Causas de fadiga ao dirigir

Causas de fadiga ao dirigir

Fadiga ao dirigir é um dos motivos mais comuns de acidentes em estradas. A maioria desses acidentes ocorre durante as horas normais de sono, e os acidentes são mais graves se o motorista estiver cansado. A fadiga é um dos fatores mais prováveis ​​de causar acidentes com um único veículo em áreas urbanas e rurais. Você deve pensar que a fadiga é um problema experimentado apenas por motoristas de longa distância. Mas isso não é verdade. Os motoristas não se cansam devido às longas horas de condução, mas na maioria dos casos, já se cansam devido ao trabalho ou à falta de descanso antes mesmo de se sentarem ao volante. Já falamos sobre as causas comuns de fadiga. Leia isso Nosso site artigo para saber sobre o causas de fadiga ao dirigir.

Você também pode estar interessado em: Como superar o medo de dirigir

Principais causas de fadiga do motorista

Mais comum causas da fadiga do motorista são:

  • Falta de dormir
  • Tendo uma noite de sono ruim
  • Dirigir em horários em que o motorista normalmente estaria dormindo

Como resultado, o motorista não dorme o suficiente de acordo com suas necessidades, e isso leva a um aumento da dívida de sono. Você deve esse sono e só pode pagar essa dívida de sono dormindo um pouco. Se você não dormir no momento, corre um risco maior de se envolver em um acidente de viação relacionado à fadiga.

Pessoas com maior risco de fadiga do motorista

Embora todos corram o risco de ter fadiga ao dirigir, existem certas pessoas que têm riscos maiores do que outras. Esses indivíduos incluem o seguinte:

  • Jovens condutores que não têm experiência de condução e ainda têm que conduzir à noite. Dirigir à noite e inexperiência pode ser um fator mortal que pode levar a fadiga do motorista e acidentes.
  • Pessoas que trabalham em turnos ou em horários estendidos têm muitas vezes mais chances de sofrer um acidente relacionado à fadiga.
  • Os motoristas comerciais que têm que dirigir por longas distâncias, especialmente à noite, estão aumento do risco de fadiga do motorista.
  • Os viajantes a negócios que geralmente sofrem de jet lag e que frequentemente precisam cruzar fusos horários, muitas vezes têm sono de má qualidade e, portanto, sofrem de fadiga do motorista.
Causas de fadiga ao dirigir - Pessoas com maior risco de fadiga do motorista

Fatores a considerar

Existem vários fatores que fazem a diferença no fato de um motorista obter cansado ao dirigir ou não. Esses fatores incluem:

  • Por quantas horas o motorista está acordado?.
  • O cérebro tem um relógio biológico que afeta os níveis de sonolência e alerta da pessoa. O motorista não deve dirigir durante suas horas normais de sono.
  • Se você for dirigir no dia seguinte, deve obter um sono de boa qualidade a noite anterior. Dormir não é suficiente, deve ser bom o suficiente para lhe dar o descanso necessário.
  • O tipo de estrada em que você está dirigindo. Se você estiver dirigindo em um longo e chato trecho da estrada, terá dificuldade em manter a vigilância e o estado de alerta.
  • Desordem do sono, como narcolepsia ou obstrutiva apnéia do sono.
  • Uso de drogas sedativas, narcóticos, álcool, antidepressivos ou quaisquer medicamentos que causem sonolência.

Consequências da fadiga ao dirigir

Fadiga ao dirigir pode ser desastroso às vezes. A fadiga pode prejudicar sua capacidade de tomada de decisão e perturbar seu processamento mental. Um motorista pode facilmente entrar em um micro-sono sem mesmo perceber. Este sono pode durar apenas alguns milissegundos, mas pode mudar sua vida se você precisar fazer alguma tarefa crítica enquanto dirige ao mesmo tempo. Seu veículo pode sair de sua pista e colidir com outro veículo ou objeto como uma árvore.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Causas de fadiga ao dirigir, nós recomendamos que você visite nosso Carros categoria.