Como posso saber se meu cachorro tem parasitas

Parasitas em cães são muito comuns se os animais não foram vermifugados e se medidas preventivas não foram tomadas. No entanto, também é possível que seu cão possa ter parasitas, mesmo que todas as medidas preventivas tenham sido tomadas, pois os parasitas são encontrados nos lugares que você costuma levar seu cão, como bosques, jardins e até mesmo na comida. Existem dois tipos gerais de parasitas, externo e interno. Os primeiros são pulgas e carrapatos, enquanto o tipo interno pode ser vermes ou outros parasitas microscópicos. Se você está preocupado que seu cão possa ter algum deles, leia este artigo e descubra como saber se seu cachorro tem parasitas.
Parasitas externos
Parasitas externos correspondem aos que vivem na pele do cachorro. Alguns deles são hospedados em nosso cão para se alimentarem de seu sangue, como pulgas, carrapatos, piolhos, percevejos, moscas pretas e mosquitos, em particular. Outros não picam, mas produzem outras doenças de pele infecciosas, incômodas e perigosas que devem ser tratadas com urgência, como ácaros da sarna, bicheira ou larvas, entre outras.
Em geral, parasitas externos comuns em cães são pulgas, carrapatos e ácaros da sarna, mas outros também podem afetar seu cão. Para descobrir se seu cachorro tem pulgas, leia Este artigo e descobrir os detalhes. Aqui são as chaves para saber se seu cachorro tem carrapatos. Você vai ver isso coceira e arranhões afiados é um dos sintomas comuns de todos os parasitas externos, se você vir seu cão fazendo essas coisas, vá ao veterinário imediatamente.

Parasitas internos
Os parasitas internos são mais difíceis de identificar do que os anteriores, pois residem nos órgãos internos do seu cão. Em geral, eles tendem a permanecer nos intestinos, pulmões, rins e músculos e se alimentam de sangue, nutrientes, etc. Você deveria saber disso parasitas internos comuns são lombrigas e platelmintos, mas existem outros que são muito comuns em cães, como coccídios, giárdia e tênias.
Lombrigas são os mais comuns de todos os parasitas internos, e podem ser encontrados nos intestinos, mas também podem migrar para o sistema respiratório, causando problemas gastrointestinais e respiratórios, em particular. Eles são longos e redondos e tendem a se espalhar pelas fezes, leite materno no caso de cachorros ou mesmo durante a gravidez se a mãe não tiver vermes e estiver infectada com esses parasitas.
Flatworms são curtos e têm o corpo achatado. Seus órgãos favoritos são o intestino delgado, a vesícula biliar, o fígado, as veias mesentéricas e as vias hepáticas. Este tipo de parasita também é frequentemente comido por outros parasitas externos, como pulgas, que colocam ovos dentro deles. Assim, além de serem transmitidos pelas fezes, eles podem se espalhar pelas pulgas.
Em ambos os casos, os ovos do parasita saem pelas fezes dos cães, razão pela qual esta é a principal fonte de infecção. O cão não precisa ingeri-los, cheirá-los é suficiente para infectá-los.
Sintomas de parasitas internos
Sintomas comuns de cães com parasitas internos são:
- Vômito
- Diarréia, em casos graves acompanhada de sangue
- Tosse (se parasitas encontrados no sistema respiratório)
- Apetite voraz (eles devoram comida como nunca)
- Perda de peso
- mau humor
- Pele seca, gasta e feia
- Lambendo frequentemente seu ânus
- Andando sentado e coçando o ânus
- Eczema (nem sempre)
- Fezes anormais, menos consistentes e de tamanho semelhante a um grão de arroz
- Em alguns casos, distúrbios de fertilidade e anemia
- Barriga protuberante
Se o seu cão apresentar algum destes sintomas, você deve vá ao seu veterinário para realizar análises e exames de fezes, para diagnosticar o tipo de parasitas que seu cão tem e fornecer o tratamento mais adequado. Se o seu cachorro é filhote, você tem que ter mais cuidado, pois o sistema imunológico dele é mais fraco e esses parasitas podem até causar a morte.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como posso saber se meu cachorro tem parasitas, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.