Como saber a idade de um gato

É muito importante saber o idade do seu gato para dar a sua buceta o cuidado que ela precisa. Freqüentemente, a data de nascimento de um animal de estimação não é conhecida porque ele não está conosco desde o nascimento. Se você não sabe quando o gatinho nasceu, você deve calcular aproximadamente a idade do gato por meio de certas observações. Mesmo os melhores especialistas em gatos podem errar, por isso é bastante complexo determinar a idade de uma xoxota. Neste artigo fascinante, explicamos no pr.comcorpx.info como saber a idade de um gato.
1. A melhor maneira de saber a idade de um gato é por olhando para os dentes da buceta. Este é considerado o método mais confiável para estimar a idade de um gato. Para olhar os dentes, você tem que levantar delicadamente os lábios da bucetinha.
Os gatos jovens têm 26 dentes temporários que são como os dentes de leite nos humanos. Eles terão 14 dentes na mandíbula superior e 12 abaixo. Ao nascer, os gatos têm dentes que começam a aparecer dentro de duas semanas após o nascimento, mas podem levar até quatro semanas para aparecer.

2. Entre duas e quatro semanas, os primeiros incisivos aparecem e vão crescer até serem claramente visíveis. Após aproximadamente três semanas, os caninos começam a aparecer. No primeiro mês e meio de vida de um gatinho, os pré-molares da mandíbula inferior sairão. Pouco antes de o gatinho completar dois meses de idade, ele pode já ter crescido todos os 26 dentes. Dentes temporários ou de leite são substituídos por dentes permanentes. Em três ou quatro meses, os incisivos permanentes sairão e o processo se repetirá. Aos seis meses, seu gato de estimação terá seus dentes adultos.
3. Deste ponto em diante calcular a idade do seu gato é um pouco mais complicado, e devemos prestar atenção na condição dos dentes. Normalmente, um gato com mais de um ano terá dentes brancos, saudáveis e limpos. Até os dois anos de idade, os dentes do gato podem começar a ficar mais opacos, amarelados com algum tártaro principalmente nos dentes posteriores. Entre os três e os cinco anos, a escama terá se espalhado mais e algum desgaste será observado. Depois de cinco a dez anos, seu gato é adulto, os dentes apresentam maior deterioração e as gengivas mudam de cor. Após dez anos de vida, seu gato atingiu a velhice. Seu animal de estimação terá os dentes muito gastos, que são pesadamente escamosos. O gato pode ter perdido alguns dentes.

4. Embora o crescimento e o desgaste dos dentes ajudem muito a saber a idade do gato, nunca será um cálculo exato porque existem muitas variáveis que afetam o estado dos dentes do gato. Estilo de vida, alimentação, higiene, saúde e até mesmo o estado da natureza do gato afetam a boca do gato. Se o seu gato teve uma vida selvagem, é normal que os dentes apresentem um estado de maior desgaste do que se o seu gato, ao contrário, sempre foi um pássaro doméstico. A vida do seu gato é fundamental para estimar a idade e você deve levar isso em consideração ao observar os dentes da sua xoxota.
5. Outra forma de estimar a idade do seu gato é por examinando os olhos. Quando são recém-nascidos, os olhos dos gatinhos fecham-se e, semana a semana, as pálpebras começam a abrir com mais frequência. Aproximadamente duas semanas ou antes, os gatinhos abrem totalmente os olhos, mas não dilatam as pupilas. Em seis semanas, você notará uma das mudanças mais significativas: a cor dos olhos muda. Eles não são mais azuis. Nesse momento, seu gato já terá a cor final dos olhos. A íris de um gato pequeno é lisa, mas à medida que o gato cresce, elas se tornam mais irregulares. Se o seu gato tem turvação do cristalino, ele pode ter catarata. Se for este o caso, o seu animal de estimação pode estar a chegar à velhice e ter mais de 10 anos.
O cabelo em seu gato também pode dar uma ideia aproximada da idade da buceta. Um gato muito jovem tem pelo curto e grosso. Quando envelhece, a pelagem fica mais fina e mais macia até que o gato envelhece e então seu pelo torna-se denso, espesso e cinza em algumas áreas.

6. Uma maneira de saber a idade do seu animal de estimação é observe e sinta os músculos do gato. Acaricie sua boceta para determinar o quão fina ou musculosa ela é. Normalmente, os gatos mais velhos têm pele flácida e omoplatas salientes. Quando um gato é jovem, geralmente é mais tonificado e em forma.
Finalmente, nós recomendamos a você observe os hábitos do gato. Normalmente, os gatos jovens são mais brincalhões e mais dispostos a praticar atividades físicas. Um gato adulto terá maior probabilidade de passar o dia dormindo e prestará menos atenção aos brinquedos. Esta não é uma indicação clara da idade de um gato, mas pode dar uma ideia do ciclo vital do gato.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como saber a idade de um gato, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.