Como propagar rosas a partir de estacas

Como propagar rosas a partir de estacas

No mundo da jardinagem, rosas sempre teve um lugar especial. Sua beleza e fragrância não apenas os tornaram uma bela adição a muitos jardins, mas o simbolismo deles por amor e outras características significam que são uma das flores mais populares do mundo. Outro fator para a popularidade da rosa é o fato de serem relativamente fáceis de cultivar. se você teve sucesso e foi capaz de cuidar de sua roseira, você pode tentar cultivar mais. Em vez de comprar novas sementes, você pode propagar as rosas usando mudas.

No oneHOWTO, mostramos a você como propagar rosas de mudas. Mostramos como fazer os cortes para que você proteja o arbusto existente e dê ao corte o melhor começo de vida.

Você também pode estar interessado em: Como podar uma roseira

O que são mudas de rosa?

A maneira mais fácil de cultivar uma nova roseira é através estacas. Estacas, ou aparas, são as hastes retiradas de uma roseira com as quais podemos cultivar uma nova planta. O termo para este tipo de propagação é denominado marcante. A muda criará novas raízes e se desenvolverá em uma planta completamente nova, embora se origine de outra.

Este método de propagação de novas plantas tem diferentes vantagens. Um deles é a capacidade de continuar a linhagem de uma determinada espécie de planta. Se tivermos uma roseira particularmente saudável, usar mudas desse arbusto é uma ótima maneira de garantir que o próximo seja igualmente saudável. Também é muito econômico, pois não depende da obtenção de novas sementes.

Se vocês propagar uma roseira a partir de recortes, você terá uma nova planta que é geneticamente idêntica à original. Isso significa que há menos probabilidade de surpresas quando as novas plantas crescem. No entanto, nem todas as plantas atacarão com tanta facilidade através dos recortes. Algumas variedades podem se desenvolver mais facilmente do que outras, por isso devemos ter paciência se as novas rosas não aparecerem na primavera.

Uma vez que sua planta de rosa está crescendo forte, ela pode ser enfraquecida por vários insetos e doenças. Nosso artigo sobre como se livrar de pragas de roseiras irá mostrar como você pode protegê-los melhor.

Como propagar rosas a partir de estacas - O que são estacas de rosas?

Como plantar uma muda de rosa sem raízes

Existem vários fatores que influenciam multiplicando uma roseira através de estacas. Em, recomendamos o uso das etapas a seguir para garantir a melhor chance possível de cultivo de uma nova roseira. Para plantar novas rosas a partir de estacas, você precisará:

  1. Identifique o momento ideal para fazer o seu corte: os especialistas recomendam tirar as mudas na primavera ou no outono. Estes são conhecidos como estacas de madeira macia. Tenha em mente que os melhores cortes são aqueles que vêm de um caule de rosa com um ano ou menos. O arbusto em si pode ser mais velho, mas o caule não deve ser muito maduro.
  2. Selecione um bom corte: você saberá que é o corte ideal se o talo em questão estiver entre 6 e 10 milímetros espesso. A idade da roseira da qual se pretende retirar o caule também importa, pois o caule deve estar semi-maduro ou maduro. Galhos muito novos ou muito velhos (galhos mais velhos são conhecidos como madeira dura) não funcionarão. Se uma flor já emergiu desse caule, você saberá que este é um espécime perfeito.
  3. Corte seu corte no tamanho apropriado: o comprimento ideal está entre 15 e 20 centímetros grandes. Como precaução, certifique-se de que o caule que você escolher tenha pelo menos um botão. Você deve fazer o corte em bisel (i.e. na diagonal) e sempre acima do botão ou rebento.
  4. Prepare suas mudas com cuidado: retire todas as folhas e use hormônios de enraizamento para promover o surgimento das raízes para que a nova roseira tenha o melhor começo de vida. Você pode optar por retirar a casca do caule ou fazer um pequeno corte na base para facilitar o brotamento das raízes.
  5. Plante sua estaca: existem vários métodos para propagar uma roseira por meio de estacas. Em todo caso, o importante é manter o corte longe do sol direto (em torno de 20 ºC de temperatura) e garantir que a umidade elevada não acabe prejudicando a nova roseira.

Se você for bem-sucedido em propagar uma nova roseira através de sua muda, você obterá uma floração saudável. Seu cuidado não termina aqui, então dê uma olhada em como podar uma roseira Para maiores informações.

Como propagar rosas a partir de estacas - Como plantar uma estaca de rosa sem raízes

Como ofegar mudas de rosa em vasos

A germinação da estaca pode ser obtida por meio de hidroponia. Isso pode ter vários níveis de complicação, mas essencialmente requer que o caule seja cultivado em água. No entanto, isso pode ser difícil para novatos, pois muita umidade pode ser prejudicial para a nova rosa. Para jardineiros iniciantes ou novatos, plantar a muda de rosa em um vaso é uma ótima maneira de começar um novo arbusto. Sempre podemos replantar em uma plantadeira ou canteiro de flores no futuro.

Como plantar rosas em vasos com estacas

  1. Para plantar suas mudas de rosas em vasos, comece selecionando um recipiente apropriado. Leve em consideração que as dimensões do pote devem estar entre 30 centímetros profundo e 24 centímetros em diâmetro.
  2. Despeje uma mistura de substrato e turfa na panela escolhida. Você pode adicionar outros componentes, como substratos especiais para mudas ou mudas, mas o mais importante é umedecer bem o substrato antes do plantio.
  3. Abra um buraco no substrato e introduza suas mudas de rosa previamente preparadas. Cada haste deve ser plantada cerca de 15 centímetros de profundidade, saindo sobre 8 centímetros entre um e outro.
  4. Finalmente, se você estiver em um local quente, você pode cobrir o pote com plástico para evitar a transpiração excessiva. Lembre-se que em todos os momentos o vaso deve estar bem irrigado e longe do sol direto.

Quando suas mudas de rosa têm raízes abundantes, você terá que colocar cada uma delas em seu próprio pote. Agora sua roseira está em alta e você pode se preparar para projetar o espaço que deseja colocá-la. Depois de fazer isso, você precisará saber o melhor maneira de cuidar de uma planta de rosa.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como propagar rosas a partir de estacas, nós recomendamos que você visite nosso Jardinagem & plantas categoria.