Como tratar feridas de gatos

Como tratar feridas de gatos

Se você tem um animal de estimação gato você certamente terá encontrado uma situação em que teve que curar uma lesão em seu amigo felino. Quer o seu gato fique preso em casa ou aquele que vagueia livremente e faz travessuras, em algum momento é provável que ele se machuque.

No caso de ferimentos leves você poderá curar seu animal em casa seguindo algumas dicas e tendo acesso a um kit de primeiros socorros. Em nós mostramos a você como tratar feridas de gato.

Você precisará:
Você também pode estar interessado em: Como tratar um gato envenenado
Passos a seguir:

1. UMA ferida de gato pode ser o resultado de brigas, arranhões de suas aventuras nas ruas, de brincar, etc. Seja qual for o motivo, a primeira coisa que devemos avaliar é se o seu gato tem uma ferida superficial ou se é severo.

Se você acredita que é sério, profundo e sangrento, você deve visitar uma clínica veterinária imediatamente, não há necessidade de correr o risco desnecessário de infecção. Uma lesão que não foi tratada adequadamente pode levar a uma infecção bacteriana e complicações na saúde do gato. Após as primeiras 12 ou 24 horas após a lesão, os primeiros sintomas de uma infecção se tornarão aparentes.

2. Se, por outro lado, a lesão do seu gato for pequena e superficial, você pode tratar feridas de gato em casa. Para isso devemos primeiro limpe o ferimento. Para uma higiene adequada, devemos remover o solo aderido nessa área e garantir que não haja impurezas.

Uma boa maneira de limpar a área em profundidade é cortar ou raspar o cabelo dessa área dando espaço para atender a ferida com mais precisão. A limpeza deve ser feita com sérum isso irá remover todo o depósito de sujeira e uma gaze limpa com o qual remover a pele seca ou restos de sujeira mais resistentes.

3. Devemos agora desinfetar a ferida com iodo diluído e uma gaze embebida. Qualquer solução de iodo é boa, mas sempre deve ser misturada com água. Mais ou menos, as proporções necessárias são encher um grande recipiente com água e, em seguida, adicionar um grande respingo de iodo, o líquido resultante deve ser um tanto amarelado. Devemos fazer isso porque o pH humano é diferente do dos gatos.

4. O processo de limpeza e desinfecção deve ocorrer todos os dias por no mínimo uma semana ou mais, conforme orientação do médico veterinário. Uma maneira de acelerando a cura da lesão do seu gato é usar cremes para acelerar a cura.

A melhor forma de aplicar esta loção é usar luvas e aplicá-la suavemente com os dedos. Isso pode ser feito após a desinfecção da ferida. Depois disso, deixe arejar para que fique seco.

5. Finalmente, você deve garantir que o gato não pode alcançar a ferida. Isso pode ser resolvido usando um Colar ou cone elisabetano. Se o seu amigo felino alcançar a ferida e lambê-la, isso atrasará o processo de cicatrização, pois sua língua arranhará a nova pele. Se você colocar uma coleira, você evitará que atinja a ferida e se recuperará sem problemas.

Se você notar que a ferida é infetado, e que o seu gato está febril, fraco e sem apetite, deve levar ao veterinário, pois pode necessitar de antibióticos.

A seguir, em pr.comcorpx.info, descubra como tratar um gato estressado e como tratar um gato envenenado.

Se você quiser ler artigos semelhantes a Como tratar feridas de gatos, nós recomendamos que você visite nosso Animais de estimação categoria.