Como usar uma ferramenta de diagnóstico automotivo

Como usar uma ferramenta de diagnóstico automotivo

Os carros modernos de hoje são uma grande mistura de mecânica e tecnologia. A maioria dos carros vem com recursos automatizados que ajudam você a se manter seguro e conveniente enquanto dirige. Muitos deles ficam com as luzes acesas sempre que há um problema com o seu motor ou desempenho do carro. Mas às vezes, essas luzes podem ser um pouco incômodas. A luz de verificação do motor pode acender repentinamente durante a condução, e você não tem ideia do que diabos verificar no motor do seu carro. Você não é um profissional e não sabe que tipo de falha o motor do seu carro apresentou. Nesse caso, uma ferramenta de diagnóstico do carro vem em seu socorro. Este é um pequeno dispositivo que ajuda você a identificar o erro que seu carro está tendo no momento. Você tem que conectar este dispositivo ao seu carro e localizar o ponto exato do problema em segundos. Leia este artigo para descobrir como usar uma ferramenta de diagnóstico de carro.

Você também pode estar interessado em: Como limpar o filtro de ar do seu carro em casa

Escolha a ferramenta de diagnóstico do seu carro

Se o seu carro for construído antes de 1996, você precisará de um scanner OBD-1, mas se for mais recente, você precisará de uma ferramenta de diagnóstico de carro OBD-II. Uma vez que este artigo foi escrito em 2017, iremos com o modelo mais recente. A ferramenta monitorará constantemente o desempenho do seu motor, junto com seu sistema de controle de emissões. O verificar a luz do motor ligará sempre que houver mau funcionamento do seu carro.

Como usar uma ferramenta de diagnóstico de carro - Escolha sua ferramenta de diagnóstico de carro

Se houver algum problema em seu carro e a luz de verificação do motor estiver ligada, a primeira coisa que você precisa fazer é localize o DLC em seu carro. Este conector de link de diagnóstico (DLC) é um conector triangular de 16 pinos que você normalmente encontrará abaixo do traço no lado esquerdo, provavelmente perto de sua coluna de direção. Se você não conseguir localizá-lo, consulte o manual do proprietário do seu carro e descubra onde ele está.

Procure por problemas

Depois de localizar seu DLC, insira o conector da ferramenta de diagnóstico do carro nele. Ligue a ignição do seu carro sem ligar o motor. Quando você fizer isso, a ferramenta começará a se comunicar com os sistemas automatizados do seu carro. Continue procurando as mensagens que aparecem na tela da ferramenta, como ‘pesquisando’ ou ‘estabelecendo link’ etc. Se sua tela estiver em branco, tente sacudir o conector para fazer uma conexão melhor entre o DLC e a ferramenta de diagnóstico. Quanto mais antigo for o seu carro, pior será a conexão.

Marca e modelo do carro

Algumas ferramentas de diagnóstico de automóveis exigirão que você insira a marca e os detalhes do modelo do seu carro, junto com seu VIN (número de identificação do veículo, que você encontrará em seus documentos de seguro, cartão de registro ou título do veículo) e outros códigos, incluindo o tipo de motor. Diferentes ferramentas podem ter diferentes requisitos que você deve inserir.

Escolha o seu código

Depois de inserir os detalhes do seu carro, a ferramenta será inicializada e você terá que selecionar "códigos" para abrir o menu de códigos. Você verá alguns sistemas como trem de força, airbag, transmissão, freios, etc. na tela. Escolha um e veja os tipos de códigos aparecendo agora. Um código ativo é um código ativo ou mau funcionamento que mantém suas `luzes de verificação` acesas. Um código pendente aparece quando a ferramenta de diagnóstico do carro falhou nas operações de seu Sistema ECU.

Como usar uma ferramenta de diagnóstico automotivo - Escolha seu código

Lista de códigos

Cada código começa com uma letra que se refere ao sistema que o código deseja designar:

  • P significa trem de força, que inclui seu motor, sistema de combustível, transmissão, emissões, ignição e outros
  • B significa corpo, que inclui seus assentos elétricos, cintos de segurança, airbags, etc.
  • C significa chassis, que inclui seus eixos, fluido de freio, ABS etc.
  • U significa indefinido, que cobre o resto dos aspectos do seu carro.

Verifique o alfabeto

Os alfabetos são seguidos por certos números, e os últimos dois dígitos referem-se ao problema específico que precisa ser abordado. Por exemplo, P0301 se refere a uma condição de falha de ignição no primeiro cilindro. Isso pode indicar um fio de vela gasto, vela de ignição ou vazamento de vácuo perto do cilindro número um.

Decifrar o código

Compreender os códigos leva vários anos de prática e experiência. Depois de identificar o código, informe-o ao seu profissional de conserto de automóveis e ele será capaz de resolvê-lo em minutos. No entanto, a ferramenta de diagnóstico do seu carro deve vir com um folheto de instruções onde você possa encontrar o significado do código para que possa identificar o problema.

Redefinir

Não se esqueça de reajuste a luz do motor de verificação usando o menu principal da ferramenta de diagnóstico do seu carro. Caso contrário, ele permanecerá ligado e chamará sua atenção de vez em quando.

Para fazer isso, certifique-se de pressionar "apagar" ou "Claro" no código de erro. Isso deve desligar a luz do motor em seu carro.

se você já desconectou a ferramenta de diagnóstico do carro, também pode fazer isso desconectando os cabos positivo e negativo da bateria do carro e aguarde 30 minutos antes de reconectar a bateria do seu carro mais uma vez.

Como usar uma ferramenta de diagnóstico automotivo - Reiniciar

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como usar uma ferramenta de diagnóstico automotivo, nós recomendamos que você visite nosso Manutenção e conserto de automóveis categoria.