Meu cachorro me entende?
Contente

Meu cachorro me entende? Esta é talvez uma das perguntas mais comuns que os donos de cães fazem, e é inevitável quando percebemos que nosso cão pode dizer quando estamos tristes e vem até nós para nos confortar, que ele sabe quando fez algo errado por o tom de nossa voz, ou que entende que é hora de sair quando dizemos certas palavras ou executamos certas ações. Mas como eu sei se meu cachorro me entende? Neste pr.comcorpx.info artigo explicamos os diferentes fatores que entram em jogo para determinar o nível de compreensão desses animais.
A ciência mostra que os cães nos entendem
Sabemos que os cães, para serem domesticados e transformados em animais de estimação, tiveram que evoluir para entender ordens humanas e respondê-los apropriadamente. Este processo é conhecido como treinamento básico, mas além de ensinar comandos básicos ao seu cão, alguns proprietários dizem o cachorro deles os entende, saber quando estão tristes, felizes ou preocupados, perceber se fizeram algo errado pelo tom de voz do dono ou responder a palavras para as quais não foram treinados para responder.
Essa observação não é simples de amantes de cães, os cães nos entendem e a ciência comprovou isso definitivamente em um estudo publicado em Biologia Atual no qual foi determinado que tanto o cérebro esquerdo dos cães, que como o nosso é responsável por entender palavras e fonemas, quanto o cérebro direito, que percebe a entonação ou sotaque, funcionam de forma semelhante aos humanos quando falamos. Nossos animais de estimação podem entender vários componentes da conversa, entendendo uma variedade de palavras e elaborando nosso humor pelo tom do que dizemos.
A pesquisa mostra que em algumas raças a compreensão e a capacidade de resolver problemas podem ser semelhantes às de uma criança de 2 anos e meio.

Tipos de compreensão do cão
De que maneira meu cachorro me entende? Além de detalhes recém-divulgados sobre o funcionamento dos hemisférios cerebrais do cão quando nos comunicamos com eles, esses animais de estimação têm diferentes tipos de compreensão com base nos diferentes níveis de inteligência canina. Especialista em pesquisa canina Stanley Coren, o mesmo especialista que determinou após extensos estudos quais raças de cães são mais inteligentes, mostra três formas básicas de inteligência canina:
- Inteligência instintiva: quando agem por instinto para resolver problemas ou situações.
- Inteligência adaptativa: permite que eles aprendam com seu ambiente, adaptando-se ao seu entorno.
- Inteligência de obediência e treinamento: quando o animal é capaz de aprender por meio do treinamento.
Com base neste tipo de inteligência, o cão será capaz de entender em maior ou menor medida, respondendo às nossas ordens ou reagindo de maneiras que às vezes nos surpreendem.

A raça também influencia
Embora saibamos que os cães podem nos compreender, é importante deixar claro que a raça do animal influencia significativamente neste processo. Existem raças com um maior predisposição para obediência e treinamento, com uma maior atenção para capturar palavras. Esses cães também podem entender melhor o que dizemos do que aquelas raças que são mais difíceis treinar.

Os cães nos entendem, mas eles não são humanos
Saber que seu cão pode realmente perceber detalhes como sua entonação ou a maneira como você se comporta para determinar questões complexas como humores ou expressões que os interessam em uma conversa é definitivamente incrível. Mas devemos perceber que nossos animais de estimação não são humanos, por isso é importante que treine e controle-os para que possamos coexistir de forma amigável.
Isso evitará problemas futuros de comportamento causados por cães que não foram treinados ou controlados a tempo, pois da mesma forma que os animais podem nos entender, eles também são especialistas em nos manipular para conseguir o que desejam.
Se você quiser ler artigos semelhantes a Meu cachorro me entende?, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.