saúde geral. Quer se livrar da caixa de areia fedorenta? Aqui nós explicamos você como treinar seu gato para usar o banheiro.

Você também pode estar interessado em: Como treinar um gato no banheiro
Passos a seguir:

1. Antes de iniciar o treinamento, considere se o seu gato é adequado para isso. Os gatos jovens são os melhores para este tipo de treino, porque são mais ágeis e estão mais abertos a mudanças. Pode ser mais difícil mudar o comportamento e hábitos de gatos mais velhos, então pense nisso antes de iniciar o Treinamento. Além disso, seu gato precisará pular no banheiro, portanto, não use este treinamento se ele sofrer de artrite ou outros problemas que dificultem o salto.

Se você acha que seu gato será capaz de mudar da caixa de areia para o banheiro, você pode começar o treinamento.

2. Primeiro, se você tiver mais de um banheiro em casa, designe um para o seu gato. Se a caixa sanitária ainda não estiver dentro do banheiro, coloque-a ao lado do vaso sanitário e deixe-a lá por algumas semanas.

Como treinar seu gato para usar o banheiro - Etapa 2

3. Reúna os materiais necessários. Na Internet, há uma variedade de sistemas para ensinar seu gato a usar o banheiro. O Litter Kwitter é um dos mais comuns, mas você pode adquirir qualquer online. Esses kits de treinamento consistem em diferentes anéis que você remove com o passar das semanas.

4. Quando seu gato estiver acostumado com o novo local da caixa de areia, você pode começar elevando-o regularmentey. Isso é aconselhável se você tiver um gato mais velho que possa achar as mudanças difíceis de suportar. No entanto, se você tem um gato jovem, pode tentar colocar o sistema de treinamento diretamente no toalete e se você ver que ele ou ela tem problemas para saltar sobre ele, faça uma mudança mais estável e eleve a caixa sanitária lentamente.

5. Coloque o sistema de treinamento em seu banheiro e lembre-se de sempre deixe a tampa do vaso sanitário aberta. Se você estiver usando um kit de treinamento, nas primeiras semanas você deve usar a menor bandeja de treinamento. Isso não terá nenhum buraco e será simplesmente como uma caixa de areia, mas mais alto. Encha-o com lixo lavável.

Como treinar seu gato para usar o banheiro - Etapa 5

6. Depois de algumas semanas, remova o primeiro anel do assento de treinamento. Gradualmente, remova os anéis e coloque menos lixo lavável, e seu gato vai se acostumar com isso. Talvez o seu gato precise de apenas uma semana entre os anéis ou talvez mais tempo. Não tente ir muito rápido, levará algum tempo para treinar seu gato, mas se você for paciente, não precisará mais de caixas sanitárias.

Como treinar seu gato para usar o banheiro - Etapa 6

7. Quando você estiver no último anel, remova qualquer lixo descartável. Assim o seu gato se acostumará a não ter areia para cobrir suas fezes.

8. Finalmente, remova o assento de treinamento completamente. Se o treinamento for correto, seu gato não deve ter nenhum problema com o banheiro e deve se sentir confortável para usá-lo.

9. Agora que seu gato aprendeu a usar o banheiro, você deve levar algumas coisas em consideração. Lembre-se sempre mantenha a porta do banheiro aberta e deixe a tampa do banheiro levantada.

Como treinar seu gato para usar o banheiro - Etapa 9
10

Esteja preparado para surpresas. Mesmo se o treinamento for feito corretamente, você pode descobrir que alguns dias seu gato elimina em outro lugar. O treinamento é uma atividade que requer paciência.

11

Se você perceber que o treinamento está causando estresse ao seu gato, pare. Como mencionamos antes, nem todos os gatos são adequados para o treinamento do banheiro. Seu gato pode ser jovem e saudável, mas pode ficar estressado com bastante facilidade. Se você perceber que o comportamento do seu gato mudou e ele parece estressado, pare o treinamento e volte para a caixa de areia normal.

12

Se você tem um gato e deseja mais informações sobre como treiná-lo, leia estes artigos:

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como treinar seu gato para usar o banheiro, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.